Regulador acusa Correios de divulgar taxa de reclamações
falsa
É uma acusação grave e mais um capítulo na história de
acusações mútuas entre os Correios e a Autoridade Nacional de Comunicações: a
ANACOM escreve que "os CTT divulgaram informação enganosa".
O caso remonta a dia 13, quando em comunicado, a empresa
afirma que as "reclamações totais de serviços postais recebidas pelos CTT
caíram 7% em 2018 face a 2017,". Na opinião da ANACOM, essa frase
"induziu a conclusão de que tal redução respeitaria apenas a reclamações,
quando, na verdade, correspondia à soma das reclamações e dos pedidos de
informação relativos a serviços postais recebidos pelo Grupo CTT".
Dados recolhidos pela ANACOM permitem concluir que na
verdade, ao contrário do que afirmam os CTT, houve "um aumento de 9% das
reclamações recebidas (e uma redução de 40% dos pedidos de informação
recebidos)". É na soma destas duas vertentes que há uma queda de 7%.
O regulador conclui que "em 2018 existiu um aumento do
volume de reclamações sobre serviços postais recebidos pelo Grupo CTT, tanto no
caso daquelas que são registadas no Livro de Reclamações físico e eletrónico
(19,9 mil em 2018 face a 14,6 mil em 2017, o que corresponde a um aumento de
35,8%), como das que o Grupo CTT classificou como reclamações no seu sistema
interno e que recebeu por diversos canais (196 mil em 2018 face a 180 mil em
2017, o que corresponde a um aumento de 9%)."
A TSF contactou os CTT e aguarda uma reação da empresa.
Hugo Neutel | TSF
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