sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Portugal | Ryanair: a necessária indignação

Manuel Gouveia* | opinião

O que a Ryanair está a fazer é aquilo que todos os capitalistas tentam fazer face a uma crise: aproveitá-la para arrasar a concorrência. Neste modo de produção capitalista é assim.

Indignemos-nos. Com o patrão da Ryanair e o conteúdo das suas declarações, mas sobretudo com a subserviência da Comunicação Social, da maioria dos comentadeiros e de muitos decisores políticos, perante o patrão da Ryanair.

De cada vez que o patrão da Ryanair apresenta uma reivindicação pública, a Comunicação Social Dominada corre a espalhar o seu veneno, quase sempre acriticamente, quase sempre ao mesmo tempo que silencia as posições de quem não se submete aos interesses do patrão da Ryanair.

O homem já exigiu que se alargasse a Portela e se construísse um aeroporto de apoio à Portela, no Montijo. Aliás, esse foi o mote da sua penúltima actuação, apesar dos títulos de jornais destacarem um pretenso (e falso) mega investimento da Ryanair em Portugal.

Já exigiu que a TAP não recebesse apoios públicos, apesar de ser uma empresa pública. A lógica é cristalina: o dinheiro público deve ser gasto no financiamento dos privados e nunca no financiamento do que é público. Cristalina para os privados, claro.

Condenados por ódio podem ser expulsos da profissão

PORTUGAL

Governo propõe que titulares de cargos públicos, académicos ou jornalistas condenados por ódio possam ser expulsos da profissão

Sanção será aplicada “de acordo com a gravidade do crime”. Crimes praticados através da internet também serão considerados

O Governo quer que detentores de cargos e funções públicas, docentes ou jornalistas que tenham sido condenados por crimes de ódio possam ser impedidos de exercer a profissão. A expulsão é proposta, de acordo com o jornal “Público”, num anteprojeto de diploma do Governo para alteração do Artigo 240.º do Código Penal.

O diploma propõe que a sanção não seja imediata e que se aplique em certas circunstâncias, “de acordo com a gravidade do crime e a sua conexão com a função exercida”, e que seja “considerada não apenas a partir do crime cometido, mas também à luz do reflexo que aquele crime produz sobre as funções exercidas pelo agente”. O Ministério da Justiça disse, ao mesmo jornal, que o objetivo é que a proposta de lei seja apresentada ao Parlamento ainda este ano.

“A aplicação da pena acessória só terá lugar se a sentença condenatória concluir, em concreto, que o agente cometeu o crime com grave violação dos deveres inerentes à sua função e que a ofensa desses deveres, ligada à prática da infracção, fundamenta um autónomo e específico juízo de desvalor e de censura. A duração abstrata da interdição obedece ao princípio estruturante da proporcionalidade”, explica o ministério.

Além disso, o diploma prevê que os crimes de ódio devam ser considerados à luz do princípio “de que o que é ilegal offline também o deve ser online”. O tribunal poderá ordenar a retirada de conteúdos e impedir e bloquear o acesso a certos sites.

Expresso | Imagem: Manuel Fernando Araújo

Evangelho de obediência

Miguel Guedes* | Jornal de Notícias | opinião

Dez séculos de Idade Média não foram suficientes. Entre o século V e XV, a humanidade evoluiu a tempo próprio, entre lentas conquistas e uma sucessão de atrasos.

Inacção que permitiu que renascentistas se declarassem homens novos, saltadores de fasquia de 1000 anos de História europeia em fato-preguiça, hoje relembrada por contos de fadas, lendas, castelos e saudosos das Cruzadas. Mas nem dez séculos profundamente dominados pelo pensamento da Igreja Católica foram suficientes para que, esta mesma Igreja, abandonasse ou refreasse concepções que vão além do que, habitualmente, se considera estar num patamar tradicional ou conservador. Redenção, cruzes-credo.

A Igreja Católica precisa de acompanhamento espiritual. Algumas vezes, mesmo quando está em causa o respeito pela humanidade, a Igreja Católica falha a aparecer do lado certo do combate. Pode clamar-se pela superioridade moral do Cristianismo face a outras religiões, no que diz respeito aos direitos humanos. Mas, dentro do Cristianismo, o catolicismo tem aproveitado os últimos anos muito mais para desbaratar o fermento das suas ovelhas do que para olhar para o Mundo com a coragem de o perceber e interpretar para a acção. Não escrevo sob a multiplicidade dos escândalos que a abalam, nem sobre os casos abafados de pedofilia. Escrevo sobre o modelo comparado que o Protestantismo já deu, por exemplo, no respeito pelo papel social da mulher que a Igreja Católica se recusa a admitir, apesar da boa vontade do Papa Francisco, um homem que parece, infelizmente, ser um Papa sem uma Igreja.

A propósito da leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios na "Eucaristia Dominical" da RTP de domingo passado, o "timing" para que milhares de fiéis ou incautos ouvissem a boa palavra do Evangelho foi notável: que "as mulheres sejam submissas a seus maridos, pois o marido é o chefe da mulher" ou "assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos", ainda ecoam. Palavras que, acredito, o Papa Francisco não teria vontade de ler ou de proferir. Não está em causa o texto, obviamente datado e pertencente a um pedaço de história da Igreja que não se pretende ver reescrita. O problema é que a exegese ou hermenêutica que poderia contextualizar as palavras apenas serviram para a Igreja Católica portuguesa reforçar, tristemente, o quão distante está da consideração do papel social da mulher e quão próxima se encontra da visão sobre a mulher de um qualquer Neto de Moura, juiz. Não é surpreendente, com infelicidade. Basta atentar na sua estrutura e hierarquia, apesar de todas as críticas e oportunidades de uma subtil evolução que sempre foi recusada, para perceber que, na Igreja Católica, as mulheres estão subordinadas, integradas, coordenadas, sendo obedientes mas ao serviço.

*Músico e jurista

O autor escreve segundo a antiga ortografia

Militares portugueses deixam Cabul

O ministro da Defesa referiu que 56 afegãos vão viajar para Portugal nos próximos dias, que os primeiros grupos deverão chegar na sexta-feira e que estes vão ficar instalados em Lisboa.

O trabalho dos quatro militares portugueses no aeroporto de Cabul no apoio à retirada de cidadãos afegãos está "praticamente concluído" e estes vão sair de Cabul "dentro de algumas horas", avançou esta quinta-feira o ministro da Defesa.

Em declarações à SIC esta quinta-feira à noite, João Gomes Cravinho revelou que os quatro militares "atualmente estão empenhados em colocar nos aviões os 38 afegãos identificados e validados" para viajarem para Portugal e que a missão dos quatro miliares "está quase concluída" e sairão de Cabul "dentro de algumas horas".

O ministro da Defesa referiu que 56 afegãos vão viajar para Portugal nos próximos dias, que os primeiros grupos deverão chegar na sexta-feira e que estes vão ficar instalados em Lisboa.

O governante acrescentou que dos 56 afegãos que chegarão a Portugal, 18 já estão fora de Cabul e 38 no aeroporto internacional Hamid Karzai.

"Temos agora a caminho cerca de 56 [afegãos], que trabalharam diretamente com as forças portuguesas. Haverá também mais, relacionados com as Nações Unidas, e outros, que virão para Portugal nos próximos dias. Penso que os primeiros chegarão amanhã [sexta-feira], mas há grande incerteza ainda relacionado com os voos e os percursos", salientou João Gomes Cravinho.

Após o Afeganistão, a OTAN já planeia a próxima guerra

# Publicado em português do Brasil

Natan Akehurst | Jacobin

A ocupação do Afeganistão foi um desastre - mas o fracasso dos EUA já está sendo usado para justificar ainda mais “intervenções humanitárias”. Como depois do Vietnã, os militares estão usando cenas de partida desordenada para preparar o terreno para a próxima guerra.

No célebre romance anti-Guerra do Vietnã Going After Cacciato , de Tim O'Brien , um desertor é perseguido pelo narrador e seus companheiros de esquadrão em um sonho febril. A perseguição começa no país do sudeste asiático, levando a guerra em uma viagem ao redor do mundo. De fato, depois que o último helicóptero deixou Saigon, o legado da Guerra do Vietnã perseguiu os Estados Unidos em vários continentes.

