quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Entrega de armamento de longo alcance aos ucranianos pode escalar a guerra

O porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, afirmou que Moscovo "destruiria" qualquer armamento entregue por Washington ou pela NATO à Ucrânia.

O Kremlin alertou esta quinta-feira que a entrega pelo Ocidente de armamento de longo alcance à Ucrânia, capazes de atingir o território russo, levaria a uma perigosa escalada do conflito armado entre Kiev e Moscovo.

"É potencialmente muito perigoso, significaria que o conflito atingiria um novo patamar que não prometeria nada de bom para a segurança europeia", declarou o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov.

O porta-voz mencionou a potencial entrega de "armamento que podem atingir o território russo" mesmo que "a Ucrânia já tenha armas que usa para realizar ataques em território russo todos os dias".

Peskov estava a reagir aos comentários do embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, que garantiu que Moscovo "destruiria" qualquer armamento entregue por Washington ou pela NATO à Ucrânia.

Estas declarações foram feitas após o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter criticado esta quinta-feira a hesitação de Berlim em entregar tanques pesados, na véspera de uma reunião crucial do Grupo de Contato para a Ucrânia em Ramstein, na Alemanha, para coordenar a continuidade da ajuda a Kiev.

Desde o início da guerra, o Ocidente recusa-se também a enviar mísseis de longo alcance para Kiev, por medo de levar a uma escalada do conflito.

Moscovo, no entanto, acusou os militares ucranianos de realizarem ataques com 'drones' na Crimeia -- território ucraniano anexado pela Rússia em 2014 - e em alvos na Rússia a centenas de quilómetros da fronteira ucraniana, inclusive em dezembro contra o aeródromo militar russo em Engels.

Diário do Notícias | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana