domingo, 15 de novembro de 2015

Portugal. Eanes crê que "democraciazinha sossegada" não é verdadeira democracia



O ex-Presidente da República Ramalho Eanes afirmou hoje que a sociedade "está um pouco crispada artificialmente", mas salientou que a "democraciazinha muito sossegada" que alguns quererão não é uma verdadeira democracia.

"A sociedade está um pouco crispada artificialmente. É necessário olhar para o que é a democracia. É uma regime de crise permanente, de ideias, interesses e valores. O grande mérito da democracia é que essa crise é dinâmica, cria impulsos de modernização, estímulos e liberdade", disse o antigo chefe de Estado à margem da dupla cerimónia de homenagem de que foi alvo em Castelo Branco e Alcains.

"Por vezes tenho a impressão que alguns portugueses parece que queriam uma democraciazinha muito sossegada. Isso não é democracia", sustentou.
Para o antigo Presidente da República, a democracia é o jogo do confronto, da discussão, da defesa e do ataque.

"É a sociedade em movimento, a expressar aquilo que são as suas forças. O que me custa e que não gosto é que haja uma certa crispação na vida politica portuguesa", concluiu.

Eanes assinalou ainda que há uma certa tendência dos portugueses para se queixarem dos políticos e, "com alguma razão".

Contudo, adiantou que também os portugueses têm que entender que devem ter uma relação diferente com os políticos, para que estes possam ter uma atuação diferente.

"Uma atuação só através do voto de quatro em quatro anos não é suficiente. Isso produz uma democracia eleitoral, mas nós não queremos isso. Queremos uma democracia que seja de participação, de deliberação e de libertação. E, isso só se faz com a participação efetiva de todos na vida politica", concluiu.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana