quinta-feira, 15 de setembro de 2022

JOÃO LOURENÇO TOMA POSSE EM ANGOLA

Investidura do Presidente reeleito de Angola, João Lourenço, está decorrer na Praça da República, em Luanda. Autoridades, chefes de Estado e de Governo de vários países estão presentes.

A cerimónia de investidura do Presidente reeleito de Angola está a decorrer em Luanda, perante 12 chefes de Estado e dezenas de outros representantes, mas sem a presença do principal líder da oposição, que contestou os resultados das eleições de 24 de agosto.

Depois de deixar o palácio presidencial, João Lourenço chegou à Praça da República acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, passando revista às tropas, em parada. O Presidente reeleito fará a seguir o juramento à Nação. Logo após a assinatura do termo de posse e respetivos termos individuais.

Em seguida, será a vice-Presidente, Esperança Costa, vai realizar os mesmos atos. 

Diferente de 2017, a cerimónia de hoje não é aberta ao público. O acesso ao local da investidura é apenas por convite. Cerca de 15 mil convidados acompanham o evento.

Representantes lusófonos na posse

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, o único país europeu a fazer-se representar ao mais alto nível, e diversos chefes de Estado africanos.

Dos lusófonos, estão os Presidentes da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló -- também presidente da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) -, de Cabo Verde, José Maria Pereira Neves, de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, de acordo com informação do Ministério das Relações Exteriores angolano.

Moçambique enviou o ministro da Defesa e Timor-Leste será representado pela embaixadora.

Mais convidados

Outros Estados africanos como a República do Congo, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Zâmbia, Namíbia e Zimbabué estão também representados a nível presidencial, bem como a República Árabe Sarauí Democrática.

A nível de vice-Presidente, estão representados a Tanzânia e o Burundi. Cuba, Ruanda, Madagáscar e Essuatíni enviam os respetivos primeiros-ministros.

O Governo chinês terá um enviado especial, Liu Yuxi, enquanto os Emirados Árabes Unidos, Catar, Argélia, Venezuela, Nicarágua, Chade, Senegal, Gana e Sérvia estarão representados a nível ministerial.

Estão também representadas organizações internacionais, nomeadamente a União Africana, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, além das Nações Unidas.

Num dia decretado como tolerância de ponto, a população também acompanhar a cerimónia. Desde cedo, os angolanos convidados começaram a chegar ao local. 

Deutsche Welle | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana