quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Governo timorense saúda aprovação de orçamento do Estado de 2015




Dili, 07 jan (Lusa) - O Ministério das Finanças timorense saudou hoje a aprovação, antes do final do ano passado, do Orçamento do Estado para 2015, destacando a aposta renovada no desenvolvimento de recursos humanos e em infraestruturas prioritárias.

Com um valor total de 1,57 mil milhões de dólares (cerca de 1,32 milhões de euros), o orçamento foi aprovado - pela terceira vez consecutiva - com o apoio da oposição e de forma unânime pelos 65 membros do Parlamento Nacional.

"Foi mais um momento histórico no processo orçamental de Timor-Leste, em que o interesse nacional prevaleceu sobre as diferenças políticas", refere em comunicado o Ministério das Finanças timorense.

Segundo o Governo timorense as contas públicas para este ano assentam nos "princípios de sustentabilidade fiscal, execução e capacidades de absorção económicas".

O investimento no desenvolvimento de recursos humanos e projetos de infraestrutura prioritários "são os dois pilares fundamentais que sustentam o crescimento económico inclusivo e sustentável, a criação de emprego, a prestação de serviços e os setores produtivos embrionários" do país, refere.

Mantendo o Fundo Petrolífero como "pedra angular da política do Governo para o desenvolvimento económico", o orçamento de Estado é financiado em 70% (915 milhões de dólares) "a partir do retorno do investimento esperado", a que se somam 170 milhões de dólares de receitas domésticas.

"Timor-Leste está no bom caminho para alcançar a sustentabilidade fiscal", considera o Ministério das Finanças timorense.

Cerca de um quarto do total orçamentado para 2015, ou 441 milhões de dólares, está destinado ao desenvolvimento de grandes infraestruturas, com 516 milhões para bens e serviços.

Neste último valor contam-se 41 milhões de euros para o Fundo de Desenvolvimento de Capital Humano "para financiar bolsas de estudo, formação profissional e assistência técnica para os setores judicial e do ensino superior".

Cerca de 406 milhões de dólares estão destinados a pensões, subsídios para os idosos, veteranos, famílias monoparentais, órfãos e grupos vulneráveis, entre outros.

Destaca-se ainda nas contas para este ano 81,9 milhões de dólares para a Autoridade da Região Administrativa Especial de Oé-cusse Ambeno, projeto liderado pelo ex-primeiro-ministro Mari Alkatiri que assenta no desenvolvimento económico inclusivo do enclave.

No comunicado o executivo destaca a participação pública no debate orçamental, com a sua tramitação a ser transmitida pela televisão e rádio.

ASP // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana