terça-feira, 21 de maio de 2019

UE adverte contra provocações no Médio Oriente após Trump prometer “fim do Irão"


A União Europeia advertiu contra qualquer nova escalada na região do Médio Oriente, à luz das crescentes tensões entre os Estados Unidos e o Irão, disse na segunda-feira a porta-voz da Comissão de Relações Exteriores e Segurança da UE, Maja Kocijancic.

"Não vou comentar especificamente nenhum tweet específico, mas na situação mais ampla, eu diria que a região não precisa de mais elementos de desestabilização. Isso é algo que temos dito constantemente, que quaisquer provocações devem ser evitadas e todos os esforços devem ser feitos para aliviar as tensões", disse Kocijancic numa conferência de imprensa.

A declaração vem depois do tweet do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump dizer que "se o Irão quiser lutar, isso será o fim oficial" do país.

 
As ameaças de Trump aumentaram depois que os Estados Unidos intensificaram sua presença militar no Oriente Médio no início deste mês, no que o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, chamou de "uma mensagem clara e inequívoca ao regime iraniano".

A instalação inclui um grupo de ataque, mísseis Patriot, bombardeiros B-52 e caças F-15, segundo o Pentágono.

O presidente dos EUA afirmou anteriormente que esperava evitar uma guerra com o Irão, enquanto o líder supremo iraniano, Aiatolá Ali Khamenei, por sua vez, disse que o Irão não pretendia travar uma guerra com os Estados Unidos, mas continuaria a resistir a Washington.

Sputnik | Foto: © AP Photo / Marinha dos EUA

Sem comentários:

Mais lidas da semana