segunda-feira, 10 de junho de 2019

GUAIDÓ, DE CAVALO-DE-TROIA A CADÁVER POLÍTICO – Martinho Júnior

Martinho Júnior, Luanda 

Com toda a panóplia de meios ao seu dispor, as equipas de ingerência da hegemonia unipolar na Venezuela Socialista Bolivariana estão a perder o seu ariete de ocasião e com cada vez menos possibilidades de enfrentar, em relação a ele, as contramedidas que têm sido aplicadas por via do “Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional” pela Venezuela Bolivariana não só sobre ele, mas também sobre o ninho de cucos em que se transformou toda a clientelar oposição! (https://paginaglobal.blogspot.com/2019/02/anatomia-da-intervencao-imperialista.html).

Não há grupúsculo algum de carácter neoliberal, por mais pintado que seja, capaz de sobreviver quando reduz a própria sensibilidade política aos preceitos dum cada vez mais alienado clube de empresários neoliberais!

1- A montagem dos mecanismos de pressão contra a Venezuela Bolivariana está toda ela fragilizada nas suas abordagens geradas a partir de filosofias e conceitos misto de radicalismo neoliberal, estruturalismo e velhas tendências “conservadoras”, tirando partido duma oligarquia contaminada por sonolências de décadas na sua acomodação a um artificioso poder, ao irremediável e decadente clientelismo de que se nutre sua própria essência identitária, antropológica e histórica!... (https://www.brasil247.com/pt/colunistas/jefersonmiola/381977/O-respeito-%C3%A0-soberania-na-Venezuela-e-a-paz-no-continente.htm).

Essa oligarquia demonstra estar incapaz de enfrentar a “incómoda”, a “elétrica” e a “eletrizante” emergência Bolivariana que vai conseguindo, imparável e decididamente, respostas saudáveis para tudo o que neste ambiente há a fazer na e pela Venezuela a partir de sua enorme mancha de pobreza e marginalização herdada do século XX! (https://diplomatique.org.br/venezuela-as-razoes-do-caos/).

Brasil | Associação de juízes exige imediata soltura de Lula e demissão de Moro


A Associação Juízes para a Democracia (AJD) e a Associação Latinoamericana de Juízes do Trabalho (ALJT) divulgaram nota conjunta neste domingo (9) na qual dizem ser “imprescindível e urgente” para o restabelecimento da plena democracia e dos princípios constitucionais no Brasil, a declaração de inexistência de todos os processos que se desenvolveram em razão da Operação Lava Jato, inclusive daqueles que determinaram as condenações e a prisão do ex-presidente Lula.

A reportagem do Intercept Brasil, publicada neste domingo (9), segundo as entidades, revela que quando ainda exercia função de Juiz na operação Lava Jato, o atual ministro Sergio Moro “aconselhou, ordenou, e, em determinados momentos, agiu como órgão acusador e investigador, num verdadeiro processo inquisitorial”.

Além da soltura imediata de Luta e todas as vítimas do processo ilícito, os juízes exigem a exoneração do ministro Sérgio Moro e investigação dos integrantes do Ministério Público Federal (MPF) citados na reportagem.

Confira a íntegra da nota:

A ASSOCIAÇÃO JUÍZES PARA A DEMOCRACIA – AJD e ASSOCIAÇÃO LATINOAMERICANA DE JUÍZES DO TRABALHO - ALJT, entidades cujas finalidades abrangem, com destaque, o respeito absoluto e incondicional aos valores próprios do Estado Democrático de Direito, têm o compromisso de lutar, de forma intransigente, por uma democracia sólida e comprometida com a justiça, com a redução das desigualdades, com a dignidade da pessoa humana e com o fortalecimento da participação popular democrática e do bem estar da população, como exige a nossa Constituição, e por isso vêm a público manifestar-se diante das informações divulgadas pelo jornal The Intercept Brasil, na reportagem publicada na data de hoje, sobre comunicações realizadas entre o procurador federal Deltan Dallagnol e o atual Ministro da Justiça Sergio Moro.

