sábado, 16 de novembro de 2013

CRIMINALIDADE EM MACAU AUMENTOU CERCA DE 9% ATÉ SETEMBRO

 


Macau, China, 15 nov (Lusa) - A criminalidade em Macau aumentou 8,9% entre janeiro e setembro para 10.193 delitos, tendo sido registado um acréscimo de 12,9% na criminalidade violenta, anunciou hoje o secretário para a Segurança, Cheong Kuok Va.
 
"As autoridades policiais não vão descurar a atenção à propensão para atividades delituosas, continuando a reforçar o controlo e recolha de dados e informações, bem como a tomar as devidas disposições de prevenção e repressão do crime para maior garantia da segurança, manutenção da ordem pública e estabilidade social", afirmou o governante citado em nota oficial.
 
De acordo com Cheong Kuok Va, o acréscimo de 62 casos de criminalidade violenta nos primeiros nove meses do ano para um total de 544 delitos está relacionado com o "aumento dos crimes de tráfico de droga, devido ao reforço do combate por parte das forças policiais".
 
Os delitos de tráfico de droga subiram 94,7% e os de consumo 23,6%, segundo os dados oficiais.
 
O maior número de delitos registados em Macau entre janeiro e setembro referia-se a crimes contra o património, num total de 5.707, nomeadamente furtos e roubos.
 
Seguem-se os crimes contra a pessoa, que subiram 3,5% para 1.902, dos quais 1.271 foram casos de ofensa simples à integridade física e 108 sequestros, revelando este último delito um forte aumento de 71,4% face a 2012.
 
Macau contabilizou ainda 704 crimes contra a vida, mais 34,4% do que nos primeiros nove meses do ano passado, entre os quais a falsificação de documentos e passagem de moeda falsa, bem como 613 crimes contra o território.
 
Quanto à delinquência juvenil, as autoridades da Região Administrativa Especial chinesa registaram 36 delitos cometidos por menores, menos 47,1% do que no ano passado.
 
De acordo com os dados avançados pelo secretário para a Segurança, 32.321 pessoas foram detetadas em excesso de permanência em Macau, a maior parte proveniente do interior da China, a par de 963 imigrantes ilegais da China continental.
 
Nos nove primeiros meses do ano, 3.614 suspeitos de infrações criminais foram detidos e enviados ao Ministério Público de Macau.
 
PNE // JMR - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana