sábado, 21 de maio de 2022

“A vida custa, Costa”. Poeira para os olhos e para o aparelho respiratório

Como se não bastasse os políticos e os governantes atirarem-nos sistematicamente poeira para os olhos temos tido este ano um coadjuvante que ainda complica muito mais os quotidianos europeus, com maior incidência no sul da Europa. Portugal é vítima dessa poeirada, a política e a governativa, trata-se da poeirada vinda do deserto do norte de África, do Sahara.

Já não bastava andarmos ceguinhos de todo e vermos (mal) sempre os mesmos a governarem-se e ainda agora – anunciado para este fim-de-semana – temos de suportar as ditas poeiras de Sahara. Evidentemente que os problemas respiratórios crescem e a certeza é que o Serviço Nacional de Saúde, se a ele recorremos, está completamente entupido, diga a senhora Temido Saudável da Silva o que disser. Presentemente e por costume quem se lixa são os velhos que “batem a bota” como tordos devido à falta de defesas ao covid 19 e as correspondentes medidas de proteção que não são implementadas pelo governo Costa. E agora é isto das mais poeiras saharianas. Até parece que o que querem é matar velhotes e velhotas e, já agora, tirar-nos o ar. Talvez os governos, e este em Portugal também, andem a preparar-se para vender oxigénio com as alcavalas e os respetivos impostos que lhe serão inerentes. Não é de admirar. "Eles" já vendem o sol e alguns até já devem ter vendido as mães. O costume. Bem se dizia: “a vida custa, Costa”.

Hoje, dia 21, Costa lá anda a passear no meio da guerra com o Zelensky. O costume para os que perdem a coluna vertebral e aprendem a rastejar. Pois.

Do Expresso e Lusa ainda mais poeirada, além da que é já hábito quotidiano. Bom dia. (PG)

Nuvem de poeira do deserto atravessa Europa e deve afetar Portugal no fim-de-semana

Seguundo o sistema europeu de monitorização atmosférica Copérnico, trata-se de "mais uma grande nuvem de poeira do Saara" que estará sobre o sul e centro da Europa entre hoje e segunda-feira

Uma nuvem de poeira do deserto do Saara está a atravessar a Europa e deverá estar mais concentrada sobre Portugal e Espanha durante o fim de semana, divulgou esta sexta-feira o sistema europeu de monitorização atmosférica Copérnico.

Trata-se de "mais uma grande nuvem de poeira do Saara" que estará sobre o sul e centro da Europa entre hoje e segunda-feira, refere um comunicado do sistema Copérnico, acrescentando que 2022 está e continuará a ser um ano com "altos níveis de transporte de poeira através do Mediterrâneo e partes da Europa".

"Os valores mais altos" na Península Ibérica deverão registar-se no sábado e no domingo, dia em que a poeira, "com valores muito altos" de concentração da atmosfera, também atingirá a Europa central.

Em meados de março já se tinham verificado grandes nuvens de poeira na Europa ocidental e este ano, nuvens semelhantes provenientes do deserto do Saara também atravessaram o Atlântico até atingirem as Caraíbas.

Períodos de seca e aumento da desertificação fazem aumentar a probabilidade de fenómenos destes, que fazem diminuir a qualidade do ar nas regiões afetadas, sobretudo no caso de as nuvens de poeira passarem a baixa altitude.

Expresso | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana