terça-feira, 8 de setembro de 2015

Angola. JOVEM DO HUAMBO INVENTA GERADOR SEM COMBUSTÍVEL




Marcolino Kanganjo, estudante na Universidade do Huambo, inventou um gerador que não carece de combustíveis fósseis para funcionar e, com isso, venceu o concurso ’Talentos Tecnológicos’, promovido pela Infrasat.

O gerador ecológico foi criado para ir ao encontro das necessidades de quem vive nas zonas rurais. Debita 400 Watts mas a ideia é aumentar a potência. A sua ignição faz-se por indução, activando o campo electromagnético para alimentação dos acumuladores.

Em segundo e terceiro lugares ficaram jovens de Luanda.

Tiago Albino Muendo criou um processo de comunicação que permite, através da internet, controlar remotamente o consumo energético da habitação.

Sílvio César da Gama e Geraldo Gama  desenvolveram o projecto ‘Remotus’, um sistema remoto de alerta e protecção, que alerta os seus utilizadores quer, por exemplo, para gases libertados, como monóxido de carbono, quer para a presença de intrusos indesejados nas suas residências.

O concurso ’Talentos Tecnológicos’, promovido pela Infrasat, tem como objectivo promover, valorizar e divulgar projectos, criados individualmente ou em grupo, na área das tecnologias da comunicação e de informação.

O País

Sem comentários:

Mais lidas da semana