sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Dias mais mortais para as tropas dos EUA/NATO no Afeganistão

# Publicado em português do Brasil

Aljazeera

Uma lista de alguns dos dias mais mortais para o Exército dos EUA depois que as explosões no aeroporto de Cabul mataram pelo menos 13 soldados americanos.

Pelo menos 13 soldados dos Estados Unidos estão entre as 85 pessoas mortas nas explosões no aeroporto de Cabul, reivindicadas pela afiliada do ISIL (ISIS), o Estado Islâmico na Província de Khorasan (ISKP ou ISIS-K).

Foi a pior perda em um dia para as tropas americanas no Afeganistão desde o ataque de agosto de 2011 a um helicóptero Chinook que matou 30 militares.

Alguns dos dias mais mortais para as tropas dos EUA no Afeganistão:

26 de agosto de 2021: Dois homens-bomba e homens armados atacam multidões de afegãos que se aglomeram no aeroporto de Cabul nos últimos dias de um transporte aéreo para os que fogem da tomada do Taleban. Os ataques matam pelo menos 72 afegãos e 13 soldados americanos.

21 de dezembro de 2015: Um atacante suicida empurra uma motocicleta carregada de explosivos contra uma patrulha conjunta OTAN-Afegã, matando seis soldados americanos. Os soldados foram alvejados enquanto se moviam por uma aldeia perto do campo de aviação de Bagram.

2 de outubro de 2015: 11 pessoas, incluindo seis militares dos EUA, morrem quando um avião de transporte C-130J da Força Aérea dos EUA cai.

17 de dezembro de 2013: Seis militares dos EUA morrem quando um helicóptero cai.

4 de maio de 2013: Sete soldados dos EUA e um membro da coalizão liderada pela OTAN são mortos enquanto o Taleban continua a atacar como parte de sua ofensiva de primavera.

11 de março de 2013: Um acidente de helicóptero no sul do Afeganistão mata cinco militares americanos. Duas forças de operações especiais dos EUA foram abatidas horas antes em um ataque interno por um policial afegão no leste do Afeganistão.

6 de agosto de 2011: Um helicóptero é abatido por um grupo armado com uma granada propelida por foguete, matando 30 soldados americanos e oito afegãos.

26 de maio de 2011: Nove membros do serviço da OTAN são mortos, incluindo sete soldados americanos que morreram quando uma bomba explodiu em um campo onde eles patrulhavam a pé.

19 de abril de 2011: Um oficial afegão mata oito aviadores e um civil norte-americano durante uma reunião de rotina em um quartel-general da força aérea afegã em Cabul.

21 de setembro de 2010: Um helicóptero caiu em uma seção acidentada do sul do Afeganistão, matando nove. O Departamento de Defesa disse que três eram SEALs da Marinha e um foi designado para a unidade de Guerra Especial Naval. Cinco eram soldados da 101ª Brigada de Aviação de Combate, 101ª Divisão Aerotransportada, em Fort Campbell, Kentucky.

27 de agosto de 2010: Bombas caseiras matam três soldados dos EUA no sul e no leste do Afeganistão.

8 de junho de 2010: Sete soldados americanos, dois australianos e um legionário francês são mortos. Um contratado dos EUA que treinava a polícia afegã também morreu em um ataque suicida.

27 de outubro de 2009: Oito soldados americanos morrem em dois ataques à bomba separados no sul do Afeganistão.

26 de outubro de 2009: Onze soldados americanos morrem em diferentes colisões de helicópteros. Um helicóptero cai no oeste do Afeganistão, matando sete soldados e três civis que trabalham para o governo dos EUA. Em um incidente separado no sul, dois outros helicópteros americanos colidem durante o vôo, matando quatro soldados americanos.

3 de outubro de 2009: Oito soldados americanos são mortos quando seu posto avançado em Kamdesh, Nuristão, é atacado por até 300 militantes. Outro soldado morre na província de Wardak quando uma bomba explode enquanto ele tenta desarmá-la.

13 de julho de 2008: Nove soldados americanos morrem quando seu remoto posto avançado em Wanat, Nuristão, é atacado por armas de fogo e granadas propelidas por foguetes. Outro soldado morre em Kajaki Sofla quando seu veículo atinge uma bomba na estrada.

18 de fevereiro de 2007: Um helicóptero dos EUA cai no distrito de Shahjoi, na província de Zabul, matando oito soldados americanos.

5 de maio de 2006: 10 soldados americanos morrem em um acidente de helicóptero CH-47 Chinook durante operações de combate no leste do Afeganistão.

28 de junho de 2005: 16 soldados americanos em um helicóptero das forças especiais morrem quando seu helicóptero MH-47 Chinook é abatido por caças armados. Três marinheiros americanos também morrem no mesmo dia.

6 de abril de 2005: 15 militares americanos e três civis americanos morrem quando seu helicóptero cai em uma tempestade de areia enquanto voltavam para a base principal dos Estados Unidos em Bagram.

29 de janeiro de 2004: Uma explosão em um depósito de armas mata oito soldados americanos.

23 de março de 2003: Um helicóptero da Força Aérea dos EUA em missão de misericórdia para ajudar duas crianças afegãs feridas cai no sudeste do Afeganistão, matando todas as seis pessoas a bordo.

4 de março de 2002: Sete soldados americanos morrem quando dois helicópteros são disparados.

9 de janeiro de 2002: Um avião de reabastecimento militar dos EUA que estava reabastecendo as tropas no Afeganistão cai no Paquistão, matando todos os sete fuzileiros navais a bordo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana