domingo, 18 de setembro de 2022

Angola | CADEIRAS VAZIAS E MENTIRAS – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

A UNITA perdeu as eleições. O seu líder diz que ganhou. A UNITA elegeu 90 deputados. Mal tomaram posse, avançaram com a política de cadeiras vazias, abandonando a Assembleia Nacional. Adalberto da Costa Júnior manifestou o seu orgulho por este gesto, numa entrevista à CNN Portugal. Voltou a dizer (amanhã diz o contrário) que o seu partido vai recorrer às instâncias internacionais para se pronunciarem sobre os resultados eleitorais. Ele ainda não sabe que isso é impossível. Ele ainda não sabe que Angola é um Estado Soberano. Ele ainda está com o regime de apartheid, que serviu sem vacilar e, pelos vistos, sem arrependimento, por ter traído África e o Mundo.

Este homem prometeu ao eleitorado a alternância. Perdeu e logo regressou ao bota-abaixo. O seu objectivo é destruir tudo o que está de pé. Matar tudo o que respira. E trair. Matar, destruir e trair sempre, até um dia tropeçar com o braço longo da Lei, como o seu mentor Jonas Savimbi. 

Este partido que faz política de cadeiras vazias prometeu respeitar e aceitar o jogo democrático. Os seus eleitos só estão interessados no dinheiro e nas mordomias. O abandono, hoje, da Assembleia Nacional é a prova de que não estão interessados no parlamentarismo. Nem sabem o que isso é. Apenas querem o cargo e o que ele dá em dinheiro e mordomias. Traíram os seus eleitores, no primeiro instante da sua vida parlamentar. Vão continuar a trair até ao fim da legislatura.

Adalberto da Costa Júnior continua a dizer que os seus deputados vão avançar para uma Revisão Constitucional. Um líder partidário que fala de alternância e não conhece as regras mínimas da democracia, não passa de um impostor. Ou então finge que não conhece e continua a mentir aos seus apoiantes, depois das aldrabices da campanha eleitoral.

Porque rever a Constituição só é possível nos prazos que ela própria define. E isso atira para o final da legislatura. Rever a Lei Fundamental só é possível com uma maioria qualificada. A UNITA tem uma minoria fugitiva. E abandona o Parlamento quando é preciso trabalhar.

A UNITA abandonou a Assembleia Nacional alegando que tinha combinado com o MPLA ficar com o primeiro vice-presidente. Virgílio de Fontes Pereira, presidente cessante do grupo parlamentar do MPLA, desmentiu liminarmente que tivesse havido qualquer acordo. Nem podia haver. Porque ainda não existe grupo parlamentar do MPLA. Recorrem à mentira com uma desfaçatez nunca vista.  

Adalberto da Costa Júnior diz que a luta da UNITA vai ser na rua mas também na Assembleia Nacional. Mentira. Só querem a rua, através dos “revus” e das hordas de vândalos que todos os dias tentam subverter a ordem democrática. Adalberto defende os arruaceiros e acusa as autoridades. Espero que nunca precise de ser defendido pelos agentes da autoridade, das investidas dos seus aliados de hoje. 

O general Francisco Furtado disse que as forças da ordem já removeram da via pública milhares de pneus que estavam em pilhas, prontos a arder. Adalberto ficou frustrado. Acha que é legal incendiar pneus, fazer barricadas nas ruas, apedrejar autocarros e comboios, destruir equipamentos sociais. É esse o país que ele quer. A cereja no topo do bolo deles vai ser fazer fogueiras na Praça da República e atirar para as chamas as mulheres que estão a ser empoderadas. Odeiam de morte, as elites femininas, 

Ninguém me tira da cabeça que os sicários da UNITA abandonaram a Assembleia Nacional, porque tem uma mulher como presidente. Quem queimou vivas as elites femininas da UNITA e seus bebés nas fogueiras da Jamba, não pode aceitar que uma mulher seja a titular de um órgão de soberania. A política de cadeiras vazias hoje posta em prática no Parlamento é um péssimo sinal. 

O rei dos arruaceiros, deputado Nelito Ekuikui, disse que a UNITA tem muito poder, representa 44 por cento dos angolanos. As suas vozes alugadas e escribas avençados repetem o mesmo. Mentira, sempre a mentira como instrumento de intervenção política. A UNITA registou 43,9 por cento dos votos expressos, 2.727.885 eleitores. O número total de votantes passa os 14 milhões. Angola tem mais de 30 milhões de habitantes. Não, o Galo Negro apenas representa 43,9 porcento dos votos expressos.

Aí está a UNITA da mentira e das cadeiras vazias, pronta para sabotar a legislatura. Quem votou neles que resolva essa maka. Porque eles vão apostar tudo no quanto pior melhor. E isso vai castigar quem já está mal, ainda que 90 sicários da UNITA e seus apêndices tenham uma vida refastelada à custa dos eleitores, que traíram logo na primeira oportunidade, abandonando a Assembleia Nacional.

Esta noite, a TPA emitiu mais um “Política no Feminino”. As femininas deram um festival de racismo e xenofobia. Uma delas disse que os estrangeiros só trazem para Angola e os diplomas mas quem trabalha são os angolanos. Atiraram-se com unhas e dentes aos chineses que vivem em Angola.

Também Falaram da tomada de posse do Presidente e da Vice-Presidente da República. Deram uma pincelada na eleição de Carolina Cerqueira (muito rapidamente…) e ignoraram a notabilíssima intervenção da Presidente do Tribunal Constitucional. Kanguimbu Ananaz chamou a João Lourenço o Pai da Nação. A feminina Josefa diz que o abandono dos deputados da UNITA é bom! 

E cada feminina não de esqueceu de lhe atribuir qualidades extra planetárias. A coisa começa bem. Só falta o estado terrorista mais perigoso do mundo instalar uma base militar em Angola, de preferência no Ambriz. Ou mesmo no Soyo. Quem sabe, em Cabinda.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana