sábado, 16 de novembro de 2019

Angola | Adalberto Costa Júnior eleito presidente da UNITA


Presidente do grupo parlamentar da UNITA, Adalberto Costa Júnior, venceu a corrida à liderança do partido, tornando-se no terceiro presidente, após o fundador Jonas Savimbi e Isaías Samakuva.

Adalberto Costa Júnior conquistou 50% mais um dos votos, conforme previsto nos estatutos da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), num universo de 960 eleitores segundo uma fonte partidária, embora ainda não tenham sido anunciados os resultados oficiais.

Alcides Sakala Simões, Abilio Kamalata Numa, Raul Danda e José Pedro Katchiungo são os candidatos que saem derrotados nesta corrida, que constituiu o ponto alto do XIII Congresso Ordinário da UNITA, maior partido da oposição, realizado em Luanda.

Festa na UNITA

O complexo do Sovsmo, em Luanda, onde a UNITA se reuniu em congresso para escolher um novo líder, explodiu esta sexfa-feira (15.11) num ambiente de festa, com os apoiantes a celebrarem entusiasticamente a vitória de Adalberto Costa Júnior.

Ainda antes de se conhecerem os resultados oficiais, mas pouco depois de ser finalizada a contagem dos votos nas dez mesas eleitorais, começaram a ser ouvidos, no exterior do pavilhão onde os cerca de mil delegados da UNITA escolheram um novo líder, apitos e buzinas. 

Centenas de apoiantes do candidato apontado como vencedor celebravam, assim, de forma efusiva e em festa, gritando por "Adalberto" e por "Angola".

Artigo atualizado às 20:58 (CET) de 15 de novembro de 2019.

Deutsche Welle | Agência Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana