domingo, 17 de abril de 2016

Portugal. Sondagem. Bloco e PCP somam e seguem mas PS cai nas intenções de voto



A sondagem mostra que as intenções de votos no Bloco e PCP subiram. Em sentido contrário estão PS, CDS e PAN, enquanto o PSD obteve os mesmos resultados da sondagem anterior.

A mais recente sondagem da Eurosondagem para a SIC e para o Expresso revela que a intenção de voto no Partido Socialista desceu no mês de março para 34,3%. Este resultado mostra que o partido ‘rosa’ perdeu 0,7 pontos percentuais.

Por outro lado, no que toca ao PSD não há alterações quanto à sondagem realizada no mês de fevereiro. O partido liderado por Pedro Passos Coelho continua a obter uma intenção de voto na ordem dos 32%.

Quem também subiu nas intenções de voto dos portugueses foi o Bloco de Esquerda e a CDU. Ambos obtiveram mais cinco pontos percentuais comparativamente ao mês anterior. Assim, o partido liderado por Catarina Martins soma 9,7% das intenções de voto, enquanto a coligação de esquerda, que une o Partido Comunista Português e o Partido Os Verdes, soma 8,3%.

Já o CDS desceu três pontos percentuais, obtendo em março 7,7% das intenções de voto, e o PAN perdeu um ponto percentual para os 1,3%.

No que à popularidade dos líderes políticos diz respeito, o Presidente da República é, sem sombra de dúvida, o mais amado pelos portugueses, apresentando um saldo positivo de 55,5% - 68% das pessoas considera que está a exercer bem o seu mandato, enquanto 12,5% dos inquiridos considera o seu desempenho negativo.

Em ‘altas’ está também António Costa com um saldo de popularidade de 23,9 pontos, seguido de Catarina Martins (17,2 pontos), Assunção Cristas (11,1 pontos), Pedro Passos Coelho (9,8 pontos) e Jerónimo de Sousa (6,1 pontos).

De referir que Assunção Cristas completou agora um mês à frente dos desígnios do CDS. O balanço, quando comparado com o mês anterior, não é muito positivo, pois o partido perdeu três pontos percentuais nas intenções de voto e a nova líder apresenta um nível de popularidade inferior ao último registado pelo seu antecessor Paulo Portas.

Já no que diz respeito a António Costa é de sublinhar que o primeiro-ministro aumentou o seu saldo positivo de popularidade em 5,5 pontos percentuais. Nem os últimos acontecimentos (demissão de João Soares e polémica com Diogo Lacerda Machado) ‘arranharam’ a popularidade do Chefe do Executivo.

Patrícia Martins Carvalho – Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana