segunda-feira, 24 de outubro de 2022

101ª Aerotransportada dos EUA está na fronteira da Ucrânia “pronta para lutar esta noite”

Um comandante disse: “isto não é um desdobramento de treinamento, é um desdobramento de combate”

Kyle Anzalone | South Front | Publicado originalmente no AntiWar

A Casa Branca enviou milhares de soldados americanos a poucos quilômetros da Ucrânia para se preparar para a guerra, segundo a  CBS News.  Oficiais que falaram com a agência revelaram que estavam lá para o combate contra a Rússia.

#Traduzido em português do Brasil

O general de brigada John Lubas confirmou que quase 5.000 soldados da 101ª Aerotransportada recentemente se juntaram aos 100.000 soldados americanos já enviados para a Europa. Lubas descreveu suas tropas como estando em “pleno desdobramento” e estão se preparando para lutar contra soldados russos na Ucrânia. “Esta não é uma implantação de treinamento, esta é uma implantação de combate para nós. Entendemos que precisamos estar prontos para lutar hoje à noite”, disse ele.

O repórter da CBS Charlie D'Agata foi incorporado às forças americanas enquanto realizavam exercícios militares – em uma base operacional avançada – a quatro milhas da fronteira com a Ucrânia. A 101ª Aerotransportada está engajada em exercícios conjuntos com as forças romenas, simulando o combate de soldados ucranianos contra tropas russas.

VER VÍDEO – CBS em Youtube

O coronel Edwin Matthaidess disse que suas forças estão “observando de perto” os soldados russos, “construindo objetivos contra os quais praticar” e conduzindo jogos de guerra que “replicam exatamente o que está acontecendo” na Ucrânia.

A CBS News informou: “O objetivo [da Rússia] é cortar todo o acesso ucraniano ao mar, deixando o país e suas forças militares sem litoral”. A CBS News não forneceu uma fonte para essa afirmação. O Kremlin disse publicamente que seu objetivo de guerra é limitado ao leste da Ucrânia.

Lubas declarou que a divisão estava “pronta para defender cada centímetro do solo da OTAN”. No entanto, Moscou nunca ameaçou invadir um país da OTAN. A Ucrânia não é membro da OTAN. Quando o presidente Zelensky disse que a Ucrânia deveria ser permitida na aliança do Atlântico Norte no mês passado, o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan e o secretário-geral da OTAN Jens Stoltenberg rejeitaram a proposta de Kiev.

A 101ª Aerotransportada é uma divisão de infantaria leve. Ele carrega o apelido de “Águias Gritantes”, já que o Pentágono utiliza o 101º como uma força que pode se desdobrar em todo o mundo em poucas horas. Lubas descreveu sua divisão como trazendo uma “capacidade única, de nossa capacidade de ataque aéreo… Somos uma força de infantaria leve, mas, novamente, trazemos essa mobilidade conosco, para nossas aeronaves e ataques aéreos”.

O major-general romeno Lulian Berdila disse à CBS News que a presença de tropas americanas era uma reminiscência da Segunda Guerra Mundial: “O verdadeiro significado para mim, ter as tropas americanas aqui, é como se você tivesse aliados na Normandia antes que qualquer inimigo estivesse lá”. O 101º não foi implantado na Europa desde a última guerra mundial.

*Kyle Anzalone é editor de opinião do Antiwar.com, editor de notícias do  Libertarian Institute e co-apresentador do  Conflicts of Interest 

LER MAIS EM SOUTH FRONT (inglês – use o tradutor se necessário):

Shoigu acusa: Kiev pronto para usar a bomba suja. Escalonamento em uma etapa

Situação militar na região de Kharkiv, Ucrânia, em 23 de outubro de 2022 (atualização do mapa)

Sem comentários:

Mais lidas da semana