quinta-feira, 16 de junho de 2022

Vitórias da Rússia no Donbass não deixam saída para as tropas ucranianas

#Traduzido em português do Brasil

Kiev continua a aumentar o número de unidades das Forças Armadas da Ucrânia, da Guarda Nacional e da Defesa Territorial em vários setores da frente.

Na região de Kharkiv, o exército russo voltou à ofensiva e está restaurando as posições perdidas. Os combates continuam perto da vila de Stary Saltov, que, segundo alguns relatos, já está sob o controle das forças russas. Também há confrontos nas frentes do Zupovka ao Malye Prohody.

Na área de Izyum, a AFU tenta atacar posições russas na vila de Balakleya. As forças ucranianas estão tentando romper as defesas da direção noroeste e cortar as unidades russas que avançam de Izyum para Slavyansk.

Em 15 de junho, um corredor humanitário foi aberto para que civis deixassem o território da fábrica de Azot em Severodonetsk.

Centenas de civis podem ser feitos reféns em abrigos antiaéreos na instalação que ainda está sob controle ucraniano. O número de militantes ucranianos na zona industrial chega a 2 mil combatentes, um quarto deles são mercenários estrangeiros.

Após combates prolongados, as forças lideradas pela Rússia reivindicaram o controle de Vrubovka na área de Zolotoe. Unidades russas conseguiram romper a defesa da 10 brigada de assalto da AFU em Vrubovka e ganhar uma posição em seus arredores. As unidades ucranianas em retirada fortalecem sua defesa em Nikolaevka e puxam reforços para lá.

Na área de Svetlodarsk, a luta continua por Semigorye e Vershina. O grupo ucraniano da usina termelétrica de Uglegorsk corre o risco de ser completamente cercado nos próximos dias.

A AFU lançou uma série de ataques nas direções Mykolaiv e Kherson. Kiev está tentando desenvolver uma ofensiva e alcançar qualquer sucesso significativo, o que é necessário para o governo Zelensky como um símbolo da capacidade do Exército ucraniano de ainda conduzir operações ofensivas. Até agora, nenhum sucesso estratégico foi alcançado.

Em 15 de junho, mísseis russos Kalibr atingiram a área do assentamento de Zolochiv na região de Lviv. Como resultado, um depósito de munição para armas estrangeiras transferidas para a Ucrânia pelos países da OTAN, incluindo obuses M777 de 155 mm, foi destruído.

Entre outros alvos para mísseis russos estava o aeródromo militar de Voznesenk, na região de Mykolaiv. Ataques russos destruíram equipamentos de aviação das forças aéreas ucranianas.

Na manhã de 15 de junho, a AFU atacou o posto de controle na região russa de Kursk, mas não pôde continuar sua ofensiva e recuou.

Os bombardeios contra civis na RPD continuam. Somente em 14 de junho, 18 assentamentos da República foram atingidos pela artilharia ucraniana. Como resultado dos ataques, 2 civis foram mortos, 8 outros ficaram feridos, incluindo uma criança de 12 anos.

Militantes ucranianos dispararam novamente contra Chernobayevka perto de Kherson. Um homem civil e uma mulher foram mortos, mais civis ficaram feridos.

Última hora | A situação militar de hoje (16.06) no leste da Ucrânia

As forças russas reivindicaram o controle da vila de Sydorove;

Os confrontos entre a AFU e as forças russas continuam na fábrica de Azot na cidade de Severodonetsk;

Os confrontos entre as forças AFU e russas continuam na área de Zolote;

 Confrontos entre as forças AFU e russas foram relatados a sudeste de Bakhmut.

South Front

Sem comentários:

Mais lidas da semana