sábado, 4 de julho de 2020

EIS O 4 DE JULHO, EIS A FESTA NOS EUA!


Comemora-se hoje nos EUA o Dia da Independência (em inglês: Independence Day of The Fourth of July) é um feriado nacional que celebra o dia 4 de julho nos Estados Unidos. Esse dia marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colónias declararam a separação formal do Império Britânico. 

O Dia da Independência é o feriado mais festejado dos Estados Unidos da América do Norte e têm forte influência sobre a cultura americana em geral, tendo sido retratado nos mais diversos veículos de média. O Dia da Independência é igualmente o dia nacional dos EUA.

Simultaneamente e sem que seja referido aquele dia de 1776 marcou o surgimento do império que por várias décadas dominou o mundo e cometeu as maiores atrocidades, invasões e genocídios de povos – a começar pelos povos autóctones constituídos por várias tribos índias. Esse foi o primeiro genocídio que o império dos EUA praticou, seguindo-se outros avultados e conhecidos crimes contra os povos e países nas Caraíbas e América Latina, no Médio Oriente e na Ásia, na Europa de Leste, em África, etc. Afinal muito por todo o globo terrestre. Os EUA sempre perseguiram e implantaram a hegemonia e a predominância das suas políticas, vontades, suas explorações esclavagistas e absolutos lucros… ou roubos a nível mundial. 

Provavelmente é isso que também comemoram com regozijo (a desgraça que causam a outros povos), assim como as centenas de milhares de mortes ou de muito milhões fora das suas fronteiras reconhecidas naquele continente norte-americano. Tudo isso ainda também com o sacrifício e perdas de vida de muitos dos seus cidadãos de estratos sociais baixos (negros e latino-americanos, etc) que despreza mas que recruta para as suas forças armadas em grande quantidade e em força. Também eles são vítimas do império em que prevalece o racismo, a xenofobia, a exploração selvagem e o esclavagismo moderno imposto pelo neoliberalismo fascizante da elite gananciosa, avara, sôfrega e desumana, parida pelo capitalismo que despreza a humanidade em todas as longitudes e  em todas as latitudes. Globalmente.

Neste, como noutros 4 de Julho, os EUA não só comemoram a independência do seu território como também o poder opressivo, exploratório e criminoso que exerce sobre outros países e povos no mundo.

Eis o 4 de Julho, eis a festa nos EUA!

PG, com Wikipédia

Sem comentários:

Mais lidas da semana