quarta-feira, 4 de junho de 2014

José Maria Neves inicia visita oficial a Angola



Jornal de Angola

O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, inicia, ao princípio da tarde de hoje, uma visita oficial de dois dias a Angola, com vista ao reforço da cooperação entre os dois países.

O chefe do Governo cabo-verdiano, que no aeroporto recebe as boas-vindas do ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, é recebido amanhã pelo Presidente da República. No mesmo dia, as delegações dos dois países iniciam, no Palácio Presidencial, conversações oficiais, para tratar de questões relativas a acordos de Facilitação de Vistos, Reconhecimento Recíproco das Cartas de Condução, Fim da Dupla Tributação e Evasão Fiscal, e Protecção de Investimentos.

Corredor de cooperação

O ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges, defendeu a criação de um corredor de cooperação entre os dois países, no sentido de promover e facilitar as relações entre o sector empresarial privado de ambos os Estados. 

Em declarações prestadas na segunda-feira à Angop, após a sua chegada a Luanda, referiu que, neste momento, a aposta é trazer para o centro das atenções o sector privado, visto que alguns empresários angolanos já têm investimentos em Cabo Verde na área da banca, finanças e combustíveis, entre outros.

Ainda assim, defendeu que esta área deve ser potencializada pelos dois Estados e governos, no sentido de facilitar o processo, criando-se deste modo as condições necessárias para que os empresários comecem a cooperar entre si, criando negócios conjuntos. Jorge Borges disse ser isso que se vai procurar fazer ao longo da visita oficial do Primeiro-Ministro de Cabo Verde a Angola, através da criação de condições jurídicas para o efeito. 

O objectivo principal da missão de Estado de José Maria Neves é trabalhar no sentido de potenciar o fluxo das relações e da cooperação entre os dois países, como acontece no sector político e diplomático.

Jorge Borges destacou a importância dos investimentos do sector privado angolano no mercado cabo-verdiano, numa altura em que Cabo Verde está num processo de privatização de certas áreas. Apontou como aquelas potencialmente interessantes em termos de cooperação as dos transportes, turismo, combustíveis, ambiente, entre outras ainda não exploradas.

Visita importante

Sobre a visita de José Maria Neves, o ministro cabo-verdiano disse tratar-se de um “momento extremamente importante” para o reforço das relações de cooperação existentes entre os dois países. As relações entre Angola e Cabo Verde estabeleceram-se antes da Independência de ambos os países, embora tenham sido formalizadas juridicamente apenas a 30 de Agosto de 1997, com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação, na Cidade da Praia. Antes da assinatura deste acordo, no quadro das relações privilegiadas entre os dois países, foi institucionalizada a Comissão Mista Bilateral Angola-Cabo Verde, que realizou a sua sétima sessão em Luanda, de 2 a 5 de Dezembro de 2008.

Fruto da solidariedade cimentada durante a luta de resistência anti-colonial e da consolidação das independências nacionais, as relações entre o Executivo e o Governo cabo-verdiano são consideradas excelentes.

Foto: José Cola

Sem comentários:

Mais lidas da semana