sábado, 10 de dezembro de 2022

ESTE REI VAI NU E DE MÃOS ENSANGUENTADAS - Maomé VI de Marrocos


Dia Internacional dos Direitos Humanos – não esqueçam isso

No dia Internacional de Direitos Humanos há que assinalar que Marrocos os enterrou há décadas e continuam ausentes do país ocupante, colonizador e assassino. -  porunsaharalibre

A contínua violação dos direitos humanos em Marrocos

O relatório da Human Rights Watch é avassalador: percorre as várias técnicas de vigilância ilegal intimidação, fabricação de provas, prisões arbitrárias, tortura e julgamentos injustos.

Ana Gomes – Luísa Teotónio Pereira | Público | opinião

Marrocos foi ontem submetido pela 4.ª vez a um dos mecanismos mais relevantes do Conselho de Direitos Humanos da ONU: o Exame Periódico Universal em matéria de Direitos Humanos. Serão conhecidas adiante as conclusões da sessão sobre a situação do país que é responsável pela proteção e a promoção dos Direitos Humanos dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas e no território não autónomo do Sara Ocidental, que ocupa ilegalmente desde 1975.

O relatório da Human Rights Watch é avassalador: percorre as várias técnicas de vigilância ilegal (com, entre outros, o uso alargado do programa de espionagem Pégasus), intimidação, fabricação de provas (incluindo de natureza sexual e financeira), prisões arbitrárias, tortura e julgamentos injustos. E chama a atenção para que às vagas sucessivas de repressão da imprensa independente, que deixou de existir, e dos respetivos jornalistas, se junta, como face da mesma moeda, um “eco-sistema mediático” apoiado, protegido e utilizado pelo regime para intimidar, caluniar e semear a confusão, tanto interna, como externamente.

... continua ...

Texto no jornal Público. Continuar a ler completo AQUI

-------------------

Maomé VI rei do Marrocos - criminoso-mor da ocupação ilegal do Shaara Ocidental

Maomé ibne Haçane ibne Maomé ibne Iúçufe Alauita, melhor conhecido como Maomé VI é rei de Marrocos desde a morte de seu pai Hassan II, em 1999. Wikipédia

Sem comentários:

Mais lidas da semana