sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

"ELEIÇÕES NA GUINÉ EQUATORIAL FORAM RETROCESSO DEMOCRÁTICO" - diz ONG

ONG Equatorial Guinea Justice considera que as eleições na Guiné-Equatorial foram um retrocesso e defende que os Estados Unidos deveriam exigir a libertação de mais de 500 presos políticos.

"As graves irregularidades observadas nas eleições recentemente realizadas na Guiné Equatorial são uma prova clara de um drástico retrocesso democrático", afirmou a ONG Equatorial Guinea Justice esta quinta-feira (15.12), num comunicado.

O comunicado é agora enviado na mesma semana em que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está a reunir-se com vários líderes africanos, entre os quais o Presidente da Guiné Equatorial,Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.

Os ativistas liderados por Tutu Alicante denunciam a prisão de sete soldados e duas mulheres casadas com soldados por terem votado na oposição e a expulsão das suas casernas. 

Isto, apontam, "viola o seu direito a uma votação secreta e discrimina-os por terem exercido o seu direito de votar livremente", a que se junta a morte de "pelo menos cinco civis inocentes, incluindo um polícia, e a detenção de 55 membros do partido da oposição".

Críticas também à CPLP

"Com o Presidente Biden e a vice-Presidente Harris a reunirem-se com o sr. Obiang e dúzias de outros chefes de Estado africanos, mais de 500 prisioneiros políticos, ativistas e jovens continuam ilegalmente presos ou com acusações sem fundamento", escrevem.

"O que as pessoas da Guiné Equatorial querem ver do Governo dos Estados Unidos é a exigência da libertação imediata destes indivíduos e uma transição negociada para a democracia", conclui o comunicado. 

O documento deixa ainda muitas críticas aos observadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) por não terem identificado as irregularidades nas eleições.

A Guiné Equatorial é membro da CPLP desde 2014.

Resultado das eleições

O resultado das eleições foi esmagador para o partido governamental de Teodoro Obiang, que obteve todos os lugares no Senado e no Congresso e foi reeleito com quase 95% dos votos. Obiang é o Presidente há mais tempo no poder em todo o mundo.

O seu filho e vice-Presidente, Teodoro Nguema Obiang Mangue, desafiou nas redes sociais a que os críticos encontrem provas de violações de direitos humanos e democráticos.

Teodoro Nguema Obiang Mangue, também conhecido por 'Teodorín', foi já condenado por corrupção em processos noutros países e é considerado, por analistas, o sucessor do pai na Presidência do país.

Deutsche Welle | Lusa

1 comentário:

JOEL PALMA disse...

Martinho, que triste notícia:
''A ONU adota resolução russa contra a glorificação do nazismo (EUA, Ucrânia e outros 48 países votam contra)''
Dos países que votaram contra, a maioria é europeia. Especificamente, os EUA, Ucrânia, Reino Unido, Canadá, Espanha, Áustria, Bélgica, Croácia, República Tcheca, França, Hungria, Letônia, Polônia e PORTUGAL (maiúsculas minhas), entre outros, se opuseram.

https://estrategiaglobal.org/2022/12/15/a-onu-adota-resolucao-russa-contra-a-glorificacao-do-nazismo-eua-ucrania-e-outros-48-paises-votam-contra/

Mais lidas da semana