quarta-feira, 27 de maio de 2015

MINISTROS DA DEFESA DA CPLP REUNIDOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE



São Tomé, 26 de maio de 2015 (STP-Press) – São Tomé e Príncipe acolhe a partir de hoje, terça-feira, a “XVI Reunião de Ministros de Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP”, numa das salas do Palácio dos Congressos na capital do país, São Tomé.

Durante a reunião, os ministros de defesa da CPLP e seus representantes irão avaliar o grau de cumprimento das recomendações resultantes da XV reunião realizada em Lisboa, Portugal, bem como analisar as questões internacionais e as implicações político-militares no contexto regional dos estados membros.

Estará também sobre a mesa, uma proposta sobre a criação de uma identidade de segurança e defesa na CPLP e a alteração dos estatutos para a institucionalização de directores para o Centro de Análises da Comunidade.

Calcula-se que os ministros de defesa da CPLP irão decidir sobre a segurança no mar e a protecção das zonas económicas exclusivas, ZEE, dos estados membros, tendo em conta que são hoje ameaçadas pela pirataria e utilizados como meio para a prática de crimes transnacionais e transcontinentais.

Fazem parte dessa organização internacional os países, nomeadamente, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Timor Leste e a Guiné Equatorial, o mais recente membro.

STP Press - Texto: Leonel Mendes - Foto: Lourenço da Silva

Sem comentários:

Mais lidas da semana