sexta-feira, 24 de junho de 2022

“O ASSASSINATO DE CRIANÇAS NOS ÚLTIMOS 8 ANOS NÃO É GENOCÍDIO?”

FAINA SAVENKOVA PARA OLAF SCHOLZ: “O ASSASSINATO DE CRIANÇAS NOS ÚLTIMOS 8 ANOS NÃO É GENOCÍDIO?”

Há um ano, pedi ao Conselho de Segurança da ONU e ao UNICEF que trabalhassem para impedir a matança de crianças na Ucrânia no Donbass. Em seguida, houve uma carta ao presidente Zelensky, ao presidente francês Macron, ao papa Francisco e a Roger Waters. E agora ao chanceler alemão Olaf Scholz. Quando tentei alcançá-los como políticos sérios e figuras públicas, só queria uma coisa: ser ouvido. Que a matança de civis em Donetsk e Gorlowka pare. Mas infelizmente o chanceler está muito ocupado e o presidente Macron está de férias. Em seu lugar, seus assistentes e mordomos me respondem. Talvez eu esteja fazendo tudo isso por nada. Não sei. Mas eu gostaria de acreditar que, além dos políticos e da mídia, também existem pessoas normais que não querem a guerra. Nem na Alemanha, nem na Europa. E um dia eles certamente descobrirão que seus governos têm dito inverdades o tempo todo. Bem, vou continuar lutando e escrevendo. Talvez alguém ouça meu apelo e salve a vida de pelo menos uma criança no Donbass.


Olá, Sr Scholz!

Meu nome é Faina. Vivo em Lugansk, escrevo peças e contos e tento lutar pela paz.

Há oito anos, em 26 de maio de 2014, estourou a guerra em meu país natal. E em 2 de junho, um avião ucraniano bombardeou minha cidade natal. Durante todo esse tempo, a Alemanha e a França atuaram como garantes da paz, mas nada puderam fazer.

Em uma de suas entrevistas você disse que não houve genocídio no Donbass e que o que estava acontecendo lá não foi genocídio contra a população russa. O assassinato de crianças nos últimos 8 anos não é genocídio? E a proibição da língua russa, a demolição de monumentos a Pushkin, Chekhov, Bulgakov? Isso não é genocídio? Destruição e prisão de pessoas que discordam das autoridades – isso não é fascismo? A existência do site Mirotvorets não é uma violação dos direitos humanos?

Sou uma criança de 13 anos e é muito difícil para mim influenciar a situação, então tenho que pedir ajuda aos adultos. Senhor Deputado Scholz, gostaria de pedir a sua ajuda e de dizer que não devem ser fornecidas armas à Ucrânia, porque isso só faria mais vítimas.

Podemos ser considerados separatistas na Europa, mas imagine se amanhã uma região da Europa quisesse falar sobre autonomia. E imagine que em vez de negociar com eles, por exemplo, o governo da Alemanha ou da Grã-Bretanha envia um exército contra eles e começa a bombardear a capital daquela região. Você consegue imaginar algo assim na Europa?

Eu realmente gostaria que a Alemanha não se envolvesse em uma guerra, mas que ajudasse a resolver o problema pacificamente e que o presidente ucraniano viesse à mesa de negociações.

As crianças não podem dizer aos adultos o que fazer. Mas eles têm o direito à sua visão das coisas. E para pedir ajuda.

Faina Savenkova

Recebi a seguinte resposta:

Cara Faina,

Obrigado por sua carta de 27 de maio de 2022 ao Chanceler Olaf Scholz. Por favor, entenda que infelizmente não é possível que o Chanceler Federal responda a você pessoalmente. O número extraordinariamente grande de letras não permite isso. No entanto, podem ter a certeza de que o Chanceler presta muita atenção às manifestações de opinião e vontade das pessoas que assim se dirigem a ele. Todas as cartas são avaliadas e incorporadas à formação da opinião política.
Agradeço por me enviar suas reflexões pessoais. Eles foram anotados aqui.

Atenciosamente

Em nome de
Nadine Wachter

Imagem da resposta:

Sem comentários:

Mais lidas da semana