sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

ALBA, ITINERANTE VULCÃO DA AMÉRICA INSURRECTA


 Martinho Júnior, Luanda

01- No preciso ocaso do ano de 2019, no ocaso pré-anunciado duma administração republicana estado-unidense que qualifica o “The America first” como a continuação da expansão de que se foi nutrindo de territórios e de almas desde a sua sulfúrica origem, ALBA vulcânica se levanta uma e outra vez, do chão insurrecto dos povos que se recusam a continuar a ser as temperadas vítimas da velha devassa colonial e do expansionismo do império! (http://www.cubadebate.cu/etiqueta/alba/https://albaciudad.org/).

ALBA se levanta como o ascender do alvor de cada dia, quando desperta o homem simples, o homem digno, o homem ávido de cidadania, ávido de paz, ávido de vida e amante do seu planeta azul… ALBA se levanta por que se levanta Pátria Grande! (https://mazo4f.com/maduro-celebro-los-15-anos-del-alba-tcp-florece-con-fuerza-en-los-pueblos-de-la-patria-grande).

Em Havana, América encontrou-se por estes dias consigo mesma, por que são os povos que emergem, os reitores de seus destinos e dos destinos de toda a humanidade ainda que isso pareça imperceptível, ainda que isso imponha sacrifícios, por que com a ALBA, são esses mesmos povos vanguardas de civilização, face à contundência da barbárie que há séculos se arrasta, a barbárie que torna o capitalismo neoliberal num pântano, cada vez mais putrefacto e insolvente, cada vez mais submerso na morte que ele próprio se obriga a determinar! (http://www.cubadebate.cu/noticias/2019/05/21/consejo-politico-del-alba-tcp-sesiona-en-la-habana-2/#.Xfnm4CZCdjo).

Espero a cada ano esses encontros-balanço da ALBA, porque esse farol solidário que vai despertando, marca a cadência dos povos da América e também da humanidade que está sacudida pela emoção dos avanços e recuos do campo da liberdade!

Temo também, por que é de desequilíbrio em desequilíbrio, de assimetria em assimetria, de bloqueio em bloqueio, de sanção em sanção, difícil saber medir a vontade psicológica e emocional dos povos, na medida dos sacrifícios que sobre eles o império pende! (http://paginaglobal.blogspot.pt/2017/08/barbarie-em-nome-da-democracia.html).

A expansão do império nos termos de hoje, multiplicando justificações, formas, métodos e tecnologias em disseminação a cavalo nas novas tecnologias, tornou-se tão perversamente egoísta, exclusivista e elitista que as características do domínio o tornou feudal, ditatorial, bárbaro, criminoso e nas mãos de apenas 1% da humanidade!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/01/a-hegemonia-unipolar-retorna-em-forca.html).

Por causa desse carácter foi possível a meio deste ano saber-se que os recursos que deveriam ser arrancados à Terra durante um ano, foram-no de facto arrancados até essa altura, finais de Julho de 2019!… (https://geomorfusjr.wixsite.com/geomorfusjr/blog-1/o-dia-que-o-ser-humano-passou-do-limite).

O capitalismo gerado com seus cortejos imperiais, esgota os recursos, a maior parte deles sem possibilidade de reciclagem e provoca alterações que estão a conduzir a humanidade à fragilização e o planeta a transformações degradantes cada vez mais inibidoras das espécies e da própria vida tal qual ela é hoje conhecida!

Também por isso ALBA se levanta, com Cuba a recordar 60 anos de diplomacia revolucionária (http://www.cubadebate.cu/especiales/2019/12/14/abel-prieto-nuestra-diplomacia-ha-defendido-a-cuba-y-a-las-mejores-causas-de-la-humanidad/), com a Venezuela e Cuba a recordar os encontros inspiradores de há 25 anos entre os Comandantes Fidel e Hugo Chavez nas próprias escadarias da Universidade de Havana (https://www.telesurtv.net/news/cuba-primer-encuentro-hugo-chavez-fidel-castro-20191214-0020.html), os pais-arquitectos e criadores da própria ALBA, que nasceu há 15 anos!...

Mesmo que hajam significativas ausências, o vulcão itinerante dos povos não renunciará à luta pela dignidade, pela liberdade pelas bandeiras de seus próceres, sacudindo telúrico a América e todo o planeta nutrido dessa consciência que nos põe de pé, por que obrigada ao engenho até da sua própria sobrevivência!

É assim na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Haiti, na América Central, no México e, pouco a pouco, mesmo por dentro da profundidade dos Estados Unidos e Canadá, quando a vontade insurrecta se torna consciência, clarividência e passa à substantiva acção, num massivo ardor que só em Pátria Grande é possível!... Pátria Grande en la Plaza de la Dignidad, en Santiago que se levanta, una vez mas en Santiago, el pueblo que temprano se levanta!... (https://www.nodal.am/2019/12/chile-plaza-de-la-dignidad-el-pueblo-unido-jamas-sera-vencido-inti-illimani/?fbclid=IwAR0DwOS808NLTFd9-rwqI_klFA5TuYvtbX7jM1Ch_0VHNQvUvVI5IP9EcVg).




02- No balanço deste ano, que é também um balanço dos quinze anos de longevidade da ALBA na XVII Assembleia de seus membros, uma vez mais foram debatidas as tensões dialéticas entre a civilização e a barbárie, entre a redutora representatividade e a participação reforçada pelo protagonismo, entre a unidade cívico-militar patriótica que fortalece a coluna vertebral dos povos e os exércitos mercenários, formatados como apêndices pelos interesses e conveniências coloniais, entre os conceitos que vão conduzir as riquezas em benefício massivo dos povos e os conceitos que se cingem ao egoísmo da aristocracia financeira mundial e suas vassalagens tornadas decadentes oligarquias, ou alienadas elites, fundamentalistas, radicais e sempre contrarrevolucionárias! (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/11/pinochetazzo-sobre-america-latina.html#more).

ALBA evoca esses condimentos observados à lupa e levados a balanço, por que não há eclosão sem alimento inteligente que é também prova de vida colectiva dos povos em alvorada, ainda que durante tantas décadas tenham que enfrentar tantos obstáculos, tantos desafios e tantos sacrifícios!

As pegadas ardentes de Marti e de Bolivar, de Fidel e de Hugo Chavez, estão inscritas nesses balanços intemporais, conforme eu um dia apontei (http://paginaglobal.blogspot.pt/2017/03/alba-evocacao-pegada-ardente-de-bolivar.html)…

“Evocados estão os rios humanos com o manso espanto duma coroa feita bruma, ao amanhecer e as crianças já correm envoltas nas frescas manhãs que marcam a poalha dos passos insurrectos!

América húmida de lágrimas e de sangue, de ecos que se esbatem em fraccionados espelhos tisnados de verde espuma, mas vertical em suas veias abertas, liberta das lianas que como surpreendentes amarras emergem do breu, América radiografando o espaço e o tempo com os olhos de Chavez e de Fidel!”


03- Em Havana, a capital de Cuba que perfaz 500 anos de sua fundação (https://www.youtube.com/watch?v=E8emqPqsEN4https://apnews.com/cd40e7fd794f47fd8ba92a8e9e98d235), estiveram presentes nesta sessão comemorativa dos quinze anos da ALBA, os Chefes de Estado de Cuba Revolucionária, da Venezuela Bolivariana, da Nicarágua Sandinista e o Primeiro-Ministro de São Vicente e Granadinas, entre outros representativos dignitários. (http://www.cubadebate.cu/noticias/2019/12/14/presidente-de-cuba-inaugura-en-la-habana-la-xvii-cumbre-del-alba-tcp/#boletin20191214).

O golpe na Bolívia fez-se sentir: o governo interino saído do golpe afastou a Bolívia da ALBA (http://www.cubadebate.cu/noticias/2019/11/15/gobierno-de-facto-de-bolivia-se-retira-del-alba/#.XfnmLiZCdjo), mas numa “guerra assimétrica”, nem os golpes fazem esmorecer os povos, conforme as bonançosas alterações sociopolíticas no México e na Argentina, conforme a renúncia massiva ao capitalismo neoliberal em curso no Chile e na própria Bolívia.

O Presidente deposto da Bolívia, Evo Morales, logicamente ausente da ALBA, saltou do México para Cuba e daí para a Argentina, de onde comandará a campanha do Movimiento Al Socialismo nas inevitáveis eleições que se avizinham (2020)… (https://www.ecured.cu/Movimiento_al_Socialismo;  https://mundo.sputniknews.com/tags/organization_Movimiento_Al_Socialismo_MAS/https://www.elmundo.es/internacional/2019/12/07/5debf246fc6c83485b8b4618.html).

Ali onde a sanha das oligarquias manobraram e preencheram os tentáculos do império que gere e tutela o capitalismo neoliberal, nem por isso os povos deixaram de reagir buscando integração, pois os povos são também um dos dilectos alvos, o principal alvo, dos processos de domínio que na América quantas vezes implica repressão, dor, miséria e sangue! (https://br.sputniknews.com/americas/2019042413747541-eua-ressuscitam-doutrina-monroe-america-latina-defesa-da-russia/).

A integração tece malhas indeléveis de solidariedade e acção proactiva, não só na disposição de responder aos golpes, mas sobretudo a partir deles encontrar capacidades de superação avançando na construção de sociedades integradoras e aptas a minguar e vencer as exclusões! (https://mazo4f.com/maduro-insta-a-elevar-el-concepto-del-bolivarianismo-en-la-educacion-venezolana).

Essa saga é sentida e reflectida nas assembleias da ALBA e particularmente nesta, porque é legítimo animarem-se os povos, as nações e os estados com capacidades proactivas com os olhos postos no futuro e no socialismo! (http://www.cubadebate.cu/especiales/2019/12/15/diaz-canel-lo-que-no-nos-perdonan-los-estados-unidos-y-las-oligarquias-latinoamericanas-es-que-hayamos-construido-modelos-incluyentes-y-comprometidos-con-el-pueblo/#boletin20191215).

Na mesma altura da realização desta cimeira, em Caracas era publicamente desvendado mais uma tentativa de acção armada de consequências imprevisíveis, desmontada graças aos serviços de inteligência bolivarianos, o SEBIN. (https://www.telesurtv.net/news/venezuela-plan-terrorista-derecha-evidencias-jorge-rodriguez--20191214-0018.htmlhttps://albaciudad.org/2019/12/operacion-terrorista-desmantelada-voluntad-popular-planeaba-asaltar-unidades-militares-para-este-15-de-diciembre/).

A declaração final de 33 pontos, reflecte o que esteve em balanço e a vontade comum de seguir em frente perante os imensos desafios contemporâneos!... (http://www.cubadebate.cu/especiales/2019/12/14/declaracion-de-la-xvii-cumbre-de-jefes-de-estado-y-de-gobierno-del-alba-tcp/#boletin20191214).

Martinho Júnior -- Luanda, 18 de Dezembro de 2019


Imagens:

01- No dia 29 de julho de 2019, a humanidade passou a consumir mais recursos do que a Terra poderia produzir, sem que houvesse sobrecarga ao meio ambiente. O Dia de Sobrecarga da Terra (Overshoot Day) marca a data em que os recursos naturais produzidos pelo planeta não são mais suficientes para suprir o consumo da humanidade e absorver os resíduos produzidos, calculado pela Global Footprint Network. E as consequências são graves: escassez de água potável, dos recursos minerais, extração de petróleo, erosão do solo, perda da biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera, por exemplo. – https://geomorfusjr.wixsite.com/geomorfusjr/blog-1/o-dia-que-o-ser-humano-passou-do-limite;
02-  El presidente de la República, Nicolás Maduro Moros, celebró este sábado los 15 años de la Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América – Tratado de Comercio de los Pueblos (Alba-TCP) y auguró el florecimiento del mecanismo de integración en los pueblos de “la Patria Grande”. – https://mazo4f.com/maduro-celebro-los-15-anos-del-alba-tcp-florece-con-fuerza-en-los-pueblos-de-la-patria-grande;
03-  El 14 de diciembre de 1994, Hugo Chávez expuso con pasión sus ideas y proyectos de transformación de Venezuela en la Universidad de La Habana, Cuba. – https://www.telesurtv.net/news/cuba-primer-encuentro-hugo-chavez-fidel-castro-20191214-0020.html
04 - “Los animo a valorar de conjunto propuestas para aprovechar nuestras capacidades y fortalezas, debemos enfatizar al ALBA-TCP como plataforma de coordinación política en defensa de la independencia, la paz y la integración desde la solidaridad y la cooperación”. – http://www.cubadebate.cu/noticias/2019/12/14/presidente-de-cuba-inaugura-en-la-habana-la-xvii-cumbre-del-alba-tcp/#boletin20191214.

América insurrecta



Nuestra tierra, ancha tierra, soledades,
se pobló de rumores, brazos, bocas.
Una callada sílaba iba ardiendo,
congregando la rosa clandestina,
hasta que las praderas trepidaron
cubiertas de metales y galopes.
Fue dura la verdad como un arado.
Rompió la tierra, estableció el deseo,
hundió sus propagandas germinales
y nació en la secreta primavera.
Fue callada su flor, fue rechazada
su reunión de luz, fue combatida
la levadura colectiva, el beso
de las banderas escondidas,
pero surgió rompiendo las paredes,
apartando las cárceles del suelo.

Patria, naciste de los leñadores,
de hijos sin bautizar, de carpinteros,
de los que dieron como un ave extraña
una gota de sangre voladora,
y hoy nacerás de nuevo duramente,
desde donde el traidor y el carcelero
te creen para siempre sumergida.
Hoy nacerás del pueblo como entonces.
Hoy saldrás del carbón y del rocío.
Hoy llegarás a sacudir las puertas
con manos maltratadas, con pedazos
de alma sobreviviente, con racimos
de miradas que no extinguió la muerte,
con herramientas hurañas
armadas bajo los harapos.

Sem comentários:

Mais lidas da semana