segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

INFORME-SE DESTAS DESGRAÇAS, AMANHÃ HÁ MAIS, DE PORTUGAL E ARREDORES

Bom dia, apesar de já ser tarde. Trazemos o Expresso Curto em formato de newsletter, que chega aqui logo de manhanzinha mas que só agora lhe pegámos com tempo para o publicar. Provável que isso não interesse nada porque ao que soubemos existem muitos milhares de cidadãos a receber e ler a referida newsletter muito antes do que aqui a publicamos. Mais dia, menos dia decidiremos deixá-la cair no PG com um grande agradecimento ao tio Balsemão e vasta equipa que para ele labuta com suor e vista nos lucros da tal Impresa. Claro, não existem almoços grátis e há que dar o litro para levar alguma coisita para casa, para pagarem umas quantas contas e ficarem a dever outras porque os ordenados são curtos. Que vergonha, tio afável mas com genes do Patinhas. Pois.

Do Curto salientamos as trafulhices abordadas pelo operário das letras José Cardoso. Autor deste Curto e de mais que só saberá comprando o tal aniversariante Expresso velhote de cinquentas mas desempoeirado.

Ora bem: Medina e companhia na Travessa dos Trafulhas, para não destoar do historial dos Soares e do PS & Outros salivados pelos más-línguas viperinos. Não, afinal não. Nada acontece porque nada de errado ou ilegal aconteceu… Pois. Acreditamos a fazer figas. Por defesa da saúde e transparência que está de rastos. Adeus assunto.

A TAP está tapada e protegida por uma opacidade superior ao nevoeiro que há séculos faz com que o malfadado D. Sebastião de Alcácer Quibir ande cego e não encontre este retângulo à beira desgraça plantado. Adeus TAP. Adeus milhares de milhões de euros que pagamos, não bufamos e que nos roubam com laivos de muita pobreza, fome, brandos costumes e aquiescências costumeiras. Pois.

O Curto visita rapidamente o Iniciativa Liberal. Cotrim foi-se e fica o Rocha. O que mudou? Nada. Da direira não sai e dali ninguém o tira. Liberal? Pois. O tanas e o badanas de falso engodo… Mas vocês é que sabem a quem se entregam. Não é?

Do frio que assola Portugal também o Curto refere. Querido verão, que saudades!

Assunto inevitável no Curto: Ucrânia… Dizem que ainda existe e que não lhe há-de faltar nada. Pois. Isso é lá. Na UE falta muita coisa aos cidadãos deste burgo alargado. Falta diplomacia em vez de guerra. Falta tino e inteligência para conseguir a paz em vez de andarmos a sustentar e a apodrecer de riqueza os criminosos dos fomentos de guerras e de armamentos, etc.

Manifestação do IRA dos Animais, que os mais sábios dizem ser um apêndice do Chega. Será? Porra, tantos? Já chega. Vamos lá despachar isto, porque já se faz tarde.

Muito mais consta nas abordagens deste Curto que publicamos já a seguir. Está na hora do almoço… Para os que almoçam. Bom apetite. Sabemos que essa coisa do apetite não falta e por isso em Portugal e no mundo há muita fominha. Ora, e eles, os políticos mainatos dos do 1% ralados… Nada disso. Continuam a roubar, que é o que se constata em noticiários. Pelo mundo crescem os casos e casinhos mas tudo a ficar em águas de bacalhau. Que é como quem diz: Impunidades. Paga o justo pelo pecador...

Bom Curto. A seguir. Curta. Ao menos informe-se sobre estas desgraças. Amanhã há mais.

MM | PG


CÂMARA ESCURA

José Cardoso | editor adjunto | Expresso (curto)

Um dos assuntos que tem andado por aí por estes dias e que vai andar por aí nos próximos tem sido o caso das buscas na Câmara de Lisboa, por causa de suspeitas relacionadas com contratos feitos no tempo de Fernando Medina com um ex-presidente da Câmara de Castelo Branco, o histórico socialista Joaquim Morão.

Há mais novidades: nomeadamente que entre os seis arguidos (três pessoas e três empresas) há um empresário albicastrense chamado António Realinho, que já esteve preso mais de dois anos, por burla.

O presidente da câmara lisboeta da altura, hoje ministro das Finanças, não é arguido. Alguns contratos até já são conhecidos, mas ainda há muitas “provas de contacto” que carecem de ser reveladas.

OUTROS ASSUNTOS

A VER AVIÕES Esta segunda-feira os olhos estão postos na assembleia-geral de emergência dos tripulantes de cabina convocada pelo sindicato para as 11h30. Do resultado do que for decidido depende a greve que está marcada para começar depois de amanhã e se prolongar até ao fim do mês.

NOVA INICIATIVA Como se previa, foi Rui Rocha quem venceu a corrida para a sucessão de João Cotrim Figueiredo na liderança dos liberais. A vitória foi curta, se comparada com a do seu antecessor. Depois de dois dias de debates, o vencedor fez um discurso de 15 minutos. Pontos a reter: quer que o partido “continue a liderar a oposição” e que os liberais saiam à rua no próximo mês contra a revisão constitucional. Desafios que tem pela frente: são pelo menos quatro.

BRRR! Os próximos dias vão ser frios, muito. Por isso, a Direção-Geral da Saúde faz um conjunto de recomendações.

UCRÂNIA A principal questão político-militar destes dias tem sido, é, se a Alemanha vai dar finalmente luz verde para o fornecimento dos seus modernos tanques Leopard a Kiev.

HOUVE IRA Este fim de semana, milhares de manifestantes, enquadrados pelo grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA), desfilaram em Lisboa exigindo que a lei que criminaliza os maus tratos a animais não seja declarada inconstitucional, como pede o Ministério Público. O ministro do Ambiente veio a público dizer que o Governo vai apoiar a clarificação da lei.

CIDADÃO SEM CONTACTO O cartão de cidadão vai mudar. Uma das novidades é que não necessitará de contacto com leitores de cartões, à imagem dos cartões de débito bancário mais modernos. Será substituído de forma gradual, à medida que os atuais forem caducando.

GOOGLE Depois da Microsoft, da Meta e da Amazon, chegou a vez de outro gigante das novas tecnologias fazer despedimentos – 12 mil, para já. Desde o ano passado 1.150 empresas do digital suprimiram mais de 190 mil postos de trabalho.

AI BIDEN, BIDEN… Mais seis documentos confidenciais encontrados numa residência do Presidente norte-americano. Mais um embaraço para o inquilino da Casa Branca, numa altura em que se prepara para anunciar, em fevereiro, depois do discurso do estado da nação, que irá concorrer a novo mandato.

MACHU PICCHU FECHADO O mais famoso local turístico-arqueológico do continente sul-americano foi fechado pelas autoridades peruanas, para “preservar a integridade dos visitantes” num quadro de sangrentos tumultos que o país vive há semanas.

CHRIS HIPKINS NOMEADO É este o nome do novo primeiro-ministro da Nova Zelândia. Até agora ministro da Administração Interna, sucede a Jacinda Ardern, que se demitiu na semana passada por não aguentar mais.

RONALDO FRACOTE Na estreia no Al Nassr. Foi capitão, fez três remates, mas o golo da vitória foi marcado pelo ex-benfiquista Talisca.

FRASES

“Aqui cabem todos os liberais – de direita, de esquerda, de centro, de cima e de baixo, se os houver”
Sérgio Loureiro, membro da lista do vencedor da corrida à liderança da Iniciativa Liberal

“É mais uma acha para a fogueira”
José Feliciano Costa, secretário-geral adjunto da Fenprof, sobre a promoção de juntas médicas para verificar se há irregularidades nas baixas por gravidez de risco das professoras

“Só pode ser um erro. Uma pessoa quando morre não perde a autoria dos seus trabalhos”
Ana Mesquita, filha do anterior vice-presidente da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), Mário Mesquita, sobre a retirada do nome do pai do livro no qual trabalhava quando morreu (maio de 2022), pelo presidente da ERC

PARA OUVIR

Tem as sugestões de podcasts da equipa de multimédia. Que hoje são:

TAP: ainda existe algo em que se pode acreditar?
O ex-ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos veio admitir que, afinal, soube do valor pago pela TAP à ex-administradora Alexandra Reis e deu o aval para o pagamento. Com uma Comissão de Inquérito a aproximar-se, regressa-se a esta história mal contada. Num momento de fragilidade política que o país atravessa, o ambiente é de degradação com ministros apanhados em redes de escândalos e com os professores em protesto por todo o país.

Às almas! Às almas!
Há greves e greves. Há anões e gigantes. Há canhões e cabrões. De tudo isto se fez a semana e se faz uma conversa por onde passa a indignação dos professores e a inquietação do governo. Inquietação não só com os tumultos no sistema educativo, mas também com as suspeitas que recaem sobre dois antigos autarcas agora em funções governativas; um deles, ministro das Finanças. No capítulo de anões e gigantes fala-se dos almoços de Passos Coelho que estão a alimentar especulações políticas. Quanto a canhões e cabrões, pode não parecer mas o que está em causa é o hino nacional. Às almas! Às almas!

Portugal e a forte possibilidade de uma explosão da bolha imobiliária
Em muitos meios financeiros e de investimento já se começa a falar do tema, muitas famílias poderão ter de falar com os Bancos para renegociarem as suas dívidas. Em causa estará o facto de Portugal ter dez vezes mais pessoas com taxas variáveis, a pagar no crédito à habitação, do que o resto da Europa. O número que é apresentado revela que 93% dos empréstimos estão nessa situação, o que corresponde a 1 milhão e 300 mil famílias.

O QUE ANDO A LER

As memórias autobiográficas do “patrão”. Recomecei-as agora porque… Quando foram publicadas, no verão de 2021, comecei a lê-las, em regime “saltitão”: ia saltitando entre páginas, para ficar rapidamente com uma primeira ideia sobre o livro. Mas as … páginas de “Memórias” e os afazeres que entretanto foram surgindo levaram-me a encaixar outras leituras pelo meio – e a ir “saltitando” cada vez menos.

O ensejo para voltar a elas surgiu agora, empurrado pela iniciativa do Expresso de oferecer as “Memórias” do fundador do Expresso, Francisco Pinto Balsemão, aos nossos leitores – agora em versão mais condensada, quer no número de páginas quer no formato. São três pequenos volumes, nos quais são passados em revista não só a história do Expresso como o conturbado contexto político, social e económico que foi acompanhando o jornal e que o jornal foi acompanhando.

O primeiro volume – “Origens” - foi oferecido com a edição semanal da passada sexta-feira, seguindo-se os outros dois – “Primeiros passos” e “Crescimento” – nas próximas duas sextas-feiras.

Tenha um dia bom e uma boa semana, com boas leituras AQUI.

LER O EXPRESSO

Sem comentários:

Mais lidas da semana