sábado, 23 de abril de 2022

RU | Pesadas perdas para conservadores nas eleições locais por causa do Partygate

# Traduzido em português do Brasil

Conservadores enfrentam pesadas perdas nas eleições locais por causa do Partygate, disse o primeiro-ministro

Proeminente backbencher Steve Baker diz que o partido vai 'colher o turbilhão no dia da votação'

Foi dito a Boris Johnson que a fúria pública nos partidos de Downing Street que quebram o bloqueio resultará nos conservadores sofrendo perdas substanciais nas eleições locais do próximo mês, com a possibilidade de o primeiro-ministro receber mais multas da polícia antes do dia da votação.

Steve Baker, um proeminente parlamentar conservador de bancada, disse que os eleitores estavam mencionando repetidamente o escândalo do Partygate na campanha e os conservadores deveriam se preparar para “colher o turbilhão” de apoiar Johnson.

O ex-ministro do Brexit, que pediu a saída de Johnson no início desta semana, disse ao Daily Telegraph que ficou claro que o primeiro-ministro não foi sincero quando pediu desculpas ao parlamento por quebrar as regras de bloqueio, acrescentando: “O problema é que a contrição não durou. muito mais tempo do que levou para sair do escritório do diretor. Quando chegamos à reunião do Comitê de 1922 naquela noite, era o festival usual de bombástica e orgia de adulação. Levei cerca de 90 segundos para perceber que ele não estava realmente arrependido.”

Ele disse que os membros do gabinete que querem que o primeiro-ministro se vá estão “sentados lá gordos, burros e felizes e me deixando fazer o trabalho sujo” em vez de arriscar suas carreiras tentando publicamente forçar Johnson a sair do cargo. O Guardian relatou como os parlamentares acreditam que aliados dos parlamentares conservadores, como Penny Mordaunt e Jeremy Hunt, já estão se preparando para licitações de liderança.

Baker representa Wycombe desde 2010, mas seu assento agora é um alvo importante para os trabalhistas, com as pesquisas atuais sugerindo que o partido de Sir Keir Starmer ganharia o distrito eleitoral se uma eleição fosse realizada amanhã.

“As pessoas viviam sob regras bárbaras”, disse Baker. “Eles foram informados de que, se desviassem um pingo da lei, matariam pessoas. E eles sofreram por isso... Enquanto isso, no nº 10, onde eles deveriam estar obedecendo tanto à letra quanto ao espírito das regras, claramente eles violaram ambos.”

Isso ocorre depois que um relatório da ITV News disse que avisos de penalidades fixas foram enviados por e-mail para autoridades que participaram de um evento de bebidas “traga sua própria bebida” no jardim de Downing Street em maio de 2020, em um momento em que reuniões internas e externas foram proibidas.

Downing Street disse na noite de sexta-feira que Johnson, que admitiu participar da festa no jardim, mas insistiu que “acreditava implicitamente que este era um evento de trabalho”, não recebeu notificação de multa em relação à reunião.

Mas como o primeiro-ministro já foi multado uma vez por participar de seu próprio evento de aniversário em junho de 2020, existe o risco de ele ser multado mais vezes, com alegações de que a polícia está investigando outros cinco possíveis eventos de violação de regras que ele teria. participaram.

O Met disse que não fará atualizações públicas sobre o número de multas emitidas até depois das eleições locais. No entanto, Downing Street afirmou que ainda anunciará se o primeiro-ministro receber mais multas antes do dia da votação.

Além de uma investigação policial e uma investigação da funcionária pública Sue Gray, o primeiro-ministro será submetido a um terceiro inquérito do comitê de privilégios da Câmara dos Comuns sobre o escândalo do Partygate. Ele procurará determinar se ele sabia das supostas violações da regra antes de fazer suas declarações aos parlamentares. Uma tentativa de bloquear esta terceira investigação falhou esta semana , em meio a uma rebelião de bancada.

Enfrentando perguntas sobre as supostas partes durante seu último dia na Índia na sexta-feira, o primeiro-ministro disse que ainda estaria no poder no outono, tendo estabelecido a meta de assinar um acordo comercial com Nova Délhi até outubro.

Jim Waterson | The Guardian

Imagem: Um cartaz pedindo a renúncia de Boris Johnson em um protesto de Downing Street. Fotografia: Tolga Akmen/AFP/Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana