sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Moçambique: PR promulga Lei de Amnistia e cria condições para acordo de paz



Tensão político-militar

O Presidente da República promulgou e mandou publicar (com o nº 17/2014) a Lei de Amnistia, aprovada na noite de terça-feira pela Assembleia da República. Segundo um comunicado da Presidência da República, Armando Guebuza decidiu depois de ter verificado que a mesma não enferma de nenhuma inconstitucionalidade.

À luza da nova lei, são amnistiados os cidadãos que tenham cometido crimes contra a Segurança do Estado previstos e punidos pela Lei nº 19/91, de 16 de Agosto, e os crimes militares ou conexos previstos e punidos pela Lei nº 17/87, de 21 de Outubro. A amnistia aplica-se aos crimes cometidos contra pessoas e contra propriedades, no âmbito das hostilidades militares ou conexas ocorridas em todo o território nacional, de Março de 2012 até à data da entrada em vigor da presente lei.

A amnistia aplica-se, ainda, aos casos similares ocorridos no distrito de Dondo, posto administrativo de Savane, em 2002; no distrito de Cheringoma, em 2004; e no distrito de Marínguè, em 2011. Consideram-se conexos os crimes, de qualquer natureza, relacionados com os crimes militares e com os crimes contra a Segurança do Estado.

Aprovada em meio a festejos e abraços entre os deputados da Frelimo e da Renamo, a lei foi proposta pelo Presidente da República para apreciação no Parlamento, com carácter de urgência. O principal argumento de Armando Guebuza foi de que os consensos alcançados em sede do diálogo político entre o Governo e a Renamo exigiam a intervenção do Parlamento. Aliás, o instrumento visa o restabelecimento da confiança entre o executivo e o maior partido da oposição e criar um clima adequado para a promoção da estabilidade política e reconciliação no país.

Com a promulgação e consequente publicação da Lei de Amnistia, estão criadas as condições para a restituição à liberdade de membros da Renamo detidos em sede de tensão político-militar, com destaque para António Muchanga, porta-voz do presidente da Renamo.

O País (mz)

Sem comentários:

Mais lidas da semana