domingo, 8 de novembro de 2015

FILIPE NYUSI CHEGA HOJE A ANGOLA PARA VISITA DE TRÊS DIAS



O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, chega hoje a Luanda para uma visita de três dias a Angola, no âmbito do reforço das relações bilaterais e para assistir às celebrações dos 40 anos da Independência Nacional.

O porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique, Mouzinho Saíde, disse que a deslocação de Nyusi é dividida entre uma visita de Estado, de 8 a 10  de Novembro, a que se segue, no dia seguinte, a participação nas celebrações do 40º aniversário da Independência Nacional.

Mouzinho Saíde apontou como objectivos da visita “o reforço dos laços históricos, de amizade, solidariedade e cooperação bilateral, bem como a revitalização das relações económico-empresariais”.

A possibilidade da visita de Nyusi a Angola já tinha sido admitida em Julho pelo então embaixador moçambicano Domingos Estêvão Fernandes, após um encontro com o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente.

Segundo disse na ocasião Domingos Estêvão Fernandes, a visita do Chefe de Estado moçambicano deve envolver ainda a realização de um fórum de negócios entre empresários dos dois países. “Vimos as questões que se prendem com a cooperação bilateral, vimos também a necessidade do reforço na área económica, de forma a que possamos envolver cada vez mais os nossos empresários, de maneira a trazer essa cooperação mais dinâmica e que traga resultados com vantagens mútuas”, declarou o diplomata. A Assembleia Nacional realiza amanhã uma sessão especial por ocasião da visita do Presidente de Moçambique, que é marcada com discursos do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e do Chefe de Estado moçambicano. Filipe Nyusi visitou Angola em Julho de 2014, então na qualidade de candidato da FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) às presidenciais de 15 de Outubro do mesmo ano, que viria a vencer. O novo embaixador de Moçambique em Angola, Santos Álvaro, anunciou recentemente a intenção dos dois países operacionalizarem o acordo de cooperação bilateral existente, com a criação de uma comissão conjunta permanente no domínio da Defesa.

O diplomata moçambicano afirmou que em tempo de paz urge reforçar a cooperação no domínio da defesa, para o asseguramento dos recursos naturais, da população e das conquistas alcançadas com a Independência. Além de realçar a irmandade existente desde os tempos da luta de libertação nacional e da luta contra o apartheid, dois inimigos comuns, o diplomata moçambicano aproveitou a ocasião para sublinhar que a situação político-militar em Moçambique é estável, as instituições funcionam e a vida faz-se com tranquilidade.

Angola assinala a 11 de Novembro 40 anos da proclamação da independência do país do regime colonial português, enquanto em Moçambique o 40.º aniversário da independência nacional foi assinalado a 25 de Junho.


Jornal de Angola – foto AFP

Sem comentários:

Mais lidas da semana