terça-feira, 28 de março de 2023

"GOVERNO AJOELHOU PERANTE OS INTERESSES DA GRANDE DISTRIBUIÇÃO"

PORTUGAL

Com a descida do IVA o Governo “está a dizer que o país está a saque e a grande distribuição tem carta branca para poder continuar a saquear o país”, afirma Pedro Filipe Soares. O Bloco propõe que os preços destes alimentos sejam tabelados.

Pedro Filipe Soares reagiu na tarde de segunda-feira à descida do IVA em bens essenciais, considerando que “a medida demonstra falta de coragem do Governo para combater o abuso que existe neste momento nos preços do supermercado”.

Para o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, “quem vai ao supermercado tem a garantia de que é assaltado e os lucros da grande distribuição são prova desse assalto”, já que “num ano de todas as dificuldades, os lucros das grandes empresas da distribuição dispararam para níveis recorde”. Neste contexto, “o Governo diz que vai baixar o IVA, assumindo que tem um compromisso com aqueles que têm estado a lucrar exatamente com este abuso”.

Este “acordo de cavalheiros com a mesma grande distribuição que tem ganho lucros milionários à custa do empobrecimento do país” é, realça, “o reconhecimento da falta de coragem do Governo para defender as famílias, o poder de compra”. E isto para o Bloco de Esquerda é "inaceitável”.

“Tanto suspense sobre esta medida resultou no Governo ajoelhar perante os interesses daqueles que têm lucrado abusivamente ao faltar a coragem de tabelar preços”, prosseguiu Pedro Filipe Soares. E “quando as pessoas precisavam de quem as defendesse, o que o Governo faz é dar a mão com aqueles que têm abusado dos preços no nosso país”.

Por seu turno, o Bloco de Esquerda garante manter a mesma posição de sempre: que é “preciso baixar o IVA sobre bens essenciais” com uma garantia da fixação de preços que ponha travão aos “lucros abusivos”. Assim, anunciou que vai propor “tabelar preços destes alimentos para garantir que não há aqui uma borla à grande distribuição com os impostos que são de todos nós”.

Para além do exemplo espanhol, Pedro Filipe Soares exemplificou com as margens de lucro das gasolineiras, que se mantiveram quando o Governo baixou impostos. Ou com a redução da taxa de imposto sobre o consumo de 13% para 6% em muitos bens que aconteceu em janeiro passado. mas “ninguém deu por isso porque os preços se mantiveram abusivos”.

O dirigente bloquista faz a avaliação de que, com esta medida, “o Governo está a dizer que o país está a saque e a grande distribuição tem carta branca para poder continuar a saquear o país”.

Esquerda.net 

Sem comentários:

Mais lidas da semana