sexta-feira, 9 de abril de 2021

Ucrânia revisitada: guerra, Russofobia e Pipelinistão | Pepe Escobar

#Publicado em português do Brasil

Pepe Escobar* | Dossier Sul

Ucrânia e Rússia podem estar à beira da guerra – com consequências desastrosas para toda a Eurásia. Vamos direto ao ponto, e mergulhar de cabeça na névoa da guerra.

Em 24 de março, o Presidente Zelensky da Ucrânia, para todos os fins práticos, assinou uma declaração de guerra contra a Rússia, através do Decreto nº 117/2021.

O decreto estabelece que retomar a Crimeia da Rússia é agora a política oficial de Kiev. Foi exatamente isso que levou uma série de tanques ucranianos a serem enviados para o leste em vagões, depois da saturação do exército ucraniano pelos EUA com equipamentos militares, incluindo veículos aéreos não tripulados, sistemas eletrônicos de guerra, sistemas anti-tanque e sistemas de defesa aérea portáteis (MANPADS).

Mais crucial ainda, o decreto de Zelensky é a prova de que qualquer guerra subseqüente terá sido provocada por Kiev, desmascarando as proverbiais alegações de “agressão russa”. A Crimeia, desde o referendo de março de 2014, é parte da Federação Russa.    

Foi esta (itálico meu) a declaração de guerra de fato, levada muito a sério por Moscou, que motivou o envio de forças russas extras para a Crimeia e mais perto da fronteira russa com o Donbass. Significativamente, estas incluem a 76ª Brigada de Ataque Aéreo da Guarda, conhecida como os pára-quedistas Pskov e, de acordo com um relatório de informação que me foi citado, capaz de tomar a Ucrânia em apenas seis horas.

Certamente não ajuda muito o fato de que no início de abril o Secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin, recém-saído de seu antigo cargo como membro da diretoria do fabricante de mísseis Raytheon, chamou Zelensky para prometer “apoio inabalável dos EUA à soberania da Ucrânia”. Tal fato se associa à interpretação de Moscou de que Zelensky nunca teria assinado seu decreto sem uma luz verde de Washington.

Controlando a narrativa

Sevastopol, já quando visitei em dezembro de 2018, era um dos lugares mais fortemente protegidos do planeta, impermeável até mesmo a um ataque da OTAN. Em seu decreto, Zelensky identifica especificamente Sevastopol como um alvo principal.

Mais uma vez, estamos de volta ao 2014 pós-Maidan, um assunto inacabado.  

Para conter a Rússia, a dupla deep state/OTAN precisa controlar o Mar Negro – que, para todos os fins práticos, é agora um lago russo. E para controlar o Mar Negro, eles precisam “neutralizar” a Crimeia.

Se alguma prova extra foi necessária, ela foi fornecida pelo próprio Zelensky na terça-feira desta semana em um telefonema com o secretário-geral e dócil fantoche da OTAN Jens Stoltenberg.

Zelensky pronunciou a frase chave: “A OTAN é a única maneira de terminar a guerra em Donbass” – o que significa, na prática, a OTAN expandindo sua “presença” no Mar Negro. “Tal presença permanente deve ser um poderoso impedimento para a Rússia, que continua a militarização em larga escala da região e dificulta a marinha mercante”.

Todos estes acontecimentos cruciais são e continuarão a ser invisíveis para a opinião pública mundial quando se trata da narrativa predominante, controlada pelo hegêmona.  

O combo deep state/OTAN está alardeando ininterruptamente que o que quer que aconteça na sequência é devido à “agressão russa”. Mesmo que as Forças Armadas Ucranianas (UAF) lancem uma blitzkrieg contra as Repúblicas Populares de Lugansk e Donetsk. (Fazê-lo contra Sevastopol na Crimeia seria um suicídio em massa certificado).  

Nos Estados Unidos, Ron Paul tem sido uma das poucas vozes a afirmar o óbvio: “De acordo com o complexo militar-mídia-industrial-congressional dos EUA, os movimentos das tropas russas não são uma resposta a ameaças claras de um vizinho, mas, em vez disso, são apenas mais ‘agressão russa'”.

O que está implícito é que Washington/Bruxelas não tem um plano de jogo tático claro, muito menos estratégico: apenas um controle narrativo total.

E isso é alimentado pela raivosa russofobia – magistralmente desconstruída pelo indispensável Andrei Martyanov, um dos maiores analistas militares do mundo.

Um sinal possivelmente esperançoso é que em 31 de março, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas russas, General Valery Gerasimov, e o presidente do Estado-Maior Conjunto, General Mark Milley, falaram ao telefone sobre as proverbiais “questões de interesse mútuo”.

Dias mais tarde, saiu uma declaração franco-alemã, chamando “todas as partes” para reduzir a escalada. Merkel e Macron parecem ter recebido a mensagem em sua videoconferência com Putin – que deve ter sutilmente aludido ao efeito gerado pelos Kalibrs, Kinzhals e várias armas hipersônicas se a situação ficar difícil e os europeus sancionarem uma blitzkrieg de Kiev.

O problema é que Merkel e Macron não controlam a OTAN. No entanto, Merkel e Macron pelo menos estão plenamente conscientes de que se a combinação EUA/OTAN atacar as forças russas ou detentores de passaportes russos que vivem em Donbass, a resposta devastadora terá como alvo os centros de comando que coordenaram os ataques.   

O que o hegêmona quer?

Como parte de sua atual postura infatigável, Zelensky fez um movimento provocativo extra. Na última segunda-feira, ele visitou o Qatar com uma delegação imponente e fechou uma série de negócios, não circunscritos ao Gás Natural Liquefeito mas também incluindo vôos diretos Kiev-Doha; arrendamento ou compra de um porto do Mar Negro na cidade; e fortes “laços militares/de defesa” – o que poderia ser um belo eufemismo para uma possível transferência de jihadis da Líbia e Síria para combater infiéis russos em Donbass.

Na próxima segunda-feira, Zelensly se encontra com Erdogan. Os serviços de informação de Erdogan comandam os empreiteiros jihadi em Idlib, e o apoio duvidoso do Catar ainda faz parte do quadro. É discutível que os turcos já estão transferindo esses “rebeldes moderados” para a Ucrânia. A inteligência russa está monitorando meticulosamente toda essa atividade.

Uma série de discussões bem informadas – veja, por exemplo, aqui e aqui – está convergindo para o que podem ser os três principais alvos do hegêmona em meio a toda esta confusão, sem guerra: provocar uma fissura irreparável entre a Rússia e a UE, sob os auspícios da OTAN; destruir o gasoduto Nord Steam 2 (NDS2); e aumentar os lucros no negócio de armas para o complexo militar-industrial.  

Portanto, a questão-chave então é se Moscou seria capaz de aplicar um movimento Sun Tzu sem ser atraído para uma guerra quente no Donbass.

No terreno, as perspectivas são sombrias. Denis Pushilin, um dos principais líderes das repúblicas populares de Lugansk e Donetsk, declarou que as chances de evitar a guerra são “extremamente pequenas”. O sniper sérvio Dejan Beric – que conheci em Donetsk em 2015 e que é um especialista certificado no terreno – espera um ataque de Kiev no início de maio.

O extremamente controverso Igor Strelkov, que pode ser chamado de expoente do “socialismo ortodoxo”, um crítico agudo das políticas do Kremlin que é um dos poucos senhores da guerra que sobreviveram após 2014, declarou inequivocamente que a única chance de paz é o exército russo controlar o território ucraniano pelo menos até o rio Dnieper. Ele enfatiza que uma guerra em abril é “muito provável”; para a Rússia a guerra “agora” é melhor que a guerra depois; e há uma possibilidade de 99% de que Washington não lute ao lado da Ucrânia.

Sobre este último item, pelo menos Strelkov tem razão; Washington e a OTAN querem uma guerra até o último ucraniano.

Rostislav Ischenko, o principal analista russo da Ucrânia que tive o prazer de encontrar em Moscou no final de 2018, argumenta persuasivamente que, “a situação geral diplomática, militar, política, financeira e econômica exige poderosamente que as autoridades de Kiev intensifiquem as operações de combate no Donbass.

“A propósito”, acrescentou Ischenko, “os americanos não se importam se a Ucrânia resistirá por algum tempo ou se será destruída em um segundo”. Eles acreditam que podem ganhar com qualquer um dos resultados”.

É preciso defender a Europa

Vamos assumir o pior cenário no Donbass. Kiev lança sua blitzkrieg. A inteligência russa documenta tudo. Moscou anuncia imediatamente que está usando toda a autoridade conferida pelo Conselho de Segurança da ONU para impor o cessar-fogo do Protocolo de Minsk II.

Em uma questão de 8 horas ou um máximo de 48 horas, as forças russas esmagam todo o aparato de blitzkrieg e enviam os ucranianos de volta para sua caixa de areia, que fica aproximadamente 75 km ao norte da zona de contato estabelecida.

No Mar Negro, a propósito, não há zona de contato. Isto significa que a Rússia pode enviar todos os seus submarinos avançados mais a frota de superfície para qualquer lugar ao redor do “lago russo”: Eles já estão implantados de qualquer maneira.

Mais uma vez, Martyanov crava quando prevê, referindo-se a um grupo de mísseis russos desenvolvidos pelo Novator Design Bureau: “Esmagar o sistema de comando e controle dos Ucranianos é uma questão de poucas horas, seja perto da fronteira ou na profundidade operacional e estratégica da Ucrânia”. Basicamente falando, toda a ‘marinha’ ucraniana vale menos que a rajada de 3M54 ou 3M14 que será necessária para afundá-la. Penso que um par de Tarantuls será suficiente para terminá-lo em/ou perto de Odessa e depois dar a Kiev, especialmente em seu distrito governamental, um gostinho de armas modernas de reserva”.

A questão absolutamente fundamental, que não pode ser enfatizada o suficiente, é que a Rússia não (itálico meu) “invadirá” a Ucrânia. Ela não precisa e não quer fazer isso. O que Moscou fará com certeza é apoiar as repúblicas do povo Novorossiya com equipamentos, informações, guerra eletrônica, controle do espaço aéreo e forças especiais. Mesmo uma zona de exclusão aérea não será necessária; a “mensagem” será clara: se um avião de combate da OTAN aparecer perto da linha de frente, seria sumariamente abatido.    

E isso nos leva ao “segredo” conhecido sussurrado apenas em jantares informais em Bruxelas e chancelarias em toda a Eurásia: os fantoches da OTAN não têm colhões para entrar em um conflito aberto com a Rússia.
Uma coisa é ter cães tagarelas como a Polônia, Romênia, a gangue báltica e Ucrânia ampliados pela mídia corporativa em seu roteiro de “agressão russa”. Factualmente, a OTAN teve seu apoio coletivo sem cerimônias no Afeganistão. A organização balançou quando teve que lutar contra os sérvios no final dos anos 1990. E, nos anos 2010, não ousou lutar contra as forças de Damasco e do Eixo da Resistência.  

Quando tudo fracassa, prevalece o mito. Entra o exército americano que ocupa partes da Europa para “defendê-la” – de quem mais? –  daqueles russos irritantes.

Essa é a lógica por trás do anual DEFENDER-Europa 21 do Exército dos EUA, agora até o final de junho, mobilizando 28.000 soldados dos EUA e 25 aliados e “parceiros” da OTAN.

Neste mês, homens e equipamentos pesados pré-posicionados em três depósitos do Exército dos EUA na Itália, Alemanha e Holanda serão transferidos para múltiplas “áreas de treinamento” em 12 países. Oh, as delícias da viagem, sem bloqueio em um exercício ao ar livre desde que todos foram totalmente vacinados contra o Covid-19.

Pipelinistão über alles  

O Nord Stream 2 não é um grande problema para Moscou; é um inconveniente para o Pipelinistão, na melhor das hipóteses. Afinal, a economia russa não fez um único rublo do gasoduto ainda inexistente durante a década de 2010 – e ainda assim se saiu bem. Se o NS2 for cancelado, há planos para redirecionar o grosso dos embarques de gás russo para a Eurásia, especialmente para a China.

Em paralelo, Berlim sabe muito bem que o cancelamento do NS2 será uma violação extremamente grave do contrato – envolvendo centenas de bilhões de euros; foi a Alemanha que solicitou a construção do gasoduto primeiramente.

A energiewende da Alemanha (política de “transição energética”) tem sido um desastre. Os industriais alemães sabem muito bem que o gás natural é a única alternativa à energia nuclear. Eles não apreciam exatamente o fato de que Berlim se torne um mero refém, condenado a comprar gás de xisto ridiculamente caro do hegêmona – mesmo assumindo que este último será capaz de fornecer, já que sua indústria de fracking está em apuros. Merkel explicando à opinião pública alemã por que devem voltar a usar carvão ou comprar xisto dos EUA será bonito de se ver.

Na sua forma atual, as provocações da OTAN contra o NS2 prosseguem inabaláveis – através de navios de guerra e helicópteros. O NS2 precisava de uma autorização para operar em águas dinamarquesas, e ela foi concedida há apenas um mês. Mesmo que os navios russos não sejam tão rápidos na colocação de tubulações como os navios anteriores da Allseas, sediada na Suíça, que recuaram, intimidados pelas sanções dos EUA, o Fortuna russo está fazendo um progresso contínuo, como observado pelo analista Petri Krohn: um quilômetro por dia em seus melhores dias, pelo menos 800 metros por dia. Com 35 km restantes, isso não deve levar mais de 50 dias.  

Conversas com analistas alemães revelam um fascinante jogo de sombras na frente energética entre Berlim e Moscou – para não mencionar Pequim. Compare isso com Washington: Os diplomatas da UE reclamam que não há absolutamente ninguém com quem negociar em relação ao NS2. E mesmo assumindo que haveria algum tipo de acordo, Berlim está inclinada a admitir que o julgamento de Putin está correto: os americanos “não são capazes de chegar a um acordo”. Basta olhar para os registros.    

Por trás da névoa da guerra, porém, emerge um cenário claro: a dupla deep state/OTAN usando Kiev para iniciar uma guerra como um ato de desespero para finalmente enterrar o NS2, e assim as relações germano-russas.

Ao mesmo tempo, a situação está evoluindo para um possível novo alinhamento no coração do “Ocidente”: EUA/Reino Unido contra a Alemanha/França. Algumas excepcionalidades anglosféricas são certamente mais russófobas do que outras.

O encontro tóxico entre a Russofobia e o Pipelinistão não acabará mesmo que o NS2 seja concluído. Haverá mais sanções. Haverá uma tentativa de excluir a Rússia do SWIFT. A guerra por procuração na Síria vai se intensificar. O hegêmona não será impedido de continuar criando todo tipo de assédio geopolítico contra a Rússia.

Que bela opção para distrair a opinião pública interna da impressão massiva de dinheiro, mascarando um colapso econômico iminente. À medida que o império desmorona, a narrativa é gravada na pedra: é tudo culpa da “agressão russa”.

*Pepe Escobar é jornalista e correspondente de várias publicações internacionais

Originalmente em  Asia Times

Sem comentários:

Mais lidas da semana