sexta-feira, 8 de julho de 2022

NOVELAS LUSAS E DE SUA MAJESTADE A PENDURA. DO MUNDO E MAIS ALÉM

Os portugueses chegaram primeiro à concentração. Faltam os do resto do mundo.

Um Portugal curto no Expresso Curto, É o Portugal dos Pequeninos e de uma Europa e resto do mundo a abarrotar de trotil (por enquanto guardem bem o nuclear). Eis em baixo a mirabolante novela de um despenteado mental e inepto chamado Boris Johnson, escória da ilha de sua majestade, que não nossa – lagarto, lagarto e batida três vezes na madeira da Nau Catrineta.

Que esse tal Boris se vai demitir, dizem. Ainda não vimos nada. Esses tais súbditos carneirinhos amodorram, esperam pacientemente, nem balem de modo a serem ouvidos e verem suas vontades realizadas. Andam a sustentar as maluqueiras, bebedeiras e mentiras desse crápula Boris… Que vergonha. Andaram, andam, continuam. O paspalho está grudado ao poder com araldite ou merda muito seca a condizer com ele. Bem haja Sir Robin Hood, esse pai dos pobres e dos desafortunados!

De cá, do Portugal dos pequeninos o Curto tem algumas coisitas a condizer com a modéstia e a cobardia lusa. As escolas dos abastados são melhores que as dos pelintras, diz estudo. Os calhaus empedernidos ainda continuam a estudar estas merdas – que todos sabem, incluindo os iletrados. Não queremos aqui pôr mais na escrita nem nos anteciparmos ao Curto da lavra de Ricardo Marques. Sigam para Bingo. Bom fim de semana de agruras, exploração, de fome, sem teto e muita miséria dos muitos portugueses que disso são vítimas. Felizmente que esta parte quase ninguém sabe ler e muito menos interpretar. “Está tudo na boa, tempo de praia”, dirão com sorriso amarelo.

Inté e boa vida de miséria com balidos merecidos e apropriados. Pois.

MM | PG


Escolas ordenadas, aeroportos desordenados e uma viagem ao passado. O Expresso está nas bancas

Ricardo Marques | Expresso Curto

Bom dia

Escolas ordenadas, aeroportos desordenados e uma viagem ao passado. O Expresso está nas banca.

Hoje é sexta-feira e isso significa que há Expresso nas bancas. Uma lufada de ar fresco para um dia que se prevê de muito calor. Já sabe, proteja-se e prepare-se para conhecer os temas que vão marcar a agenda dos próximos dias.

Começamos com uma notícia de última hora: o ex-primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, foi atingido a tiro durante um comício. Encontra-se no hospital e, segundo a comunicação social, não apresenta sinais de vida.

Notícia conhecida ao final da manhã de ontem: Boris Johnson caiu, o Reino Unidos ficou sem primeiro-ministro e a polémica quanto à sucessão promete arrastar-se nos próximos dias. Um barco à deriva, portanto.

A manchete do seu Expresso marca o tom para o grande tema desta sexta-feira: os rankings das escolas. Além de saber quais estão no topo da lista, importa fixar este dado: “Notas de colégios privados sem controlo”. O ministério da Educação deixou de ter acesso às classificações dadas nas escolas privadas e a menor fiscalização da inflação de notas agrava desigualdades no acesso à faculdade.

O segundo tema na pista principal da atualidade é, claro, o novo aeroporto de Lisboa. Depois da trapalhada do despacho revogado, o Presidente da República quer que a opção final seja aprovada no Parlamento. O diploma que Pedro Nuno Santos apresentou, e depois foi obrigado a retirar, previa a opção Alcochete e isso obrigaria, entre outras coisas, a uma renegociação com a ANA.

Mário Ferreira, o atual dono da TVI e da CNN Portugal, esteve nas notícias durante toda a semana. O Expresso recorda os pormenores de um história que ganhou novo fôlego. O empresário diz que está a ser alvo “de uma tentativa de linchamento”.

Por falar em aviões e aeroportos, a semana foi tudo menos fácil. Atrasos, cancelamentos e, como lhe contamos no Expresso, um número surpreendente. Há oito mil malas perdidas na Portela. Número que tende a crescer porque, parece, a confusão vai durar até ao fim do verão…

O SEF vai durar um pouco mais. O Governo prevê que o serviço só será extinto dentro de um ano.

Deixo-lhe ainda mais três notas rápidas, antes de darmos o salto para o mar das páginas da Economia:

- As autoridades portuguesas estão a investigar casos de tráfico de armas em carros de luxo ucranianos;

- As greves em Portugal já estão ao nível de 2015 e a guerra na Ucrânia ameaça a solidez da CGTP;

Diga vinte e três. Outra vez. 23. É muito ou pouco? Vejamos: o Fisco só ganha 23% dos processos no tribunal arbitral – para onde seguem, por regra, os grandes processos. As decisões demoram, em média, seis meses e os árbitros ganham mais do dobro dos juízes.

Ainda se lembra de termos falado, há pouco, do aeroporto? Pois bem, os preços das casas no Montijo e em Alcochete levantaram voo à boleia dos projetos anunciados.

O lado psicológico da inflação: os agentes económicos já deixaram para trás a referência de 2% e, por isso, a inflação pode aumentar ainda mais.

Um dos destaques das páginas de Economia é a entrevista ao líder da Fosun, empresa dona da Fidelidade e que detém 30 % do BCP. E o que diz Guo Guangchang? “Não vamos vender em Portugal”.

Dia de calor, já se disse e sente-se, é ideal para uma viagem no tempo rumo ao Havai do final do século XIX, início do século XX. Seguimos à boleia da grande vaga de emigração portuguesa. Milhares de pessoas empurradas pela miséria que atravessaram os mares à procura de futuro nas ilhas do pacífico.

Entramos no mundo secreto e milionário dos concertos privados. Os melhores artistas do mundo na sua sala, e não apenas na televisão. É possível, claro, mas tudo tem um preço.

E chegamos ao fim com uma entrevista a um dos grandes pensadores políticos do século XX. Francis Fukuyama fala sobre o fim da história, as ameaças à democracia e, claro, a guerra na Ucrânia.

Aproveite as dicas que temos para si no Guia Portugal Secreto, hoje dedicado ao Algarve.

E aproveite a sombra para ouvir alguns dos melhores podcasts feitos em Portugal:

“O atletismo não é um desporto bem remunerado. Eu sou das atletas que está mais confortável, porque tenho patrocínios” Em entrevista a Francisco Pinto Balsemão, no podcast Deixar o Mundo Melhor, a campeã de triplo salto, Patrícia Mamona, recorda o início do seu percurso no Clube Juventude Operária Monte Abraão,a importância do seu treinador de longa data José Uva, e fala ainda dos seus planos ambiciosos no atletismo e também a nível pessoal

China: Xi Jinping aproxima-se da Rússia por se sentir “ameaçado pelos EUA” O maior e mais populoso país do mundo e que, embora distante da Europa, assume um papel essencial neste conflito da Ucrânia. Martim Silva convida António Caeiro, um dos mais experimentados jornalistas nacionais em matérias relacionadas com a China, para este podcast Bloco de Leste

Boris caiu, o que se segue e quem se segue? Um episódio extra do Expresso da Manhã sobre Boris Johnson, que não resistiu à pressão das demissões em catadupa no seu governo e demitiu-se para não ser demitido. O Partido Conservador tem agora de encontrar um sucessor ou uma sucessora, num processo que se vai arrastar até Outubro.

Desejo-lhe uma excelente sexta-feira e um ótimo fim de semana.

Já sabe, estamos consigo em permanência em www.expresso.pt

Sem comentários:

Mais lidas da semana