terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Bom dia povinho luso-contido-estupidamente-distraído… Pois, já sabem como é a dose

Curto e redondo, a misturar-se com o futebol que vai pelo mundial da vergonha ou dos sem vergonha. Este é o seu Expresso Curto que nos chega ao PG em formato newsletter e que nós partilhamos com os que aqui o consumirem. Bom dia, é o que desejamos para todos, da esquerda à direita, para os amorfos, para os alienados da redondinha que partem e agridem declarados adversários clubistas porque… andam todos estúpidos – por isso são alienados. Bom dia gentes que andam numa de “vai com os outros”. Sim, esses são os portugueses e muitos outros aqui na dita Europa que é colónia do império EUA. Lá vamos cantado, chorando e rindo… Levados, levados sim, por políticos de merda que só servem os seus interesses e dos seus amigos mais ricos, mais das guerras, mais de gerarem misérias e fomes desde que lhes rendam lucros dos seus 'status' e das suas contas bancárias em offshores e quejandos… Pantomineiros e ladrões de um povo e país que anda a ser “levado sim”. Abram os olhos, mulas! Povinho contido há-de sempre ser vencido! Aqui e na UE.... E no mundo. Que é o que vemos e sabemos...

Pois foi. Hoje acordámos atarantados e a sair da cama enfiando os pés no penico… Avancemos para o Curto. Está já a seguir, em baixo. Ora, ora, em baixo anda a maioria do povinho luso-contido-estupidamente-distraído… 

Pois, já sabem como é a dose. Curto a seguir. Leia Exoresso expressamente :).

Apesar de mal, fiquem bem. (PG)

ESTAMOS PREPARADOS?

Pedro Lima, editor-adjunto de economia | Expresso (curto)

Bom dia,

O futebol volta hoje a tomar conta de grande parte do espaço mediático português, com o jogo decisivo entre Portugal e a Suíça dos oitavos de final. Mas para quem já não pode ouvir falar do assunto e está enjoado pelo tempo destinado a discutir lances e ‘bocas’ de jogadores e treinadores e comentadores, a boa notícia é que, contando com o dia de hoje, já só faltam 13 dias para o Campeonato do Mundo terminar. Menos do que os dias que já passaram – 15 – desde o início da competição…

Sobre quem passa à próxima fase, a resposta cabe a quem estiver dentro das 4 linhas mais logo a partir das 19h mas não é difícil encontrar quem considere Portugal favorito. E para já as equipas dadas como favoritas estão a conseguir avançar para os quartos de final. No sábado os Países Baixos afastaram os EUA e a Argentina afastou a Austrália. No domingo foi a vez de França derrotar a Polónia e a Inglaterra o Senegal. Ontem o Japão-Croácia teve de ir às grandes penalidades e só aí os japoneses foram travados pelos croatas, que passam à fase seguinte. Já o Brasil venceu folgadamente a Coreia do Sul por 4-1 e o selecionador do país asiático, Paulo Bento, anunciou que vai deixar o cargo.

Ontem foi também dia de se voltar a falar do futuro de Cristiano Ronaldo, depois de o jornal espanhol “Marca” ter avançado que o clube saudita Al-Nassr vai contratá-lo e que lhe pagará 200 milhões de euros por temporada. O desempenho do jogador dentro de campo é considerado desapontante ao ponto de se discutir se estamos preparados para prescindir dele. O comportamento de Ronaldo após ter substituído no jogo com a Coreia do Sul também tem feito correr muita tinta - o selecionador nacional não gostou. Fernando Santos fez sabê-lo claramente na conferência de imprensa de ontem.

Sobre a polémica que rodeou a atribuição da organização do Mundial ao Catar, o diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho mostrou-se "razoavelmente otimista" em relação à conclusão de um acordo com a FIFA para que os direitos sociais sejam considerados na atribuição dos Mundiais de futebol. Golbert Houngbo reuniu-se no domingo com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e declarou acreditar que “a FIFA está muito determinada em fazer com que as questões sociais e as normas laborais sejam fundamentais na atribuição da organização dos próximos Mundiais".

OUTROS ASSUNTOS

Saúde Enquanto se discutem horas a fios os milhões do futebol, Portugal continua a ter problemas numa área onde não pode haver problemas. O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, negou ontem a existência de ‘caos’ nos hospitais mas assume que há um cenário de "dificuldades" nas urgências do Hospital de Santa Maria, com tempos de atendimento indesejáveis. O diretor clínico deste hospital de Lisboa, Luís Pinheiro, garante que a situação “está em resolução”. Já a Urgência Pediátrica do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, encerra hoje às 9h devido à falta de médicos e só deverá reabrir às 9h de segunda-feira.

Ucrânia Ontem foi dia de fortes bombardeamentos mas as autoridades ucranianas dizem que conseguiram intercetar 60 dos 70 mísseis lançados pela Rússia. Houve fragmentos de um desses mísseis a cair em território da Moldávia. Entretantoo jornal britânico Financial Times elegeu o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como "Personalidade do Ano", dizendo que ''ele personifica a resiliência e a coragem do seu povo contra a agressão russa'' e que se tornou ''um porta-estandarte da democracia liberal no maior confronto global contra o autoritarismo do século XXI''. E ontem foi a vez de a embaixada da Ucrânia em Lisboa ter recebido envelopes suspeitos, tal como aconteceu em embaixadas ucranianas noutros países. Foram dois mas após verificação pela Polícia de Segurança Pública concluiu-se que não continham explosivos.

Eutanásia O PS insiste em votar a lei da morte medicamente assistida esta semana e diz não perceber porque é que o PSD só agora avançou com a proposta de um referendo. O líder do PSD, Luís Montenegro, rejeita as acusações de estar a seguir a agenda da extrema-direita e garante que defende um referendo sobre a eutanásia "há quase dez anos", antes de existir o partido Chega.

Covid-19 A pandemia provocou mais 300 mil mortes na Europa do que os dados oficiais e reduziu a esperança de vida em mais de um ano, a maior diminuição desde a II Guerra Mundial, segundo um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Mas as vacinas evitaram mais de 250 mil mortes na União Europeia no ano passado. E a proporção de jovens com sintomas de depressão passou a ser pelo menos 50% maior do que a generalidade da população e, em certos países, o dobro.

Esquadras chinesas A Iniciativa Liberal critica o silêncio do Governo sobre a existência de “esquadras informais” de polícia chinesas em Portugal e diz que vai exigir esclarecimentos ao primeiro-ministro.

IRS O Ministério das Finanças publicou as novas tabelas de retenção na fonte que vão vigorar no primeiro e segundo semestres do próximo ano e que permitem já saber quanto vão reter mensalmente os trabalhadores dependentes e pensionistas.

Irão Pelo menos 504 pessoas foram executadas no Irão desde o início deste ano, acusa a organização não-governamental Iran Human Rights. Depois de ter sido anunciado o fim da Polícia da Moralidade no país, o Centro de Promoção da Virtude e Proibição do Vício do Irão diz que estão a ser estudadas novas tecnologias para controlar o vestuário das mulheres.

Carros elétricos Dados da ACAP - Associação Automóvel de Portugal mostram que o mercado de veículos elétricos cresceu 21,5%, entre janeiro e novembro, com 53.085 automóveis comercializados.

Taxas de juro O Banco de Pagamentos Internacionais (BIS) diz que os bancos centrais têm agido até agora de forma oportuna e adequada para controlar a inflação e que deverão subir ainda mais as taxas de juro.

Alemanha A confiança das empresas na Alemanha melhorou em novembro à medida que o pessimismo em relação aos próximos seis meses diminuiu. Esta melhoria sinaliza que a recessão pode ser menos severa do que muitos esperavam.

Itália O Governo italiano prepara-se para alargar o limite aos pagamentos em dinheiro vivo e desencorajar os pagamentos através de meios digitais.

EUA O ex-presidente norte-americano Donald Trump recuou nas declarações que fez no sábado, quando indicou que deveria "acabar-se" com a Constituição para que pudesse ser reintegrado na Presidência. Diz agora que se trata de “notícias falsas”.

Migrantes Cerca de 160 pessoas foram resgatadas em duas operações realizadas pelos Médicos Sem Fronteiras (MSF) no Mediterrâneo central, uma das principais rotas utilizadas pelos migrantes que tentam chegar à Europa a partir do norte de África.

FRASES

“Já vi as imagens e não gostei nada. A partir daí esses assuntos resolvem-se e estão resolvidos. É pensar no jogo de amanhã e todos estão focados e disponíveis” – Fernando Santos, selecionador nacional de futebol, sobre a reação de Cristiano Ronaldo ao ser substituído no jogo contra a Coreia do Sul

“Houve dois consensos: o primeiro, alargado, de que um cumprimento efetivo das regras é fundamental. O segundo é que há muito trabalho a fazer na primeira metade do ano para fazermos avançar este debate para um acordo" - Paschal Donoho, presidente do Eurogrupo, após a primeira reunião sobre a revisão das regras orçamentais europeias

“O Rendimento Social de Inserção veio para diminuir a pobreza, mas até agora só diminuiu a severidade da pobreza. Não retirou uma única pessoa dessa situação” – Fernanda Rodrigues, investigadora da Comissão Coordenadora da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e da Cruz Vermelha Portuguesa no Porto

O QUE ANDO A LER

Uma visita ao festival internacional de banda desenhada da Amadora, que este ano realizou a 33ª edição e decorreu entre 20 e 30 de outubro, permitiu conhecer dois livros de banda desenhada interessantes, lançados este ano, de Hugo Van Der Ding e Joana Afonso.

O primeiro lançou ‘O lixo na minha cabeça’, uma compilação das tiras humorísticas, muitas delas bastante surrealistas, que foi publicando ao longo dos últimos dez anos. Como a do "em spa de borrego" em que o borrego está cheio de estilo num SPA, ou a da senhora que pergunta numa loja se há empadas vegetarianas e "sim, estão ali", empadas que só comem legumes. Mas não podiam naturalmente deixar de faltar algumas das personagens mais ‘famosas’ criadas por Hugo Van Der Ding como ‘Celeste da Encarnação, velha mas moderna’, ‘Juliana Saavedra, a psicanalista que deixa os pacientes na merda’, ‘as duas amigas’ ou ‘os dois astronautas’.

A segunda lançou ‘Bestiário da Isa’, a trabalhadora precária que o irmão não sabia bem o que fazia - “acho que é artista independente" - e que na realidade era caçadora de bichos perigosos que eram o cruzamento de vários animais como javalis, morcegos e cobras, embora muitas vezes acabasse por os deixar escapar de propósito. Até que decidiu mudar de vida graças ao sobrinho.

O QUE ANDO A OUVIR

'2 de abril', último disco de A garota Não - com o título a remeter para o bairro de Setúbal onde a cantora nasceu - é um daqueles discos que dá gosto ouvir à medida que se vai lendo atentamente as letras. Ou seja, é um disco para ouvir enquanto não se faz mais nada, a merecer que se preste atenção ao que é cantado.

Em 'Dilúvio' ouve-se, por exemplo, cantar que "a vida fica difícil/o tempo passa tipo míssil/derramado em suor/e o que achamos importante/perdemos mais adiante/no fim só restamos nós". Pode ouvir aqui. E em 'Canção a Zé Mário Branco' ouve-se dizer "que caminho tão longo/que viagem tão comprida/que deserto tão grande/sem fronteira nem medida/liberdade/querida liberdade/o nosso chão são sonhos e vontade". Está aqui.

PODCASTS A NÃO PERDER

As redações já não chegam para fazer investigação? No Perguntar Não Ofende, Daniel Oliveira conversa com Pedro Coelho, Paulo Pena, Marisa Torres da Silva e Ricardo Cabral Fernandes, quatro dos elementos do Consórcio responsável pela investigação sobre o discurso de ódio nas forças de segurança, “O Ódio Veste Farda”.

https://expresso.pt/podcasts/perguntar-nao-ofende/2022-12-05-Consorcio-de-Jornalistas-as-redacoes-ja-nao-chegam-para-fazer-investigacao--cfbae47e

“Não se associa a produção intelectual à mulher. Há centenas de mulheres compositoras que ninguém estuda”. Inês Thomas Almeida, musicóloga e professora, trineta de Elisa Paiva Curado, ativista feminista e fundadora da revista A Mulher, é a convidada de Carla Quevedo e Matilde Torres Pereira no episódio desta semana de As Mulheres Não Existem

https://expresso.pt/podcasts/as-mulheres-nao-existem/2022-12-05-Ines-Thomas-Almeida-Nao-se-associa-a-producao-intelectual-a-mulher.-Ha-centenas-de-mulheres-compositoras-que-ninguem-estuda-9019041d

Nada como um arrufo para dar uma boa arrufada. Rita Blanco está triste com a vida. Apetece-lhe acabar tudo. A única coisa que ainda a anima é Marcelo Rebelo de Sousa, o apoiante da causa cigana. Rui Zink explica-nos como assassinar e não ser apanhado, Manuel Serrão diz asneiras baixinho e Júlia Pinheiro comenta as últimas jornadas do mundial de futebol, n'A Noite da Má Língua

https://expresso.pt/podcasts/a-noite-da-ma-lingua/2022-12-05-Nada-como-um-arrufo-para-dar-uma-boa-arrufada-471517e0

Desejamos-lhe a continuação de uma boa semana, na nossa companhia, em www.expresso.pt.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana