Partido Africano da Independência de Cabo Verde vai ser liderado interinamente por um dos três vice-presidentes até às eleições para a escolha do novo presidente, agendadas para 19 de dezembro.
A informação resultou da reunião do Conselho Nacional do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), realizada sexta-feira (28.05) e sábado (29.05), na cidade da Praia, face ao pedido de demissão da presidente do partido, Janira Hopffer Almada, após as eleições legislativas de 18 de abril, nas quais o Movimento para a Democracia (MpD, no Governo) renovou a maioria absoluta.
De acordo com Julião Varela,
porta-voz do Conselho Nacional do PAICV, aquele órgão marcou para 19 de
dezembro de 2021 as eleições internas para a escolha do novo líder, seguindo-se
o Congresso Nacional, de
"Efetivamente, os estatutos preveem que em caso de vacatura, o Conselho Nacional deverá escolher entre os vice-presidentes um que vai conduzir o partido até à realização do congresso", explicou à Lusa Julião Varela, garantindo que essa reunião acontecerá nos próximos dias.
"Nós temos três vice-presidentes, o doutor Rui Semedo, o doutor Nuias Silva e o doutor João Baptista Pereira. Será um destes a escolha", acrescentou.
Reconhecimento à presidente demissionária
Ainda de acordo com o porta-voz da reunião, o Conselho Nacional aprovou uma "moção de reconhecimento e louvor" à presidente demissionária do PAICV, Janira Hopffer Almada.
"Pelo desempenho que teve no partido nos últimos anos e a organização que conseguiu implementar", disse Julião Varela.
Licenciada em direito pela Universidade de Coimbra, Portugal, Janira Hopffer Almada, 42 anos, ascendeu à liderança do PAICV em 2014 e foi ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos de Cabo Verde no último Governo do partido (até 2016).
Perdeu as eleições em 2016 e 2021 para o MpD, embora tenha aumentado para oito câmaras municipais a liderança do PAICV nas eleições autárquicas de outubro passado, incluindo a conquista da câmara da Praia.
Ainda durante a noite eleitoral de 18 de abril reconheceu a derrota nas legislativas e anunciou que iria pedir a demissão do cargo.
Janira Hopffer Almada tomou posse como deputada para a nova legislatura, entretanto iniciada, mas já anunciou que pretende retomar a atividade como advogada.
O partido terá ainda de decidir
sobre um eventual apoio a José Maria Neves, ex-primeiro-ministro (
Deutsche Welle | Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário