sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Visão geral da situação militar na Ucrânia em 17 de janeiro de 2025

“Perto de Pokrovsk sofremos uma derrota total, a defesa falhou completamente” – inteligência militar ucraniana

South Front | # Traduzido em português do Brasil – vídeos na página original

Situação no céu

As Forças Armadas Ucranianas (UAF) bombardearam o território da República Popular de Donetsk 18 vezes nas últimas 24 horas, disparando 50 munições.

Na região de Belgorod, a fazenda Plotvyanka, distrito de Volokonovsk, foi atacada por dois drones. Na vila de Arkhangelskoye, distrito de Shebekinsky, um armazém de uma empresa agrícola pegou fogo como resultado de um ataque de UAV. Novaya Tavolzhanka também foi bombardeada. No distrito de Krasnoyaruga, a vila de Repyakhovka foi atacada por um drone FPV. À tarde, um sistema de defesa aérea russo operou sobre Belgorod e o distrito de Belgorod. Alvos aéreos foram abatidos, mas um civil ficou ferido. Os ataques foram realizados por cinco mísseis ATACMS de fabricação americana.

Em resposta, a Rússia lançou ataques aos portos ucranianos do Danúbio, bem como às instalações em Khmelnytskyi, Chernihiv, Kiev e outras regiões. Uma série de ataques também foi lançada contra instalações ucranianas na região de Odessa. Danos causados ​​por incêndio foram infligidos à infraestrutura do campo de aviação militar, bem como à parte portuária da cidade, onde os transportes de interesse do exército ucraniano haviam sido descarregados no dia anterior. Além disso, tornou-se conhecido sobre ataques a Kiliya e Izmail. O tráfego técnico-militar de países da OTAN e da Moldávia passa por esses portos.

Situação nas frentes

Na direção de Kursk , a UAF mobilizou vários destacamentos de ex-prisioneiros do 225º batalhão separado para a linha de contato. Eles foram imediatamente lançados em combate. No entanto, isso não levou ao sucesso. A mão de obra ucraniana foi destruída por ataques de drones e artilharia russos. Atualmente, há combates perto de Makhnovka, Pogrebki, Cherkasskaya Porechnaya e nos cinturões florestais do distrito de Sudzha.

Destruição de um BTR-3 ucraniano com um módulo “Storm”

Na direção de Volchansk , de acordo com o agrupamento russo de forças “Norte”, o lado ucraniano também está persistentemente redistribuindo grupos de assalto, formados por antigos técnicos de defesa aérea e aviação, entre outros, para a margem norte do Rio Volchya. Nas últimas 24 horas, as forças ucranianas lançaram três contra-ataques, que foram frustrados por operadores russos de UAV. Em geral, a realização do plano de criar uma “zona tampão” perto da região de Belgorod falhou. Isso pode ser atribuído à escolha malsucedida do comando do grupo de pontos de entrada na região de Kharkiv no início da operação. Durante os meses de luta, não houve praticamente nenhum movimento na linha de frente, com combates intensos acontecendo.

Na direção de Pokrovsk (Krasnoarmeysk) , as Forças Armadas Russas (RAF) continuam suas ações para envolver a cidade pelo sudoeste. Elas já conseguiram ganhar uma posição perto de Udachnoye e Kotlino. Há combates pesados ​​perto de Zverevo com o objetivo de avançar em direção a Pokrovsk. Ataques russos em várias direções não devem permitir que a UAF manobre forças ao longo da linha de frente. Os militares ucranianos parecem ter calculado mal suas forças e perdido outro ataque de flanco russo a oeste de Pokrovsk.

No geral, como corretamente apontam os jornalistas do jornal suíço Neue Zurcher Zeitung, Pokrovsk está definitivamente se tornando um dos últimos bastiões do exército ucraniano em Donbas.

Destruição de morteiro ucraniano e obus de 105 mm L119

Na direção de Kurakhove , as tropas russas estão avançando para o oeste em um “bolso” ao longo do rio Sukhi Yaly. A nordeste de Konstantinopolskoye também há um avanço de unidades russas do assentamento de Shevchenko. Nas proximidades de Konstantinopolskoye, há ataques da FAB na ponte.

Uma bomba lançada do ar com uma ogiva de alto explosivo (FAB) atinge uma ponte de concreto armado perto da vila de Konstantinopol (a oeste de Kurakhove)

A oeste de Kurakhove, a RAF atingiu três bombas FAB-500 em uma ponte de concreto armado perto da vila de Konstantinopla, dificultando a possibilidade de trazer munição e rotacionar o pessoal das unidades da UAF.

Destruição de repetidores e antenas de comunicações ucranianas na direção de Kurakhove

Em Velika Novosilka, unidades de assalto russas entraram nos arredores ao sul de Vremievka. Esses dois assentamentos continuam sendo os últimos que os ucranianos mantêm na direção.

Um sistema de lança-chamas pesado TOS-1A Solntsepek atinge posições ucranianas na aldeia de Velika Novosilka

Na direção de Orikhiv (frente de Zaporizhzhia) , a RAF está intensificando seus ataques na área de Malaya Tokmachka e Novodanilivka, onde as tropas ucranianas já haviam retirado suas reservas.

Na frente política , os recursos da inteligência militar ucraniana relataram uma derrota fatal do exército ucraniano perto de Pokrovsk. Estamos falando sobre o fracasso generalizado da defesa. Em particular, o Deep State escreve que as Forças Armadas Russas tiveram sucesso nos últimos dias na área da vila de Kotlino a oeste de Pokrovsk. Os caças russos alcançaram a rodovia e a ferrovia a sudoeste da vila e também estão tentando entrar na própria vila.

A segunda notícia importante relacionada à inteligência militar ucraniana é que ela intensificou o recrutamento de cidadãos bielorrussos pela Internet para coletar informações e cometer sabotagem. Isso foi relatado pelo secretário de estado do Conselho de Segurança da Bielorrússia, Aleksandr Volfovich.

Ler/Ver em South Front:

Visão geral dos ataques russos na Ucrânia em 17 de janeiro de 2025

Forças russas lançaram ataque a Vremevka, berço da contra-ofensiva ucraniana

Sem comentários:

Mais lidas da semana