terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Portugal | Regulador acusa CTT de enganar o público


Regulador acusa Correios de divulgar taxa de reclamações falsa

É uma acusação grave e mais um capítulo na história de acusações mútuas entre os Correios e a Autoridade Nacional de Comunicações: a ANACOM escreve que "os CTT divulgaram informação enganosa".

O caso remonta a dia 13, quando em comunicado, a empresa afirma que as "reclamações totais de serviços postais recebidas pelos CTT caíram 7% em 2018 face a 2017,". Na opinião da ANACOM, essa frase "induziu a conclusão de que tal redução respeitaria apenas a reclamações, quando, na verdade, correspondia à soma das reclamações e dos pedidos de informação relativos a serviços postais recebidos pelo Grupo CTT".

Dados recolhidos pela ANACOM permitem concluir que na verdade, ao contrário do que afirmam os CTT, houve "um aumento de 9% das reclamações recebidas (e uma redução de 40% dos pedidos de informação recebidos)". É na soma destas duas vertentes que há uma queda de 7%.

O regulador conclui que "em 2018 existiu um aumento do volume de reclamações sobre serviços postais recebidos pelo Grupo CTT, tanto no caso daquelas que são registadas no Livro de Reclamações físico e eletrónico (19,9 mil em 2018 face a 14,6 mil em 2017, o que corresponde a um aumento de 35,8%), como das que o Grupo CTT classificou como reclamações no seu sistema interno e que recebeu por diversos canais (196 mil em 2018 face a 180 mil em 2017, o que corresponde a um aumento de 9%)."

A TSF contactou os CTT e aguarda uma reação da empresa.

Hugo Neutel | TSF

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