sexta-feira, 17 de julho de 2020

Covid-19 | Os mafiosos dos medicamentos e os EUA


No Expresso pode ler a diferença exposta entre os ricos e os pobres, povos e países. Entre a vida e a morte, entre o padecimento e a cura. Quem a põe a descoberto é o covid-19 (ainda mais). Covid-19 que proporciona uma grande oportunidade de negócio altamente lucrativo somente para uns quantos enriquecerem muito mais que imensos países onde os povos morrem que nem tordos e cumprem o ensejo de redução da população mundial… pobre.

O medicamento alegadamente recomendado para o combate/tratamento de doentes afetados pelo covid-19 está reservado aos EUA por açambarcamento da administração Trump. A farmacêutica norte-americana diz que a produção do Remdesivir foi reservada pelos EUA junto do fabricante e que levará algum tempo de demora a disponibilidade de fornecer outros países.

Para os mafiosos produtores de fármacos do país do igualmente mafioso presidente Trump faz todo o sentido o açambarcamento do medicamento que poderá fazer a diferença entre a vida e a morte, o padecimento e a cura. Tal conduta e aceitação dos países de resto do mundo, principalmente da UE, aliada incondicional das políticas neoliberais, racistas e fascizantes dos EUA, fazendo brandos protestos para europeus verem e deixarem-se uma vez mais enganar. Como se na União Europeia não existam fabricantes farmacêuticas que possam produzir esse mesmo medicamento ou outro que sirva os mesmos objetivos.

Parece evidente que existem naquelas decisões políticas e de produção de medicamentos algo semelhante a cartéis, a máfias empresariais e a máfias políticas, que além de conseguirem o objetivo há muito proposto de reduzirem a população mundial - principalmente os mais idosos e os jovens mais fragilizados na saúde – também visam a exclusividade e os exponenciais lucros que sustentam a percentagem mínima de doentios gananciosos dos conhecidos 1% da população que detêm a riqueza mundial.

Artigo exclusivo em que nas entrelinhas nos possibilita chegar a conclusões já tantas vezes denunciadas. Eis mais uma oportunidade de entender como funcionam os mafiosos e as máfias que controlam o planeta Terra e os povos que exploram em vida até à morte. E até na morte.

MM | PG

“Haverá escassez de remsidivir até setembro.” Representante da farmacêutica que produz medicamento anticovid em entrevista ao Expresso

A produção dos próximos três meses do primeiro medicamento autorizado pela União Europeia para o tratamento da covid-19 foi reservada pelos EUA junto do fabricante, a farmacêutica norte-americana Gilead. 

Em entrevista exclusiva ao Expresso, o diretor-geral da subsidiária do laboratório em Portugal, Vítor Papão, garante que “não estão a ser feitas reservas estratégicas” em lado algum e está confiante de que “o remdesivir não vai faltar em país nenhum”, porque “é disponibilizado mais onde há mais infeções”. 

Vítor Papão refreia porém as expectativas sobre soluções milagrosas, confessando que os últimos meses têm sido como “pilotar um avião enquanto ele está a ser construído”

João Diogo Coelho e Nuno Botelho | Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana