Peter Koenig* | Global Research, 13 de setembro de 2022
Você já se perguntou como é que as pessoas, especialmente os jovens, quase uniformemente andam por aí com jeans rasgados? Isso inclui estudantes universitários e graduados altamente qualificados. Eles se tornaram modelos de moda duradouros nas últimas duas décadas – e a moda prevalece. A ponto de as pessoas pagarem mais por calças rasgadas e usadas do que por calças novas. O bom senso desapareceu totalmente do mainstream.
Há muitas facetas de definição de tendências todos os dias, doutrinadas pela mídia e propaganda – não apenas para fins comerciais, mas por razões sutis, mas direcionadas.
O enredo “deles” é brilhante. Gradualmente, forjando a mente das pessoas em uma direção, um modelo – é necessário para, eventualmente, alcançar o controle total.
Outro pequeno exemplo, que você pode ou não conhecer: Cores dos carros. Você notou que, durante as últimas duas décadas, a grande maioria dos carros – na verdade, cerca de 90% a 95% – são pretos ou brancos, ou tons intermediários? Todos com o mesmo propósito. Nós, o povo, devemos pensar em um padrão preto e branco.
Cerca de 15 anos atrás, respondendo à minha observação de que ele tinha apenas carros pretos e brancos em seu lote, um vendedor de carros sorriu e disse, sim, essa é a norma. Ele acrescentou que cerca de 90% ou mais de todos os carros na Europa e nos EUA (e talvez em outros lugares) eram pretos ou brancos ou sombreados no meio. Ele observou que isso foi feito de propósito para influenciar o pensamento das pessoas. Fiquei boquiaberto. Mas então observando eu mesmo e hoje ligando os pontos – tudo faz sentido. Brilhante. Nenhuma coincidência.
As coisas parecem estar mudando um pouco, como você pode ver agora, carros mais coloridos estão decorando nossas redes rodoviárias ocidentais. Mas de longe não é suficiente. Será que vai durar? A mente das pessoas estará aberta para cores? Por uma espécie de “Revolução Colorida” social?
Ou é apenas um pequeno alívio com limite de tempo, fazendo acreditar que realmente temos uma escolha.