segunda-feira, 5 de março de 2018

ITÁLIA | Partido antissistema e extrema-direita lideram eleições em Itália


De acordo com os resultados parciais, o grande vencedor é o Movimento 5 Estrelas. A extrema-direita, com a Liga Norte, também ganha terreno. Nenhum partido deve conseguir a maioria para formar governo.

O Movimento 5 Estrelas, um partido antissistema, foi o mais votado em Itália. Segue na frente com quase 32% dos votos. Luigi di Maio, o líder do movimento, tem 31 anos e durante a campanha garantiu não querer coligar-se com a velha política.

O segundo vencedor da noite é Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga Norte. O partido ultranacionalista, que fez campanha contra imigrantes e muçulmanos, conseguiu 18% das votações.

A juntar a estas contas está o movimento de Sílvio Berlusconi. O Forza Itália tem cerca de 15% dos votos.

Estes resultados dão uma vantagem à coligação liderada por Berlusconi, mas que junta também o Liga Norte de Salvini e o partido Irmãos de Itália. A coligação conseguiu 37% dos votos, mas o resultados deixam Salvini como líder da direita italiana.

Se esta aliança vencer em termos parlamentares, Matteo Salvini, o homem que prometeu expulsar milhares de imigrantes ilegais, pode mesmo ficar em posição de exigir o cargo de primeiro-ministro.

Do lado dos perdedores, há um que se destaca: Matteo Renzi. O jornal La Repubblica fala de um colapso do Partido Democrático.

O antigo primeiro-ministro que se demitiu após o referendo às reformas constitucionais esteve na corrida para formar governo, mas o resultado de pouco mais de 19% dos votos não dá grande margem para uma coligação centro-esquerda.

Estes resultados parciais mostram já as dificuldades que Itália terá nas negociações para formação de governo. Nenhuma coligação ou partido conseguem uma maioria suficiente para avançar com um executivo.

A primeira reunião do Parlamento está marcada para dia 23, mas o presidente italiano, Sergio Mattarela, só deve abrir negociações formais para a formação do governo, no início de abril.

Sara de Melo Rocha | TSF

Foto: Alessandro di Meo/EPA

Sem comentários:

Mais lidas da semana