sábado, 18 de maio de 2019

Futebol à portuguesa | Entre Águia e Dragão quem será o campeão?


HOJE: Santa Clara na Luz não pode ficar às escuras, a não ser que o Benfica o apague. Porto recebe o Sporting, no estádio do dragão o leão vai ficar à solta ou será caçado pelos homens do norte? Respostas só depois das 8 horas da noite se ambos os confrontos tiverem inicio pontualmente à hora prevista, 6.30 da tarde. É certo que Benfica ou Porto podem almejar justamente o título de campeão. E consegui-lo. Hoje pode ficar definido. Certezas, talvez só no final de ambos os jogos. A ver vamos. (PG)

Para uma 'Reconquista' Santa, a águia terá que ser... Clara

Benfica recebe o Santa Clara, este sábado, a partir das 18h30, num jogo que poderá valer o título.

Quando no passado dia 3 de janeiro Bruno Lage foi anunciado como sucessor de Rui Vitória no cargo de treinador da equipa principal do Benfica, grande parte dos adeptos já não acreditavam no título. Os encarnados ocupavam o quarto lugar, a sete pontos do líder FC Porto e a derrota em Portimão tinha confirmado o pior cenário: uma destroçada, incapaz, sem ideias e, sobretudo, descrente.

No entanto, quatro meses e meio depois, a transformação é total. O clube da Luz respira confiança, encanta com um futebol de classe e magia e está a um passo de conquistar o 37.º título da sua história, precisando apenas de um ponto na receção ao Santa Clara para voltar a 'pintar' o Marquês de vermelho.



O mérito, como tem sido sublinhado por inúmeras ocasiões ao longo deste período, é repartido por jogadores, equipa técnica, estrutura e, claro, adeptos. No entanto, há um nome que tem que ser enaltecido: Bruno Lage.

A desconfiança inicial que gerou nos adeptos após a sua oficialização rapidamente deu lugar a um sentimento de crença, entusiasmo e orgulho. O antigo líder da equipa B provou ser o homem certo e, jogo após jogo, conduziu o Benfica a este dia que poderá ser histórico. Sempre com os pés na terra, tranquilo e focado apenas no trabalho diário, o treinador de 43 anos devolveu a esperança à nação encarnada e agora, na antevisão da partida com os açorianos, voltou a pedir a união entre todos. 

O pontapé de saída está agendado para as 18h30 deste sábado, num Estádio da Luz lotado, com mais de 60 mil espetadores na bancadas. Jorge Sousa, da AF Porto, será o juiz encarregue de dirigir a partida que poderá voltar a colocar as águias no topo do futebol português.

As palavras dos treinadores

Bruno Lage:

- "Vamos encontrar um adversário muito competente, que fez um campeonato muito bom, com uma manutenção histórica acima dos 40 pontos e com prestações muito interessantes frente a Sporting, FC Porto e Sp. Braga. É um adversário que sabe fechar os caminhos da sua baliza, mas que quando tem bola também sabe o que fazer. Gosta de sair curto, de jogar para atrair e criar oportunidades de perigo. Perspetivamos um jogo difícil e como tal precisamos de estar no nosso melhor para vencer esta última 'final'."

- "Eu acho que não me foi pedido nada [no dia da oficialização enquanto treinador do Benfica]... Na situação em que nós estávamos, tínhamos que preparar e fazer o possível. A questão tinha que ser por fases. A primeira era começar a jogar bom futebol e a vencer jogos para reconquistar os adeptos. Eu penso que a partir do quarto, quinto ou sexto jogo passámos a sentir isso. As pessoas iam ver o tipo de Benfica que se ia apresentar num futuro próximo. E ali em determinada altura as coisas começaram a ligar-se. Começou a notar-se mais uma apoio enorme em casa, fora de casa, às chegadas ao hotel e nós fomos sentido isso. Depois, foi agir com naturalidade e as coisas foram acontecendo. Fomos vivendo o dia a dia, jogando jogo a jogo, até chegarmos a esta situação."

