sábado, 18 de outubro de 2014

Antigo PR timorense felicita eleição da Nova Zelândia no Conselho de Segurança da ONU



18 de Outubro de 2014, 09:45

O antigo Presidente de Timor-Leste José Ramos-Horta felicitou ontem a eleição da Nova Zelândia para membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

"Foi a melhor notícia que li ao acordar. A eleição da Nova Zelândia para o Conselho de Segurança da ONU logo no primeiro escrutínio", disse José Ramos-Horta, numa mensagem no Facebook, onde também refere que se encontra em Pequim, China.

"Em mais de 10 anos de independência (de Timor-Leste) nunca fiquei mais de cinco dias úteis em Nova Iorque. Para apoiar a candidatura da Nova Zelândia permaneci em Nova Iorque entre 29 de setembro e 14 de outubro, dedicando-me à campanha para fazer eleger a pequena Nova Zelândia para o Conselho de Segurança da ONU", acrescenta.

Em relação à eleição de Angola, o também prémio Nobel da Paz disse que "estava garantida".

Timor-Leste apoiava a candidatura da Nova Zelândia a membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Em setembro do ano passado, o atual Presidente do país, Taur Matan Ruak, já tinha afirmado em Nova Iorque, durante a Assembleia-Geral da ONU, que Timor-Leste apoiava a Nova Zelândia para assento rotativo no Conselho de Segurança para o biénio 2014-2015.

Além de Angola e Nova Zelândia, foram eleitos como membros não permanentes do Conselho de Segurança Espanha, Venezuela e Malásia.

Lusa, em Sapo TL 

Sem comentários:

Mais lidas da semana