A derrota no Vietnã assombrou o estabelecimento militar e de segurança - mas eles se recuperaram com mais força. A máquina de guerra convencional dos Estados Unidos foi revisada, quando a Guerra Fria entrou em uma nova fase. O inflexível Pentágono cedeu o suficiente para que se enraizassem as teorias de guerra de manobra que tentavam aprender com os insurgentes. Isso foi combinado com um novo plano tecnológico para a supremacia aérea, realizado no Vietnã por meio de instrumentos contundentes como desfolhamento em massa e bombardeio em massa.

Na Guerra do Golfo de 1991, isso finalmente produziu uma máquina de guerra devastadoramente eficaz envolvendo tecnologia de satélite, colunas blindadas de movimento rápido com apoio aéreo aproximado, munições mais destrutivas e precisas e a capacidade de manipular a mídia de transmissão (por exemplo, fornecendo imagens de câmeras de armas) para apresentar uma versão idealizada da guerra. Essa lacuna entre a imagem e a realidade levou o sociólogo e filósofo Jean Baudrillard a declarar que “ A Guerra do Golfo não aconteceu ”.

A inovação militar após a derrota no Vietnã foi combinada com respostas geopolíticas. Lutando na Ásia, os Estados Unidos intensificaram as tentativas de manter o controle em seu próprio quintal. Isso significou embarcar em uma década renovada de patrocínio do terror de direita na América do Sul, adaptando e implantando as lições de projetos de tortura e assassinato no Vietnã, como o infame Programa Phoenix .

Ao mesmo tempo, os Estados Unidos tomaram medidas para salvaguardar sua posição pós-1975 no restante da Ásia. Quando os comunistas começaram a inclinar a balança de poder no Afeganistão durante a Revolução de Saur de 1978 , os EUA intervieram para minar o estado afegão e apoiar a insurgência dos reacionários antes que chegasse a intervenção soviética em grande escala. Adotando uma abordagem mais direta, tentou transformar remotamente o país no próprio Vietnã dos soviéticos, capacitando procuradores locais, muitos dos quais mais tarde lutaram pelo Talibã, trabalhando com e por meio de potências regionais como o Paquistão, e desenvolvendo dores de cabeça táticas importantes para oponentes gostam de fornecer mísseis anti-aéreos. (Alguns estudos argumentam que o impacto do último é superestimado- atribuindo o sucesso dos insurgentes principalmente à sua forma organizacional, uma leitura apoiada por eventos recentes.) Embora com alguma apreensão, o roteirista liberal Aaron Sorkin ainda tratou isso como um episódio essencialmente heróico em sua Guerra de Charlie Wilson de 2007 .

A derrota da OTAN no Afeganistão terá implicações semelhantes de longo prazo. As comparações do Vietnã, como o Wall Street Journal descrevendo Cabul como “ Saigon com esteróides ”, são exageradas, mas existem algumas semelhanças mais amplas. Como no Vietnã, o espetáculo da partida está sendo transformado em um caso para desenvolver o poder de nunca mais sofrer uma derrota. Como no Vietnã, refugiados que deixam o país em massa são usados ​​por "intervencionistas humanitários" como um argumento para uma política mais vigorosa, mesmo que as grandes potências não estejam fazendo quase nada sobre os refugiados além de tentar detê-los ou criar mais deles. E, como no Vietnã, a derrota no Afeganistão contribuirá para uma reavaliação de como melhor exercer o poder militar. Em suma, eles já estão se preparando para a próxima guerra.

Aí vêm os terroristas. Novamente

# Publicado em português do Brasil

Philip Giraldi* | Strategic Culture Foundation

A busca por novos inimigos continuará, não importa quem seja o presidente ou qual partido domine o congresso, escreve Phil Giraldi.

O presidente Joe Biden está sendo elogiado em alguns círculos porque finalmente encerrou a guerra no Afeganistão que, com toda a probabilidade, nunca deveria ter começado. O presidente George W. Bush iniciou o conflito com uma série de mentiras sobre o 11 de setembro e o papel do Taleban naquele ataque e no que se seguiu. Depois de provocar uma mudança de regime, ele decidiu refazer o país em uma democracia de estilo ocidental. O presidente Barack Obama subsequentemente permitiu uma “onda” que na verdade aumentou a militarização do conflito e piorou as coisas. O esforço conjunto não produziu eleições livres, mas resultou em dezenas de milhares de mortes e um enorme buraco no Tesouro dos Estados Unidos. Bush e Obama foram seguidos pelo presidente Donald Trump, que na verdade prometeu acabar com a guerra, mas não tinha convicção e apoio político para fazê-lo, transferindo o problema para Biden. que estragou o jogo final, mas finalmente fez a coisa certa ao encerrar o fiasco. Biden também está certo em concordar com a retirada das últimas tropas de combate dos EUA do Iraque até o final do ano, uma medida que vai aliviar consideravelmente a tensão com o governo de Bagdá, que vem pedindo tal medida desde janeiro passado.

Mas a guerra da América nas partes do mundo que resistem a seguir sua liderança autodefinida não está prestes a acabar. Um artigo recente interessante no establishment de política externa The Hillescrito por um ex-oficial de operações e estado-maior da CIA, Douglas London, vê uma guerra interminável orwelliana contra os principais adversários da Rússia e da China. Derivado de sua própria experiência, ele conclui que ações clandestinas sustentadas e aprimoradas devem agora substituir o confronto de forças militares convencionais, que está um tanto desatualizado como uma opção devido ao desenvolvimento de tecnologias de mísseis relativamente baratos que minaram as armas convencionais clássicas. Algumas das atividades clandestinas que ele parece recomendar, sem dúvida, cairiam sob o manto da espionagem clássica "negação plausível", ou seja, que a Casa Branca poderia negar qualquer conhecimento do que havia ocorrido, mas sabotagem e ciberataques, especialmente se implementados de forma agressiva, seriam rapidamente reconhecidos pelo que são e provocariam retaliação proporcional ou mesmo desproporcional. Isso equivaleria a uma guerra semicoberta total contra adversários poderosos, que poderia facilmente se transformar em uma guerra de tiro.

Dias mais mortais para as tropas dos EUA/NATO no Afeganistão

# Publicado em português do Brasil

Aljazeera

Uma lista de alguns dos dias mais mortais para o Exército dos EUA depois que as explosões no aeroporto de Cabul mataram pelo menos 13 soldados americanos.

Pelo menos 13 soldados dos Estados Unidos estão entre as 85 pessoas mortas nas explosões no aeroporto de Cabul, reivindicadas pela afiliada do ISIL (ISIS), o Estado Islâmico na Província de Khorasan (ISKP ou ISIS-K).

Foi a pior perda em um dia para as tropas americanas no Afeganistão desde o ataque de agosto de 2011 a um helicóptero Chinook que matou 30 militares.

Alguns dos dias mais mortais para as tropas dos EUA no Afeganistão:

26 de agosto de 2021: Dois homens-bomba e homens armados atacam multidões de afegãos que se aglomeram no aeroporto de Cabul nos últimos dias de um transporte aéreo para os que fogem da tomada do Taleban. Os ataques matam pelo menos 72 afegãos e 13 soldados americanos.

21 de dezembro de 2015: Um atacante suicida empurra uma motocicleta carregada de explosivos contra uma patrulha conjunta OTAN-Afegã, matando seis soldados americanos. Os soldados foram alvejados enquanto se moviam por uma aldeia perto do campo de aviação de Bagram.

2 de outubro de 2015: 11 pessoas, incluindo seis militares dos EUA, morrem quando um avião de transporte C-130J da Força Aérea dos EUA cai.

17 de dezembro de 2013: Seis militares dos EUA morrem quando um helicóptero cai.

4 de maio de 2013: Sete soldados dos EUA e um membro da coalizão liderada pela OTAN são mortos enquanto o Taleban continua a atacar como parte de sua ofensiva de primavera.

Quase cem mortos em explosões no aeroporto de Cabul

Pelo menos 95 pessoas morreram e 150 ficaram feridas no duplo atentado bombista perpetrado na quinta-feira pelo grupo extremista Estado Islâmico (EI) no aeroporto de Cabul, indicou, esta sexta-feira, um novo balanço.

Uma fonte oficial, citada pela agência de notícias espanhola EFE, que pediu para não ser identificada para avançar o número de vítimas, escusou-se a dar outros pormenores.

O balanço anterior dava conta de pelo menos 60 mortos e 140 feridos, na maioria afegãos que tentavam embarcar em voos dos países aliados, que também sofreram baixas.

"Há muitas mulheres e crianças entre as vítimas. A maioria dos feridos está traumatizada e em estado de choque", disse uma das ex-autoridades do Ministério da Saúde, acrescentando que o número de vítimas só foi contabilizado tendo em conta aqueles que foram levados para os hospitais da cidade.

Covid 19-Timor-Leste: Mais quatro mortes e 307 novos casos

Timor-Leste registou hoje (26.08) mais quatro mortes, três em Díli e uma em Viqueque, devido à covid-19, entre as quais uma já vacinada, e mais 307 casos, a maioria na capital, segundo dados oficiais.

O boletim diário do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) refere que os quatro mortos fizeram elevar o total de vítimas mortais desde o início da pandemia para 56, mais de metade das quais só este mês.

As vítimas mortais incluem um jovem de 23 anos de Viqueque, não vacinado, a quem foi diagnosticado na quarta-feira síndrome de insuficiência respiratória aguda (SIRA). O jovem, com história de tuberculose, morreu quando estava prestes a ser transportado por via aérea para Díli.

Registou-se hoje a primeira morte de uma pessoa vacinada, no caso com a Sinovac, um homem de 69 anos, com história de derrame cerebral hemorrágico e que faleceu hoje de manhã no centro de isolamento de Vera Cruz.

Morreu ainda uma mulher de 65 anos, em Díli, não vacinada, e a quem tinha sido diagnosticado SIRA em 24 de agosto, com história de tuberculose, hipertensão e diabetes e que faleceu também no centro de isolamento de Vera Cruz.

A quarta vítima mortal é um homem de 69 anos, também não vacinado e com diagnóstico de SIRA e que deu entrada hoje no Hospital Nacional Guido Valadares (HNGV).

Língua portuguesa ganha maturidade na China

“Os departamentos de português estão a ganhar maturidade na China”

Carlos André esteve seis anos em Macau, onde liderou o Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau (IPM). Agora, à distância, Carlos André faz uma retrospectiva dos avanços do ensino da língua portuguesa na China. Em entrevista ao PONTO FINAL, o professor honorário do IPM destaca o ritmo de crescimento do ensino do português na China e diz esperar que se façam mais parcerias de natureza científica.

 André Vinagre | Ponto Final (mo) | Imagem: Gonçalo Lobo Pinheiro

“O ensino do português na China está num ritmo de crescimento que me impressiona”, comenta Carlos André em entrevista ao PONTO FINAL. O antigo director do Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau (IPM), actualmente em funções como professor honorário da instituição, destaca os resultados dos esforços para a disseminação da língua portuguesa na China. Carlos André esteve seis anos em Macau, tendo regressado a Portugal há dois anos e meio. À distância, o membro da Academia das Ciências de Lisboa comenta que “tem de haver mais parcerias de natureza científica” entre Portugal e a China. Para Carlos André, os projectos chineses da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e “Uma Faixa, Uma Rota” vão impulsionar ainda mais o interesse na língua portuguesa.

Já deixou o cargo de director do Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau há quase três anos. Como tem acompanhado a evolução do ensino da língua portuguesa em Macau desde que saiu?

Tenho mantido uma relação estreita com o IPM, do qual sou professor honorário, além de ser amigo das pessoas que trabalham lá. Além disso, sou orientador de uns alunos de doutoramento do IPM, portanto mantenho uma relação estreita com o IPM e também mantenho uma relação estreita com a China, porque, desde que saí daí, todos os anos tenho dado um mês de aulas em Xangai.

Em Macau esteve cerca de seis anos. O que é que destaca no ensino do português ao longo deste período?

Há uma coisa que é inequívoca. Neste momento, o ensino do português na China está num ritmo de crescimento que me impressiona. Mas há uma coisa que é preciso dizer: o impulso que o IPM deu a esse desenvolvimento foi imprescindível e não é comparável com nada que tenha sido feito seja por quem for. É único.

A que nível, na prática?

Terei de falar da actividade do IPM, especialmente – mas não só – da actividade do Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa. Vejamos que o CPCLP fez dezenas de acções de formação de professores nas universidades da China, o que era uma coisa inimaginável antes. Foi um projecto que concebemos e que conseguimos executar. Fomos de universidade em universidade e fizemos acções de formação de professores para os docentes dessas universidades mas também para os docentes das universidades que se situavam mais ou menos dentro daquela área regional. Por outro lado, foram produzidos 25 ou 26 livros, alguns deles particularmente importantes, não apenas materiais de natureza pedagógica, mas fizemos também outros livros de outra natureza, sobre o ensino de textos, lexicologia, sobre tradução, sobre questões gramaticais, todas as áreas fundamentais para o ensino de uma língua, nós fizemos isso. As acções de formação, sobretudo as acções de formação e produção de materiais e a aplicação “Diz Lá”, uma aplicação para telemóvel que ainda continua a ser um sucesso na China, são de facto passos importantíssimos. O CPCLP não montou a rede do português na China, mas o que o CPCLP fez foi pegar na corda de que se fez a rede. A rede viria a existir e foi montada pelas próprias universidades chinesas, mas nós ajudámos a que elas se reunissem todas. Fizemos isso, inclusive, antes das próprias instituições governamentais portuguesas, nós fomos pioneiros, andámos à frente. Isso foi inigualável, não houve ninguém que fizesse o que o IPM fez.

Covid leva 80 milhões de pessoas para pobreza extrema na Ásia

Covid-19 | Pandemia empurra até 80 milhões de pessoas para a pobreza extrema na Ásia

Entre 70 milhões a 80 milhões de pessoas na Ásia-Pacífico atingiram níveis de pobreza extrema em 2020 devido à pandemia de covid-19, situação que ameaça o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável da região, foi hoje divulgado.

O alerta é dado pelo Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB, na sigla em inglês) que mostra este aumento da pobreza extrema – cenário em que cada pessoa vive com menos de 1,90 dólares (1,62 euros) por dia – num relatório sobre os indicadores económicos de 49 países da região, incluindo China, Índia, Japão, Indonésia e Bangladesh, entre outros.

Num comunicado, o banco multilateral destacou que, em 2017, a pobreza extrema afetava cerca de 203 milhões de pessoas na Ásia, ou seja, 5,2% da população dos países em desenvolvimento, e que sem a crise pandémica as projeções apontavam para uma redução na ordem dos 2,6% em 2020.

Os países da Ásia-Pacífico “fizeram progressos impressionantes, mas a covid-19 expôs fissuras sociais e económicas que podem minar o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região”, assinalou o economista-chefe do ADB, o japonês Yasuyuki Sawada.

No mesmo relatório, o organismo advertiu que a pandemia ameaça os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável acordados pelas Nações Unidas para 2030, a conhecida Agenda 2030, em especial nesta região.

Eliminação da pobreza e da fome e melhores sistemas de saúde e de educação são alguns dos 17 objetivos estabelecidos na Agenda 2030.

“Para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável para 2030, os decisores políticos precisam de estar munidos de dados atualizados e de qualidade para tomarem decisões sustentadas que assegurem que a recuperação não deixa ninguém para trás, especialmente os pobres e vulneráveis”, frisou Yasuyuki Sawada.

Durante uma parte da atual crise pandémica, a Ásia constou entre as regiões menos afetadas, quando comparada com a Europa ou com o continente americano, mas as restrições impostas devido à propagação do coronavírus SARS-CoV-2 causaram sérios danos às economias mais frágeis.

Também foi nesta região que foi detetada inicialmente, na Índia, a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2, identificada como mais transmissível e mais resistente, o que acabou por ter fortes repercussões na zona.

Outro dado importante é que o ritmo da vacinação contra a covid-19 na região continua muito lento, salvo algumas exceções como Singapura (com 74% da população já com o esquema vacinal completo) e o Japão (40%).

Hoje Macau

EUA violam as regras internacionais e dificultam a cooperação...

EUA violam as regras internacionais e dificultam a cooperação no rastreio da origem da Covid-19

# Publicado em português do Brasil 

Ding Yi* | opinião

Os EUA estavam "indo na direção errada" em sua resposta à pandemia de Covid-19, em meio a uma desaceleração nas vacinações e à rápida disseminação da variante Delta, admitiu recentemente Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas do país.

As estatísticas indicam que houve mais de 36,41 milhões de casos confirmados de Covid-19 e 619.000 mortes nos EUA até 13 de agosto. Apesar da grave situação da pandemia em todo o país, os EUA continuaram a seguir uma política de "egoísmo antipandêmico" e “nacionalismo de vacinas”. Os EUA têm também promovido a “teoria do vazamento de laboratório” e manipulado a opinião pública global, praticando “terrorismo do rastreio de origem do vírus”.

Até agora, mais de 70 países se opuseram à politização do rastreio, enviando cartas ao diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, emitindo declarações formais, bem como transmitindo sua opinião por diversos outros canais. Em vez de encarar de frente a pandemia e proteger a saúde do povo americano, os EUA continuaram a promover o rastreio da origem como uma questão política, desacreditando a China e promovendo sua agenda conspiratória para conter o desenvolvimento chinês.

Portuguese People (ch) | Cartonista: Lu Lingxing

EUA devem tratar a China com humildade e respeito

EUA devem tratar a China com humildade e respeito, diz diplomata de Cingapura

Nova York, 26 ago (Xinhua) -- Os Estados Unidos devem abordar a China com humildade e respeito por sua história mais longa, apesar dos obstáculos e dificuldades atuais, disse um diplomata de Cingapura.

"A China não está ameaçando os Estados Unidos. A China não está travando uma invasão militar aos Estados Unidos. A China não está enviando tropas para a fronteira dos EUA nem navios de guerra perto dos Estados Unidos", disse Kishore Mahbubani, funcionário público de Cingapura, diplomata de carreira e acadêmico, em um artigo publicado online pela Newsweek na terça-feira.

"A China existe há 5 mil anos. Os Estados Unidos existem há 250 anos. E não é surpreendente que um jovem como os Estados Unidos tenha dificuldade em lidar com uma civilização mais sábia e mais antiga", disse Mahbubani, que serviu como diplomata para Cingapura por 33 anos.

Investigação de Washington sobre origens de COVID-19...

Investigação de Washington sobre origens de COVID-19 se parece mais sobre política, diz mídia

# Publicado em português do Brasil 

Hong Kong, 25 ago (Xinhua) -- A posição de Washington sobre a investigação das origens da COVID-19 parece que é mais sobre política, em particular "envolver a China em uma posição de força", disse um artigo de opinião publicado no jornal South China Morning Post nesta terça-feira.

O artigo intitulado "O que os Estados Unidos realmente esperam alcançar com sua investigação das origens do coronavírus?" foi escrito por Gary Wong Chi-him, membro do conselho da Associação Chinesa de Estudos de Hong Kong e Macau.

No final de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um relatório sobre o rastreamento global das origens da COVID-19, após um estudo conjunto de 28 dias em Wuhan por 34 especialistas da OMS e da China.

Enquanto o mundo ainda estava digerindo as descobertas da primeira fase do estudo de rastreamento de origens, o presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou em maio que a comunidade de inteligência dos EUA produzisse um relatório sobre as origens da COVID-19 em 90 dias.

"A investigação de 90 dias pela comunidade de inteligência dos EUA tem uma chance mínima de produzir algo significativo. Pior, pode desviar ainda mais o curso do estudo da OMS e prejudicar o progresso no controle e prevenção da pandemia", disse o artigo.

"É improvável que eles produzam uma resposta definitiva" e "poucos fora dos Estados Unidos aceitarão sua conclusão" porque não há corroboração independente, Wong Chi-him citou o que a revista Foreign Affairs escreveu este mês.

"Os Estados Unidos seriam sábios se dissociassem saúde pública e geopolítica. Eles deveriam se engajar novamente e desenvolver o trabalho que a OMS iniciou e proteger seus cidadãos aprendendo com seus fracassos pandêmicos", disse seu artigo.

Mais lidas da semana