quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Birmânia. Suu Kyi saiu vitoriosa nas eleições legislativas de domingo, primeiras livres em 25 anos



Chefe do exército birmanês promete "cooperar com novo governo"

Rangum, 12 nov (Lusa) -- O chefe do exército birmanês prometeu hoje "cooperar com o novo governo" formado pela líder da oposição birmanesa, Aung San Suu Kyi, que saiu vitoriosa das eleições históricas que a catapultam pela primeira vez para o poder.

"O exército fará o que for melhor em cooperação com o novo governo durante o período pós-eleitoral", declarou o general Min Aung Hlaing, num discurso proferido diante de altos responsáveis militares do país, tornado hoje público pelo exército.

"A confiança do público pode-se ganhar", realçou, instando os militares à "obediência e à disciplina".

Na véspera, o chefe do exército "felicitou" Aung San Suu Kyi pela sua vitória nas eleições legislativas de domingo, as primeiras livres em 25 anos.

A Constituição de 2008 reserva ao Exército a capacidade de designar 25% dos deputados nas duas câmaras do parlamento nacional e de propor a lista de candidatos para os Ministérios-chave do Interior, Defesa e Fronteiras.

DM (PSP) // DM

Birmânia diz que Obama felicitou governo por eleições "livres e justas"

Rangum, 12 nov (Lusa) -- A Birmânia afirmou hoje que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou ao seu homólogo Thein Sein para o felicitar pela realização de eleições "livres e justas".

Obama "telefonou ao Presidente Thein Sein esta manhã para o congratular e ao seu governo por realizar, com sucesso, históricas eleições gerais livres e justas", escreveu o ministro da Informação birmanês, Ye Htut, na sua página oficial do Facebook.

Observadores internacionais consideraram "pacíficas e livres" as eleições legislativas de domingo na Birmânia, as primeiras livres em mais de 25 anos, cuja contagem é largamente liderada pelo partido da opositora e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.

A Liga Nacional para a Democracia (LND) já conquistou 273 assentos, estando a 56 da maioria absoluta, segundo os mais recentes dados da comissão eleitoral, sendo dado quase como certo que vai alcançar essa barreira à medida que vão chegando os resultados.

DM (EJ) // DM

Sem comentários:

Mais lidas da semana