- "Prepara-se tudo da mesma maneira. Nós desde que chegámos que sabíamos que não podíamos perder mais pontos, não podíamos falhar. E todos os jogos tem sido nessa intenção. Olhamos um pouco para o nosso adversário, preparamos a nossa estratégia e entramos no jogo assim. Todos os jogos têm sido nesse sentido. Não há espaço para perder pontos e isso só se consegue se tivermos concentrados no nosso trabalho. Tem sido a nossa maneira de estar, com a maior naturalidade e equilíbrio."

João Henriques:

- "Queremos fechar esta época da melhor forma, apresentando o que foi a imagem de marca do Santa Clara esta época: boa qualidade de jogo, uma equipa com personalidade, organizada, à procura do resultado."

- "Este é um jogo que todos querem jogar, os jogadores sabem que olhos de milhões de pessoas estão neste jogo, e tudo o que façam de bem feito é sobrevalorizado."

"O Benfica tem goleado os adversários. Precisamos de ter um desempenho de todo e de estar com os índices de concentração e foco no máximo."

Notícias ao Minuto | Foto: Global Imagens


Dragão e Leão jogam Clássico com um olho na Luz... e outro no Jamor

Pontapé de saída está agendado para as 18h30 deste sábado no Estádio do Dragão.

FC Porto e Sporting defrontam-se este sábado em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga. Dragões e leões têm aspirações diferentes no campeonato, mas há algo que os une: voltarão a defrontar-se precisamente daqui a uma semana, na final da Taça de Portugal. 

No jogo desta tarde, o FC Porto vai entrar em campo com hipóteses matemáticas de chegar ao título. No entanto, para que tal aconteça o Benfica terá de perder, à mesma hora, na receção ao Santa Clara que decorrerá no Estádio da Luz. 

Por seu turno, o Sporting já não irá além do terceiro lugar em que está e Marcel Keizer admitiu que o jogo mais importante acontecerá no Jamor, na final da Taça de Portugal.

Um Clássico é sempre um Clássico, mas, justiça seja feita, este será um dos menos importantes na história do Sporting. Por seu turno, o FC Porto precisa de vencer e esperar um valente deslize do Benfica na Luz. Porém, já se sabe que no futebol tudo pode acontecer. 

O apito inicial desta partida será dado por Fábio Veríssimo às 18h30. 

Sérgio Conceição em discurso direto 

Jogo com o Sporting: "É um Clássico. Esperamos nestes tipo de partidas bons jogos, dentro daquilo que são duas equipas competitivas. Espere que possamos no final do jogo estar contentes no sentido de ganharmos os três pontos e percebermos que o rival tenha perdido três pontos. Temos de ganhar o nosso jogo e depois vemos o que acontece."

Possibilidades do Benfica perder: "Sabemos que é difícil que isso aconteça, mas há uma coisa que lhe digo: Não atiramos a toalha ao chão. No FC Porto ninguém desiste. Ninguém vai para o jogo a pensar que já acabou. Há dois títulos em disputa e matematicamente no campeonato ainda há possibilidade de ganhar. É isso que temos estar focados. Fazer o nosso trabalho e o nosso jogo. E premiar os adeptos com uma vitória e uma boa exibição. Esse foi o nosso foco durante a semana. A partir daí já não podemos saber o que vai acontecer."

Final de época (como gostava de ser recordado): "Acho que o mais importante, independentemente de ganhar ou não, era que o vencedor fosse um justo vencedor. Isto não é mais uma frase dita. Acho que sobre isso o nosso presidente já falou. Aqui fala-se a uma só voz. Ele falou e eu assino por baixo."

Marcel Keizer em discurso direto 

FC Porto - mudança face à Taça da Liga: "Penso que são uma equipa muito organizada, muito fortes fisicamente, jogaram a Champions e ainda estão a lutar pelo título. São uma equipa muito forte contra quem vamos jogar dois jogos."

Último jogo antes da final: "Não, porque se estivessemos à espera deste jogo para afinar a estratégia estávamos mal. Não é um jogo importante para os pontos, mas para o prestígio. O jogo da próxima semana é mais importante para nós."

Sporting com uma palavra no título: "Os dois clubes estão a lutar pelo título, mas o Sporting tem de fazer o seu jogo. Temos de jogar para os nossos adeptos e estamos só preocupados com o nosso jogo e performance."

Os 11 da frente na classificação
Notícias ao Minuto | Foto: Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana