quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O MUNDIAL DO CATAR SOBRE CADÁVERES, CORRUPÇÃO E DESUMANIDADES

Vem aí pontapé na bola. Às 16:00 horas de hoje é o Portugal x Gana no Mundial de Futebol no Catar, sobre cadáveres e corrupção. Repleta de gentinha que se está nas tintas para isso. Os Direitos Humanos... Oh, sim, pois… Mas na prática e nas suas vidas, no íntimo, estão-se borrando para esses tais direitos dos outros. Preferem obstinadamente olharem para os seus umbigos e usar carradas de hipocrisia a fazer de conta que são contra as desumanidades que tramam os plebeus, o povinho, os que constroem prédios, pontes, estradas, mobílias, labutam na agricultura, higienizam as ruas das cidades repletas de porcalhões displicentes, etc.

Dirão os recos: Ora, ora, isso agora não interessa nada. Que se lixem os moralismos e os direitos humanos. O meu umbigo é que não pode nem deve lixar-se. Pois. 

É assim que “a coisa” funciona. É assim que dá para ver, cheirar, ser vítima, sentirmos – os que sentem – a grande desilusão acerca da humanidade. O reino animal assim funciona e se comporta em grande escala. Deixem-se de loas porque na verdade existem milhões que parece que não raciocinam ou fazem-no de forma errada, não reconhecendo quanto lhes falta para serem realmente humanos com tudo que isso implica. Levam a vida no seu próprio chiqueiro apoiados nos seus próprios eus, e mais eus, limitados por cercas repletas de longos e permanentes egoísmos… Oh porra! Que se lixe esta conversa, pensaram de si para si logo loguinho a meio do parágrafo anterior… O mundial sobre cadáveres é que é. Bom recreio e adiante.

Fiquem com isso e com o mundial sobre cadáveres. Adeusinho e um queijo. Bom dia, se conseguirem.

O Curto já a seguir. A mostra de como e quanto a FIFA é pífia. Goooolo!

MM | PG


O (primeiro) Dia B

José Cardoso, editor adjunto | Expresso (curto)

Bom dia,

B, de bola. Hoje, quinta-feira, 24 de novembro, é o primeiro dia do resto da participação da seleção portuguesa no Mundial de Futebol do Catar. A partir das 16h no continente, pode ver (na TVI) Portugal a enfrentar o seu primeiro adversário da competição, o Gana.

Quem são e que características têm os jogadores ganeses é o que pode ver AQUI, com uma certeza: eles são jovens, ambiciosos e procuram uma inspiração como a de 2010. Seja como for, o selecionador nacional, Fernando Santos, diz que se deitou esta noite muito tranquilo.

Vamos lá, cambada, que a questão é mais séria do que se possa pensar?

Um dos espectadores que estará no estádio é o Presidente Marcelo, que o Parlamento autorizou (como manda a lei) a deslocar-se a Doha. Mas será que esta norma, que já tem dois séculos, ainda faz sentido? Constitucionalistas consultados pelo Expresso consideram que sim.

Um dos jogadores portuguesas que vai estar em campo e de que mais se tem falado é… Cristiano Ronaldo, não por causa da seleção nem do Mundial mas por causa do clube onde jogava até agora. Mas não é disso que ESTE ARTIGO trata, mas sim do primeiro clube onde jogou. Que será feito dos seus camaradas de equipa de então?

Se não acompanhou, os resultados dos jogos mais recentes foram: a Bélgica venceu por 1-0 o Canadá, que voltou a um Mundial 36 anos depois; a Espanha deu uma goleada de 7-0 à Costa Rica; mais uma surpresa, o Japão venceu por 2-1 a Alemanha, cujos jogadores tinham sido proibidos de fazer um gesto e fintaram a FIFA fazendo outro; e Marrocos empatou 0-0 com a Croácia.

Sobre o Mundial do Catar – não sobre futebol, mas sim sobre o país anfitrião e o seu regime – há outras sugestões de leitura que deixo lá mais para baixo, na habitual secção O Que Ando a Ler. Por agora, vamos a

OUTROS ASSUNTOS

Orçamento Depois de três dias de debate, terminam hoje as votações, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2023. Ontem o PS deixou passar 15 propostas da oposição e aprovou mais de 30 dos próprios socialistas, incluindo novas regras para as pensões e para o arrendamento. Está tudo resumido AQUI. E a partir das 15 horas pode seguir ALI, em direto, o último dia de debate e de votações.

Ucrânia A capital enfrenta o pior inverno desde a II Guerra Mundial na sequência dos ataques russos a infraestrurturas ucranianas de energia e o parlamento Europeu foi alvo de um ataque informático depois de ter aprovado uma Resolução reconhecendo a Rússia como “um Estado patrocinador do terrorismo”. Pode ir acompanhando a evolução da situação no nosso DIRETO.

Prevaricação Mais um caso de crimes autárquicos, agora envolvendo o anterior e a atual presidente da Câmara de Arouca. Decidiram entregar “de boca” uma empreitada viária à empresa de construção do presidente do clube de futebol local.

Pinho Mais uma achega para o processo judicial do ex-ministro Manuel Pinho no “caso EDP”. Agora porque Pinho se queixou à Procuradoria Geral da República da atuação do procurador que chefiou as buscas a sua casa em Braga – e a Procuradoria abriu um processo de averiguações.

Votos O PSD apresentou uma proposta de revisão constitucional que inclui a redução para 16 anos da idade legal para votar em Portugal, mas deve ter o mesmo destino de propostas semelhantes feitas no passado por BE e PAN. Mas qual é afinal a idade certa para começar a votar? Depende do país.

Tráfico De pessoas Foi ontem notícia o desmantelamento de uma rede de tráfico de imigrantes no Alentejo liderada por pessoas da mesma nacionalidade. Foi a maior operação policial dos últimos anos, envolvendo 400 inspetores. Tem os pormenores NESTE ARTIGO.

Censos 2021 Foram publicados os dados do recenseamento feito em Portugal no ano passado e pelo menos dois deles são desoladores: há demasiados portugueses que vivem sozinhos e também ainda há demasiados portugueses que não sabem ler e escrever. Sobre residentes em Portugal, emigrantes, regressados, municípios e idosos veja AQUI os números.

Energia A União Europeia reúne hoje os ministros da energia para discutirem o travão ao aumento excessivo do preço do gás, que atinge valores recorde. Também hoje, Portugal vai exportar eletricidade o dia inteiro para Espanha.

Black Friday Como estamos a viver esta semana a febre anual da Black Friday, leia ESTE ARTIGO para evitar dissabores em compras feitas online.

Alertas Para ISTO e para AQUILO.

FRASES

“[Marcelo] tem de conseguir censurar-se um bocadinho mais, ponderar melhor os momentos em que intervém”
Miguel Poiares Maduro, ex-ministro coordenador do PSD para a revisão constitucional

“A Constituição não pode permitir que seja o Parlamento a decidir qual é a agenda de viagens do presidente”
Idem

“Portugal continuará a ser o campeão do esbulho à classe média”
Carlos Guimarães Pinto, deputado da Iniciativa Liberal

“Eu prevejo que a decisão seja uma condenação”
Catarina Pires, juíza do caso Duarte Lima, cuja frase levou o ex-deputado a pedir o seu afastamento

O QUE PODEMOS OUVIR

No Mundial, prognósticos só no fim! Quem pode vencer o torneio? Entre os portugueses há quem acredite ser possível chegar à final e ganhar. Ambição legítima ou presunção e água benta, que cada um toma a quer? O comentador da SIC Luís Cristóvão responde a Paulo Baldaia no Expresso da Manhã

Estamos a viver o fim de uma bolha nas empresas tecnológicas? Queda a pique nas cotações, lucros a encolher e milhares de despedimentos. O cenário é assustador no mundo da tecnologia depois de anos de forte crescimento. Dias a lembrar as dot.com do início do século XX, para ouvir no Money Money Money com João Silvestre

Não vamos lá, cambada? Isto é mais sério que um jogo de bola. Na Comissão Política moderada por Vítor Matos, as questões éticas que se levantam com a viagem das mais altas figuras do Estado ao Mundial do Qatar, apoiar a seleção, estão no centro do debate público, mas a discussão é muito mais séria e abrangente do que se possa pensar

O QUE ANDO A LER

Nada – no que diz respeito a livros.

O que não significa que não deixe aqui três propostas de leitura de outros tantos artigos que (Catar oblige…) andei a ler.

O primeiro foi publicado na mais recente edição da nossa revista e explica o que ganha o Catar com este Mundial. Pode lê-lo AQUI (no caso de não ser assinante, pode resolver o assunto rapidamente e a preço de saldo indo AQUI).

A revista The Atlantic considera que o mundial do Catar é o maior absurdo da história do desporto – e explica porquê. Por último, pode ler a História do Catar, o perfil da família reinante (do atual emir, Tamim bin Hamad al-Thani, ao seu pai e antecessor, Hamad, que por sua vez tinha derrubado o pai) e quando e como o dinheiro começou literalmente a jorrar clicando aqui, por exemplo.

Para se manter informado, quer sobre a pequena petromonarquia que deixa muito a desejar no respeito pelos direitos humanos quer sobre outros assuntos, vá andando por aqui. Sobre futebol propriamente dito, o caminho mais direto é este.

Boas jogadas

Sem comentários:

Mais lidas da semana