quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

A DERROTA DE MARROCOS E A ESMOLA DE BIDEN – Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O Senado dos Estados Unidos da América aprovou por larga maioria um pacote de 40 mil milhões de dólares de ajuda militar e humanitária à Ucrânia. Antes, a USAID (instituição tenebrosa controlada pela CIA) foi ao Banco Mundial buscar 8,5 biliões para a Ucrânia comprar armas e pôr a funcionar as instituições governamentais. 

Hoje Joe Biden anunciou, no encerramento do Fórum de Negócios da Cimeira EUA-África, que vai destinar 500 milhões de dólares para projectos nos países africanos, que incluem esta parte fabulosa: Compra de fertilizantes para os camponeses.

A propaganda da Redacção Única alimentada e controlada pelo estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) diz que a guerra em Angola acabou há 20 anos. Mentira. Só no final do próximo ano as instituições especializadas dão por concluída a desminagem em todo o território. 

As comunidades rurais devem considerar que estamos em guerra. Portanto, antes dos fertilizantes do Joe Biden, aguardem pela retirada de todas as minas terrestres e outros explosivos que matam e mutilam. Sabem quem implantou esses engenhos mortíferos? As forças do regime racista de Pretória e seus criados da UNITA.

Dificuldade não negligenciável. Daqui a um ano, Biden pode estar preso. A Justiça já está a investigar os negócios da sua família na Ucrânia, nomeadamente as fábricas de armas biológicas. 

Como no estado terrorista mais perigoso do mundo (EUA) existe pena de morte, pode ser que os Chefes de Estado presentes na cimeira da submissão sejam convidados a regressar um dia destes, para assistirem ao espectáculo da execução do amo, na cadeira eléctrica ou na câmara de gás. Tenham coragem. Ninguém chore publicamente a morte do dono tão generoso, que vos deu uns trocos para fertilizantes.

O anúncio dos 500 milhões de dólares para fertilizantes e outras esmolas não causou qualquer reacção entre os Chefes de Estado presentes no Fórum de Negócios da Cimeira EUA-África. Se o encontro metesse honra e dignidade, quando Biden anunciou o insulto, levantavam-se todos, abandonavam a sala e iam beber um copo. Por estas e por outras é que África continua a ser o posto de abastecimento grátis das matérias-primas de que eles necessitam para viverem o sonho americano. 

Para os africanos ficam os pesadelos e uma esmola de 500 milhões de dólares, enquanto para um pobre país do Leste da Europa vão 50 mil milhões de dólares. Se somarmos esta verba aos 30 mil milhões de euros que a União Europeia já deu e os 28 mil milhões que vai dar agora, temos a quantia exacta que vai parar aos cofres da indústria bélica norte-americana e europeia. Grandes negócios! Os 500 milhões de dólares para o continente africano são uns bagos de jinguba. Um insulto. Uma falta de respeito. 

Hoje a selecção de Marrocos jogou com a França a meia-final do Mundial de Futebol do Catar. O que aconteceu naqueles 96 minutos é o retrato fiel do que se passa no continente africano há quase 600 anos. Os marroquinos foram escandalosamente roubados pela equipa de arbitragem. E do lado da selecção europeia, foram atletas de origem africana que mostraram como se joga. Alguns são campeões do mundo. Os países africanos são saqueados de todas as suas riquezas, até de cérebros humanos. 

Até quando abusareis da nossa paciência? Pelos vistos ainda é preciso esperar mais uns séculos. A Cimeira EUA-África é uma prova indesmentível dessa tragédia. O Presidente Nyusi ainda deu um ar da sua graça e disse, olhos nos olhos, aos patrões ianques que se em África há corruptos, são os senhores empresários norte-americanos e de outras paragens que os corrompem. Entre corruptor e corrompido, não se sabe qual deles é mais asqueroso. Eu aposto no corruptor.

Vai longa a noite e eu estou triste com a derrota de Marrocos. Amanhã é outro dia.

*Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana