sexta-feira, 22 de abril de 2022

Portugal | Atuação do comediante Zelensky foi insultuosa - opinião de Paula Santos

Paula Santos (PCP): "A Revolução de Abril foi feita para libertar-nos do fascismo e da guerra, é um insulto esta comparação" (de Zelensky)

Líder parlamentar do PCP diz que "tem havido um cinismo e um branqueamento do regime da Ucrânia", que apelidou de "xenófobo e belicista".

O Partido Comunista Português diz que a referência à Revolução de Abril feita por Volodymyr Zelensky no parlamento português, em comparação com a situação que a Ucrânia vive, "é um insulto".

"A Revolução de Abril foi feita para libertar-nos do fascismo e da guerra, é um insulto esta comparação. O 25 de Abril em Portugal foi para libertar e contribuiu para a libertação dos antifascistas. Na Ucrânia estão a ser presos", afirmou a líder parlamentar do PCP, Paula Santos.

A representante comunista defendeu uma "posição de diálogo, de negociação" e que o PCP está "na luta pela paz", mas deixou várias críticas ao presidente ucraniano.

"Há uma série de questões que Zelensky não respondeu: onde estão os comunistas ucranianos que foram presos? Tem havido um cinismo e um branqueamento do regime da Ucrânia. Na Ucrânia há um regime xenófobo e belicista", afirmou Paula Santos, que reiterou que "o PCP defende o cessar-fogo imediato de todas as partes".

O Presidente da Ucrânia pediu esta quinta-feira armamento pesado e o reforço das sanções à Rússia, num discurso por videoconferência perante o parlamento português.

Volodymyr Zelensky apelou também insistentemente a que Portugal apoie o processo para o seu país aderir à União Europeia e que use a sua influência nos países de língua portuguesa para estes estarem do lado dos ucranianos.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Diário de Notícias

Imagem retirada de vídeo em que Zelensky está bêbado-drogado em PG:

ZELENKY DIVERTE-SE DROGADO DURANTE SUAS FUNÇÕES E MOSTRA EM VÍDEO

Sem comentários:

Mais lidas da semana