quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

China, Macau. “O GOVERNO MUDOU DE IDEIAS?”




O deputado Ng Kuok Cheong continua insatisfeito com as informações prestadas pelo Governo relativamente à situação de 48 terrenos que, em 2012, o anterior secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io, concluiu estarem desaproveitados por razões imputáveis aos respectivos concessionários. O objectivo manifestado na altura era o de recuperação das parcelas para a RAEM, visando a construção de habitação pública.

“O Governo voltou atrás ou mudou de ideias? O Governo vai aproveitar esta oportunidade para desistir dos terrenos que envolvem riqueza e poder?”, questionou ontem Ng Kuok Cheong, em terceira interpelação consecutiva sobre a matéria e no dia em que a Direcção dos Serviços de Solos Obras Públicas (DSSOPT) fez publicar um comunicado em que relega para mais tarde dados concretos relativos à localização e actual situação jurídica dos imóveis.

“Concluídos a audiência e os respectivos procedimentos jurídicos, assim como definido o método da sua resolução, serão publicamente divulgadas com a maior brevidade possível as respectivas informações”, asseguram as Obras Públicas, adiantando ainda que vai ser feito um “estudo sobre o destino final destes terrenos, de modo a articular de forma concreta com as Linhas de Acção Governativa”.

Recorde-se que durante a sua campanha eleitoral, o Chefe do Executivo comprometeu-se a disponibilizar solos para a construção de mais habitação privada. Foi entretanto realizada uma consulta relativa à construção de habitação pública no aterro A e outra que destinada a conhecer a opinião dos cidadãos sobre um modelo de aquisição de habitação por residentes, a partir do conceito “terras de Macau para as gentes de Macau”.

As informações exigidas por Ng Kuok Cheong dizem respeito a 12 terrenos na península de Macau e 36 outros situados nas ilhas. “Os procedimentos de declaração de nulidade de concessão já foram activados?”, insiste.


Sem comentários:

Mais lidas da semana