domingo, 17 de novembro de 2019

Portugal | Sintomas de um SNS doente: anestesia atrasou-se. Paciente morreu


Especialista há um mês e posto a chefiar equipa, médicos de família nas Urgências infantis, pediatra com 100 casos num dia, crise de choro por medo de errar doses por cansaço ou clínico que receita paracetamol e o doente morre são manifestações adversas de um mal maior: uma medicina posta a soro

Uma equipa desfalcada não se resume só a mais trabalho, pode traduzir-se em menos vida. “Os dois anestesistas servem para ir à ‘gastro’ se o doente está a sangrar, para tirar a dor nos enfartes, para ir ao recobro, para a Urgência ou para o bloco de partos. Este ano já tivemos duas situações em que a equipa de anestesia não conseguiu ajudar a cirurgia, a entubar por exemplo, e o doente morreu”, denuncia o mesmo médico.

E recorrer a prestadores de serviços indiferenciados para ter mais batas brancas nas Urgências pode ter efeitos irreversíveis: “A formação de alguns colegas é muito fraca e morrem pessoas. Ainda há pouco tempo, uma senhora foi medicada na Urgência com paracetamol e um dia depois entrou no bloco com uma isquemia intestinal e morreu”, conta um especialista do Amadora-Sintra.

Vera Lúcia Arreigoso – Raquel Albuquerque | Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana