domingo, 24 de abril de 2022

ASSIM VAI A GUERRA NA UCRÂNIA DESTA PÁSCOA ORTODOXA

Zelensky fala de esperança no domingo de Páscoa dos ortodoxos. Membros da OSCE detidos no Donbass

No dia em que passam dois meses desde o início do conflito, os dados mais recentes da ONU indicam que mais de 5,16 milhões de pessoas fugiram para fora da Ucrânia.

OSCE revela que membros da sua missão foram detidos no Donbass

Vários membros locais da missão de observação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) foram detidos na região de Donbass, no leste da Ucrânia, anunciou este domingo oje a organização.

"A OSCE está profundamente preocupada com o facto de vários membros nacionais da Missão Especial de Monitorização da OSCE em Donetsk e Luhansk terem sido privados da sua liberdade e está a utilizar todos os canais à sua disposição para facilitar a libertação", revelou organização numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Já na sexta-feira, a embaixadora adjunta da missão britânica na OSCE, Deirdre Brown, tinha notado, num discurso numa reunião da organização em Viena, a existência de "relatórios" de membros da equipa encarcerados.

LER MAIS

Seis crianças ucranianas com cancro chegaram a Portugal para receber tratamento

Seis crianças ucranianas com cancro chegaram no sábado à noite a Portugal e vão receber tratamento em quatro hospitais públicos em Lisboa, Porto e Coimbra, anunciou o Ministério da Saúde.

O Ministério da Saúde (MS) adianta em comunicado que as crianças chegaram com 10 adultos, acompanhados por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), composta por um médico, um técnico assistente que fala ucraniano e um psicólogo.

LER MAIS

Guterres em Ancara este domingo antes de reunir com presidentes russo e ucraniano

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, visita a Turquia este domingo, antes dos encontros agendados com os presidentes russo e ucraniano.

António Guterres vai reunir-se em Ancara com o Presidente, Recep Tayyip Erdogan, informou o porta-voz do líder da ONU.

O secretário-geral das Nações Unidas visita Moscovo, na Federação Russa, na segunda-feira, onde irá encontrar-se com o Presidente russo, Vladimir Putin.

Fim do conflito? Ainda não está à vista. Os dois meses de guerra na Ucrânia

Faz, este domingo, dois meses que o mundo mudou. As sirenes ecoaram em Kiev. Putin acabara de anunciar uma operação militar especial na Ucrânia. O pretexto? Desmilitarizar e desnazificar o país. "Libertar" a região do Donbass.

LER MAIS

TSF | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana