domingo, 23 de maio de 2021

Dinheiro é a democracia americana – difícil de esquivar-se

# Publicado em português do Brasil

Zhong Sheng* | opinião

Governar com base no dinheiro ou na democracia? A sociedade americana deve resolver este problema. No entanto, para alguns políticos americanos, há uma resposta oculta: a democracia é um disfarce e o dinheiro é a verdade.

“Para ganhar uma eleição, duas coisas são necessárias. Uma é o dinheiro e a outra já não lembro.” As palavras do especialista em campanha americana, Mark Hanna, há mais de 100 anos, não apenas revelaram a verdade original, mas vem sendo constantemente comprovadas pelos fatos.

Um exemplo recente é a eleição dos EUA em 2020. A despesa total para as eleições presidenciais e congressionais chegou 14 bilhões de dólares, mais do que o dobro da despesa para a eleição de 2016, ainda maior do que o PIB de dezenas de economias em 2020.

De acordo com relatos da mídia dos EUA, os 10 maiores colaboradores doaram mais de US$640 milhões. A julgar pela situação de arrecadação de fundos dos candidatos presidenciais dos partidos Democrata e Republicano, pequenas doações representaram menos da metade.

Vários dados estatísticos mostram que a democracia americana é como um "show de um homem só" dos ricos.

No "mercado de arrecadação de fundos políticos", a capacidade de arrecadação tornou-se um indicador importante do futuro dos políticos americanos e, às vezes, o indicador principal. As pessoas até se referem vividamente ao mandato do presidente como "a mercadoria mais cara de Washington".

Segundo relatos, o tempo que alguns membros do Congresso dos Estados Unidos gastam na arrecadação de fundos é quase o mesmo que o tempo gasto no trabalho legislativo, que pode chegar a 5 horas por dia. O ex-representante do distrito de Virgínia, James Moran, que serviu no Capitólio por mais de 20 anos, admitiu: "O dinheiro é uma grande praga da política americana, distorcendo o processo político, e os ricos têm uma influência política desproporcional".

O comentário do estudioso de Cingapura Kishore Mahbubani é mais impressionante: "Os Estados Unidos não são mais um país democrático, mas um país chaebol, com um governo composto por 1%, governado por 1% e desfrutado por 1%."

A ironia é que a "troca de poder por dinheiro" pode ser totalmente legal nos Estados Unidos. O criticado "comitê de ação superpolítica" é um exemplo típico.

Uma decisão de 2010 da Suprema Corte dos EUA deu luz verde a empresas e organizações para exportar contribuições políticas por meio do "Comitê de Ação Superpolítica" sem restrições e, posteriormente, o tribunal decidiu em 2014 que não há limite máximo para contribuições de campanha individuais, dizendo que as contribuições políticas são uma espécie de "liberdade de expressão" protegida pela Constituição. Na realidade, é frequente uma empresa apostar nos dois partidos ao mesmo tempo, o que obviamente não é para expressar uma "posição" contraditória à vontade, mas para se proteger contra "riscos" e evitar que os canais políticos sejam rompidos.

Essa "corrupção legal" é controversa nos Estados Unidos há muito tempo, e as leis relevantes que ocasionalmente são corrigidas são mais como um encobrimento e, fundamentalmente, violam a democracia, a liberdade, a imparcialidade e a justiça.

Na América regida pelo dinheiro, como os direitos democráticos das pessoas comuns podem ser garantidos?

Já na fundação dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, o principal autor da Declaração da Independência, preocupava-se com o fato de que, se a classe financeira aristocrática tivesse uma influência desproporcional no governo, isso poderia corroer a democracia americana.

O editorial do "New York Times" apontou que, por décadas, os ricos nos Estados Unidos se tornaram cada vez mais ricos, e as regras existentes tornaram mais fácil para os políticos usarem essa riqueza. Como resultado, "os políticos se tornaram mais restritos pelos financiadores. "

Os cientistas políticos Martin Gilens e Benjamin Page apontaram no livro "Democracia na América?" que mesmo que seja uma política popular, desde que os americanos ricos não gostem, eles podem bloqueá-la com sucesso.

Afinal, a atual democracia americana é um jogo que mancha a verdadeira democracia com dinheiro. Alguns políticos dos EUA não têm vergonha de espalhar essa interpretação perfeita da "supremacia do dinheiro" em todo o mundo e até mesmo usá-la como um parâmetro para medir os prós e os contras dos sistemas políticos de outros países.

É preciso assinalar que, se há "política de mestre do dinheiro", não há verdadeira democracia. A causa raiz de todos os males da democracia americana está na substituição de "povo" por "dinheiro".

*Diário do Povo Online

Sem comentários:

Mais lidas da semana