domingo, 20 de dezembro de 2015

Eleições. SONDAGEM EM ESPANHA DÁ PODEMOS À FRENTE DOS SOCIALISTAS



A última sondagem sobre as eleições deste domingo em Espanha aponta para a vitória do Partido Popular (PP), mas também, e pela primeira vez, para uma ultrapassagem do Podemos ao Partido Socialista (PSOE). O Cidadãos fica em quarto lugar.

De acordo com a "tracking poll" publicada sábado à noite no site do jornal "El Periódico de Andorra", o PP, no poder, conseguirá 26,6% dos votos e 112 a 116 deputados. Segue-se o partido emergente Podemos, que aparece pela primeira vez em segundo lugar, com 21,5% (80 a 84 deputados). O PSOE é assim relegado para a terceira posição com 20,1% (76 a 80) e o Cidadãos, outro partido que concorre pela primeira vez às eleições nacionais, ficará em quarto com 15,3% (45 a 49). A Esquerda Unida consegue 4% (1 a 3), enquanto os vários partidos nacionalistas somam 12,5% (26 a 33 deputados).

O jornal "El Periódico de Andorra" (que pertence ao grupo com o mesmo nome, sediado na Catalunha), publicou um total de seis sondagens já depois da data limite permitida pela legislação espanhola, e foi mostrando que o PSOE e o Cidadãos estavam a perder fôlego. Ainda assim, só este sábado é que os socialistas de Pedro Sanchez foram ultrapassados pelo partido liderado por Pablo Iglesias.

A confirmar-se o cenário previsto por esta sondagem, das eleições deste domingo resultará um empate no número de deputados entre os blocos de centro direita (PP e Cidadãos) e centro esquerda (Podemos, PSOE e IU), ficando os partidos nacionalistas como fiel da balança, sobretudo os catalães e os bascos, que elegem um maior número de deputados.

Rafael Barbosa – Jornal de Notícias, ontem

Sem comentários:

Mais lidas da semana