sexta-feira, 11 de março de 2022

FACEBOOK INCITA AO TERRORISMO, À VIOLÊNCIA E AO ÓDIO

# Publicado em português do Brasil

ONU preocupada com decisão de Meta (Facebook) de pedir violência contra russos

A ONU prometeu discutir com Meta a decisão sobre os apelos à violência contra os russos

GENEBRA, 11 de março - RIA Novosti. A decisão de Meta de permitir o incitamento à violência contra os russos é motivo de preocupação, disse Elizabeth Throssell, porta-voz do Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, em um briefing.

"Falei com colegas que lidam com esses temas. E eles dizem que vão levantar essa questão com a Meta para entender melhor", disse ela.

Throssell chamou a atenção para a falta de clareza, pois tal decisão pode levar a discursos de ódio contra os russos em geral.

"Isso causaria muita preocupação", acrescentou.

Mais cedo, a Reuters, citando documentos internos da corporação, informou que o Meta, no contexto da situação na Ucrânia , permitiria que usuários do Facebook e Instagram em alguns países pedissem violência contra os russos e militares russos, bem como para o morte do presidente russo Vladimir Putin e do líder bielorrusso Alexander Lukashenko . Tratava-se de mudar a política de proibição do discurso de ódio nas redes sociais.

Foi esclarecido que a permissão temporária para incitação à violência se aplica a países como Rússia , Ucrânia e Polônia , bem como Letônia , Lituânia , Estônia , Hungria , Romênia e Eslováquia . E-mails relevantes foram enviados aos moderadores de conteúdo.

Mais tarde, o porta-voz da empresa, Andy Stone, esclareceu que a Meta havia suspendido sua proibição de incitação à violência contra os militares russos, mas não contra civis.

Em 24 de fevereiro, a Rússia lançou uma operação militar para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia. As forças armadas dizem que estão atacando apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas. Há vítimas de ambos os lados.

Depois disso, muitos países ocidentais impuseram sanções em larga escala contra Moscou, principalmente contra o setor bancário e o fornecimento de produtos de alta tecnologia. Além disso, muitas marcas e serviços anunciaram o encerramento dos trabalhos no país.

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana