quinta-feira, 10 de março de 2022

Trump alerta para a possibilidade da IIIª Guerra Mundial e da ameaça nuclear

# Publicado em português do Brasil

Trump alerta para a possibilidade de uma terceira guerra mundial e a "gravidade" da ameaça nuclear

WASHINGTON, 10 de março - RIA Novosti -- O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, no Full Send Podcast , não descartou a possibilidade de uma terceira guerra mundial e considera a possibilidade de uma guerra nuclear uma “séria ameaça” devido ao fato de os Estados Unidos “não serem mais respeitados. "

“Sim, há uma chance de uma terceira guerra mundial, e isso ocorre porque nosso país não é mais respeitado”, disse Trump. Respondendo à pergunta do interlocutor sobre se os americanos comuns devem ter medo de uma guerra nuclear no contexto da situação na Ucrânia, o ex-presidente dos EUA disse: “Sim, você deve ter medo (disto. - ed. aprox.), porque o país (EUA. - Aprox. ed.) são liderados por pessoas incompetentes".

"Acho que isso é uma (ameaça. - Aprox. ed.) séria", disse Trump .

A Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro. O presidente Vladimir Putin chamou seu objetivo de "a proteção de pessoas que foram submetidas a bullying e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos". Para isso, segundo ele, está prevista a "desmilitarização e desnazificação da Ucrânia", para levar à justiça todos os criminosos de guerra responsáveis ​​por "crimes sangrentos contra civis" no Donbass .

Segundo o Ministério da Defesa russo, as Forças Armadas atacam apenas a infraestrutura militar e as tropas ucranianas, nada ameaça a população civil. Com o apoio das Forças Armadas russas , os grupos DPR e LPR estão desenvolvendo uma ofensiva . Mas não se fala da ocupação da Ucrânia, enfatizou o presidente da Rússia. Em 8 de março, mais de 2.500 instalações de infraestrutura militar foram destruídas, bem como 897 tanques e outros veículos blindados de combate, 95 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, 84 drones e assim por diante.

O território ao redor das usinas nucleares de Chernobyl (desativadas) e Zaporozhye (em operação) foi tomado sob controle. Oito anos depois, o Canal da Crimeia do Norte foi desbloqueado e o trabalho está em andamento para restaurar o abastecimento de água à Crimeia. A ofensiva está acontecendo em várias direções, Kiev está bloqueada pelo oeste, as Forças Armadas russas conquistaram a supremacia aérea sobre toda a Ucrânia. Um mapa detalhado das regiões da Ucrânia em que os militares russos operam, no entanto, ainda não foi publicado oficialmente. De acordo com o Ministério da Defesa russo, em 2 de março, 498 soldados russos foram mortos e 1.597 ficaram feridos durante a operação. Entre o lado ucraniano, segundo o departamento militar russo, as perdas são muitas vezes maiores: mais de 2.870 mortos e cerca de 3.700 feridos.

Em 7 de março, o conflito matou 474 e feriu 861 civis, segundo o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Essas estatísticas levam em conta, entre outras coisas, as perdas nos territórios da DPR e LPR , que, segundo estimativas do ACNUR , contabilizam 24 mortos e 112 feridos. Contra o pano de fundo das hostilidades em um grande número de cidades e vilarejos na Ucrânia, uma catástrofe humanitária está surgindo. O Ministério da Defesa russo atribui a responsabilidade por isso às autoridades de Kiev, que se recusam a coordenar o trabalho dos corredores humanitários, bem como nacionalistas locais, em alguns casos, segundo o departamento militar, mantendo civis como escudos humanos.

Imagem: © AP Photo / John Raoux -- O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, fala na Conferência Conservadora dos EUA. Foto do arquivo

Sem comentários:

Mais lidas da semana