Judiciário brasileiro, a nojeira ao mais alto nível com Dallagnol, Moro e outros


Uma enorme coleção de materiais nunca revelados fornece o olhar sem precedentes sobre as operações da força-tarefa anticorrupção que transformou a política brasileira e conquistou a atenção mundial.

As conversas secretas da Lava Jato

O Intercept Brasil acaba de publicar três matérias exclusivas e explosivas baseadas em mensagens trocadas entre integrantes da Lava Jato em Curitiba, como o procurador Deltan Dallagnol, e outras pessoas importantes, como o ex-juiz Sergio Moro. As conversas foram obtidas há algumas semanas pelo Intercept através de uma fonte anónima. As reportagens dão início à série "As mensagens secretas da Lava Jato". A primeira delas torna públicas as motivações políticas que guiaram as ações da força-tarefa. A segunda matéria revela como Moro instruiu Deltan Dallagnol, sugerindo mudanças nas fases da operação, dando pistas para a investigação, indicando fontes e, assim, violando a neutralidade de magistrado. E a terceira demonstra como a Lava Jato blefou no STF para levar o caso do triplex para Curitiba. Pouco antes de apresentar a primeira denúncia contra Lula, Dallagnol não tinha certeza da ligação entre o apartamento e o esquema da Petrobras: "até agora tenho receio da ligação entre Petrobras e o enriquecimento, e depois que me falaram tou com receio da história do apto", escreveu aos colegas.

Marinhas de 18 países participam de exercícios navais perto da fronteira da Rússia


Cerca de 8.600 efetivos de 18 países participam dos exercícios navais BALTOPS 2019 que decorrem no mar Báltico neste mês, informou a Marinha dos EUA.

A Segunda Frota da Marinha norte-americana divulgou uma nota, segundo o qual os exercícios navais BALTOPS 2019 decorrerão no mar Báltico, não longe da fronteira da Rússia, entre os dias 9 e 21 de junho.

Um total de 40 navios de guerra, submarinos e outras embarcações pertencentes a 18 países, bem como 40 aeronaves, tomarão parte das manobras. O estado-maior das manobras se localiza no navio de comando Mount Whitney da Sexta Frota dos EUA que entrou no mar Báltico em 30 de maio.

Abbas elogia posição russa e chinesa sobre questão palestina


O líder palestino Mahmoud Abbas elogiou a posição de Moscovo e de Pequim sobre o problema palestino, que se reflete em uma declaração conjunta do presidente russo, Vladimir Putin, e seu colega chinês, Xi Jinping, assinada após as recentes conversações bilaterais em Moscovo, informou a mídia local.

Abbas disse que tal posição impediria qualquer ataque ao estado de direito internacional e à Iniciativa de Paz Árabe, assim como contra os direitos históricos dos palestinos, de acordo com a agência de notícias WAFA.

Putin e Xi mantiveram conversações no início desta semana em Moscou. Os líderes assinaram a declaração conjunta em que incluíam a retomada antecipada das negociações sobre a questão palestino-israelita e expressaram apoio ao estabelecimento de um Estado palestino independente e totalmente soberano dentro das fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como sua capital.

General dos EUA cogita expansão de forças no Médio Oriente devido a 'ameaça' do Irão


O chefe do Comando Central dos EUA (CENTCOM), general Kenneth McKenzie, disse que pode recomendar o reforço das forças americanas no Oriente Médio para atuarem como "estabilizador" contra o Irão, escreve o The Wall Street Journal.

A bordo do porta-aviões nuclear USS Abraham Lincoln, atualmente no mar da Arábia, o general americano justificou esta expansão afirmando que o destacamento naval liderado pelo porta-aviões já provou ser fundamental para afastar as ameaças iranianas alegadamente iminentes.

McKenzie afirma que o reforço dos EUA na região estabilizou a situação, mas insistiu que Teerã representa um perigo muito real e que um ataque poderia ser iminente, informa a mídia.

"Pensamos que isto está tendo um efeito estabilizador muito bom", ressaltou o comandante, elogiando o aumento das forças americanas na área.

Imprensa chinesa culpa "interferência estrangeira" por protestos em Hong Kong


Pequim, 10 jun 2019 (Lusa) - A imprensa chinesa culpou hoje a "interferência estrangeira" pelos protestos deste fim de semana, em Hong Kong, contra a proposta de lei que permite extradições para a China, acusando os organizadores de "conluio com o Ocidente".

Os organizadores da manifestação de domingo afirmaram que mais de um milhão de pessoas desfilaram pelas ruas da cidade, enquanto a polícia da antiga colónia britânica indicou que o protesto juntou 240 mil participantes.

O Governo considerou esta proposta um instrumento vital para combater o crime transnacional e manter o Estado de direito, enquanto os críticos afirmaram temer que a população fique à mercê de um sistema judicial chinês opaco e politizado.

A controversa proposta vai começar a ser debatida na quarta-feira no hemiciclo.

Deputado português de Macau critica fracos resultados do Fórum de Macau


Macau, China, 06 jun 2019 (Lusa) - O único deputado português de Macau criticou hoje a opacidade do modelo de gestão e os fracos resultados práticos do Fórum para a Cooperação entre a China os Países de Língua Portuguesa (Fórum de Macau).

O Fórum de Macau "tornou-se numa importante plataforma supostamente para ajudar na criação de novas empresas e mais postos de trabalho", mas tal não está a acontecer devido à "opacidade do seu modelo de gestão e funcionamento interno e externo e os resultados não aparecem", disse José Maria Pereira Coutinho, na sessão plenária da Assembleia Legislativa.

A China estabeleceu a Região Administrativa Especial de Macau como plataforma para a cooperação económica e comercial com os países de língua portuguesa em 2003, ano em que criou o Fórum de Macau.

Este Fórum tem um secretariado permanente, reúne-se a nível ministerial a cada três anos e integra, além da secretária-geral, Xu Yingzhen, e de três secretários-gerais adjuntos, oito delegados dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

Fretilin, maior partido no parlamento timorense, reafirma que continuará na oposição


Díli, 09 jun (Lusa) -- A Fretilin, maior partido no parlamento timorense, deliberou este fim de semana continuar a ser uma força da oposição, reafirmando o seu empenho na defesa do Fundo Petrolífero, a principal fonte de receitas do orçamento nacional.

O partido analisou a atual situação em Timor-Leste numa reunião longa, este fim de semana, do seu Comité Central, referindo em comunicado o "impasse institucional e de confrontação inaceitável" que se vive no país.

A tensão entre a coligação do Governo e a Presidência da República tem marcado o debate político, dominando o debate parlamentar nas últimas semanas.

Em comunicado, e quando se debate o futuro do VIII Governo Constitucional, a Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin) reafirma "a sua posição como Partido da oposição durante o mandato corrente".

Reafirmando que "continuará a fazer todos os esforços para garantir a soberania e o Estado de direito democrático", o partido explica que vai "continuar a defender o fundo soberano e a opor-se a delapidação do mesmo, em prol do bem-estar da nação e do povo".

2,2 milhões de moçambicanos vivem com HIV/Sida


860 jovens infectados todas as semanas

Moçambique tem feito progressos no tratamento do HIV/Sida, existem 2,2 milhões de moçambicanos a viverem com o vírus graças ao tratamento anti-retroviral no entanto “na área de novas infecções a redução está a ser muito lenta” afirmou o Secretário Executivo do CNCS que revelou ao @Verdade “29 por cento das novas infecções acontece nas mulheres trabalhadoras do sexo e seus parceiros. Quem são os seus parceiros, são indivíduos com certo estatuto económico, que vivem nas cidades e com mobilidade”. Há uma média de 860 jovens, com 15 e 24 anos, infectados todas as semanas em Moçambique.

A luta contra a epidemia do século está longe de estar ganha no nosso país, o acesso ao Tratamento Anti-Retroviral (TARV) passou de 218 mil para 2.212.000 de moçambicanos, entre 2010 1 2018, e o número de mortes relacionada com o vírus da imunodeficiência humana que no início da década rondou as 100 mil pessoas reduziu para 70 mil óbitos anuais.

Com este cenário Moçambique está longe de alcançar as metas da estratégia 90-90-90 que os políticos acordaram alcançar até 2020: que 90% de todas as pessoas vivendo com HIV conheçam seu status; que 90% das pessoas diagnosticadas recebam terapia antirretroviral; e que 90% das pessoas recebendo tratamento possuam carga viral suprimida e não mais possam transmitir o vírus.

“Al Sabaab” moçambicano surgiu na RD Congo, segundo Comandante-Geral da PRM


O Comandante-Geral da PRM, Bernardino Rafael, revelou na passada sexta-feira (07), durante um comício presidencial, que os insurgentes que aterrorizam a Província de Cabo Delgado, apelidados de “Al Shabaab”, “Tiveram a sua génese na República Democrática do Congo”.

Instado pelo Presidente da República a explicar aos cidadãos do Distrito de Metuge, na Província de Cabo Delgado, quem são os insurgentes que desde 2017 criam terror à aquela região de Moçambique o Comandante-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) revelou que: “Tiveram a sua génese na República Democrática do Congo e penetraram no nosso país através da República Unida da Tanzânia chegando até a alterar a ordem e segurança pública, sobretudo assassinatos, incêndio nas residências e raptos aos moçambicanos”.

Recorde-se que em Maio, durante um périplo que realizou pela província nortenha, Bernardino Rafael havia identificado os mandantes dos insurgentes, que os locais apelidam de “Al Shabaab” por serem grupos compostos por jovens, como sendo os garimpeiros ilegais e os traficantes de rubis de Namanhumbir.

@Verdade

São Tomé | Conselho de Estado propôs ao PR diálogo e concertação para evitar o Caos


O Presidente da República, Evaristo Carvalho, convocou pela primeira vez no seu mandato o Conselho de Estado.  Sem agenda definida a reunião dos conselheiros do Estado são-tomense, terminou com um apelo ao Presidente da República, para liderar um amplo processo de diálogo e concertação nacional, que passa pela despartidarização da sociedade são-tomense.

O anúncio da primeira reunião do conselho de Estado nos 3 primeiros anos de mandato de Evaristo Carvalho, provocou nas últimas 48 horas, uma onda de rumores e especulações em todo o país, sobre uma hipotética  exoneração do Primeiro Ministro Jorge Bom Jesus, e a consequente queda do governo.

Manuel Pinto da Costa, ex-presidente da república, foi o porta voz da reunião e em nome dos conselheiros do Estado, desmentiu tal possibilidade. «Não vai haver queda do Governo. Desta reunião o que saiu é a necessidade de a gente encontrar um espaço para melhor entendimento e diálogo entre os órgão de soberania, sem o qual corremos o risco de fazer política em função dos interesses partidários», afirmou.

São Tomé | Governo do Príncipe quer reforçar autonomia regional


O presidente do Governo Regional do Príncipe defende a realização de um processo de revisão constitucional para garantir mais autonomia à ilha. José Cardoso Cassandra admite, entretanto, que é difícil executar a medida.

O presidente do Governo Regional do Príncipe defendeu a necessidade de uma revisão constitucional para reforçar a autonomia da ilha em entrevista à Agência Lusa publicada este domingo (09.06). José Cardoso Cassandra admitiu, entretanto, dificuldades nesse processo perante à atual "crispação política".  

"Nós dizemos que é urgente avançarmos com uma revisão constitucional para que a autonomia se consolide e para que de facto tenhamos uma autonomia mais ampla, com capacidade de podermos realizar aqui e assumirmos algumas ações", afirmou.

Para aprofundar a autonomia da região autónoma, é necessário abrir um processo de revisão constitucional, mas Cassandra admite ser difícil encontrar um consenso. 

IVA em Angola a partir de julho: que desafios?


Com o novo imposto, que entra em vigor a 1 de julho, vários produtos serão duplamente tributados. Este será mais um encargo para os cidadãos e empresas, que ainda têm de perceber o verdadeiro impacto desta nova medida.

O Imposto de Valor Acrescentado (IVA) vai entrar em vigor a 1 de julho em Angola e vários produtos e serviços vão aumentar de preço. A taxa aplicada vai ser de 14%, mas este imposto não é consensual.

O IVA vai juntar-se ao Imposto Especial de Consumo (IEC) numa altura em que Angola sofre de uma inflação regular e procura diversificar a sua economia para não estar tão dependente do petróleo.

Domingos de Assis, técnico do departamento jurídico da Associação Angolana dos Direitos do Consumidor, considera que o IVA vai prejudicar a população angolana. "Entendemos que a implementação do IVA nesta fase em que o país atravessa vai criar eventualmente grandes problemas ao consumidor. Uma vez que os produtos e serviços vão ficar mais pesados no bolso do consumidor", sublinha.

Angola | Transição, oposição e governação

Palácio Presidencial, Luanda
Victor Silva | Jornal de Angola | opinião

A actual transição angolana, inaugurada a 27 de Agosto de 2017 com a vitória do MPLA e a eleição do seu candidato, João Lourenço, para Presidente da República, suscitou, pelo menos até agora, uma situação interessante do ponto de vista da análise: apesar de estar a ser conduzida pelo Presidente de acordo com o compromisso de campanha do partido no poder – “melhorar o que está bem e corrigir o que está mal” -, os principais oponentes (ou pelo menos os mais vocais) das novas políticas parecem ser figuras ligadas ao próprio campo político do MPLA e não à oposição.

Isso tem duas explicações. Em primeiro lugar, a oposição está claramente sem discurso, pois todas as suas bandeiras foram apossadas pelo novo líder do país, arrastando consigo o Governo e o partido maioritário. Por isso, figuras importantes da oposição demonstram um comportamento errático e confrangedor, dizendo hoje uma coisa e amanhã o contrário, como no caso da corrupção, entre outros. Em segundo lugar, é natural que os indivíduos e grupos cujos interesses estão a ser postos em causa pela política moralizadora conduzida pelo Presidente João Lourenço se oponham ferozmente a esta última. Acontece que, na sua maioria, os mesmos estão ligados ou relacionados com o MPLA, pelo simples facto de este estar no poder desde a Independência do país.

Angola | Limites de idade no acesso ao Comité Central do MPLA

Martinho Júnior, Luanda 

A PROPÓSITO DOS LIMITES DE IDADE NO ACESSO AO COMITÉ CENTRAL DO MPLA E O NÃO RECONHECIMENTO DOS QUE, MUITO ANTES DO ACTUAL QUADRO DE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO, JAMAIS SE DEIXARAM ENVOLVER PELA CORRUPÇÃO E PROCURARAM DEFENDER O ESTADO ANGOLANO NOS TERMOS DUM EXERCÍCIO SAUDÁVEL DE SOBERANIA E INDEPENDÊNCIA!

Creio que em relação às questões geracionais, o MPLA arrisca-se a perder qualidade e a cortar a sequência lógica enquanto Movimento de Libertação!...

Tenho eu próprio proposto lógica com sentido de vida, geoestratégia para um desenvolvimento sustentável e cultura de inteligência patriótica, conceitos vocacionados para o futuro que resultam muito das experiências enquanto antigo combatente, mas esses conteúdos, como vão ser aproveitados, quando a juventude está longe de os poder conhecer e avaliar, em função do corte de experiência que está a ser proposto?...

Ao reconhecer a juventude pelo bilhete de identidade, perdem-se conteúdos inovadores e ajustados às actuais conjunturas, em nome do quê e de quem?...

É evidente que num quadro de terapia neoliberal, são esses pressupostos que ficam a ganhar, tirando partido dos critérios que em muitos casos se está a seguir e a aplicar!...

Os "marimbondos", ao não reconhecer o choque neoliberal protagonizado por Savimbi, não reconheceram, nem reconhecem o que lhe deu sequência: a terapia neoliberal que os levou ao grau de corrupção que eles próprios protagonizaram!

Martinho Júnior – Luanda, 9 de Junho de 2019

PAIGC e UM pedem “posição clara” do PR de Cabo Verde sobre situação guineense


Praia, 08 jun 2019 (Lusa) -- Os líderes do PAIGC, vencedor das legislativas na Guiné-Bissau, e da União para a Mudança pediram ao Presidente cabo-verdiano "uma posição muito clara" sobre a demora na nomeação do novo Governo, três meses após as eleições.

O presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, e o líder da União para a Mudança na Guiné-Bissau, Agnelo Regala, foram hoje recebidos na cidade da Praia pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, com quem pretenderam "partilhar a atual a situação política na Guiné-Bissau à luz dos últimos acontecimentos e à luz do aproximar do fim do mandato do Presidente da República guineense, sem que haja Governo e estejam fixadas as datas para as próximas eleições presidenciais".

O encontro levou ainda em conta a aproximação da data de realização de uma reunião da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

"Sendo Cabo Verde membro da CEDEAO, consideramos que o Presidente da República de Cabo Verde, que, além de tudo, é um constitucionalista, está bem posicionado para ajudar os países da CEDEAO a compreenderem a coerência do sistema do Governo que existe nesses países", disse.

E acrescentou: "Esperamos da parte de Cabo Verde uma posição muito clara, sem equívocos, que possa permitir o respeito por parte dos outros pares do que é a escolha livre feita pelo povo da Guiné­-Bissau".

Cabo Verde | “Génios” da propaganda detetados no Radar de A Semana


Armadilha e comandante

Para quê mais palavras que a imagem. Este cartoon (que leitores fizeram questão de mandar para o Radar) circula com intensidade nas Redes socais, provocando muita risada.

O seu autor retrata e bem o suposto papel do SG do MpD na publicidade institucional montada pela cúpula rabentola para confundir mentes de pessoas menos atentas sobre o desempenho péssimo do actual Governo de Ulisses Correia e Silva. O homem está realmente armadilhado. O comandante está lá em cima, a transmitir a ordem. Já viu quem é? Radar capta tudo através das suas antenas espalhadas por todas as ilhas e a Diáspora!

Comemorações do 10 de Junho começam em Portalegre e acabam em Cabo Verde


Em Cabo Verde, além do chefe de Estado e do primeiro-ministro, estarão os ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e os deputados Feliciano Barreiras Duarte, do PSD, Carlos Pereira, do PS, Maria Manuel Rola, do BE, Pedro Mota Soares, do CDS-PP, e João Dias, do PCP.

As comemorações do Dia de Portugal começam neste domingo (9) em Portalegre, com uma cerimónia de içar da bandeira nacional, e terminam em Cabo Verde, onde Presidente da República e primeiro-ministro estarão entre segunda e terça-feira.

Na segunda-feira de manhã, o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, preside à Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Portalegre, onde fará o seu primeiro discurso no 10 de Junho, na presença do presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do primeiro-ministro, António Costa.

Antes, haverá uma intervenção do presidente da comissão organizadora desta edição das comemorações do Dia de Portugal, o jornalista João Miguel Tavares, que é natural de Portalegre.

Nesta cerimónia, também estará presente o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e no desfile militar haverá uma representação cabo-verdiana a participar juntamente com as Forças Armadas Portuguesas.

Portugal | Desmentido de Constâncio não arrefece polémica sobre Berardo


O ex-governador do Banco de Portugal afirmou que não mentiu aos deputados sobre o crédito ruinoso da CGD.

Vítor Constâncio garantiu que não mentiu nem escondeu nada aos deputados sobre como foi dado o aval pelo Banco de Portugal à Fundação Berardo para reforçar a sua posição acionista no Millennium bcp, em 2007, com um crédito de 350 milhões de euros da Caixa Geral de Depósitos. Mesmo assim, vai ter ir uma segunda vez ao Parlamento. A polémica cresce, apesar dos seus desmentidos.

O que disse Vítor Constâncio na nova Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão da CGD?

Na audição, Constâncio afirmou que o Banco de Portugal (BdP) “só tem conhecimento” das operações de crédito depois” de os bancos as concretizarem. “Como é óbvio. É natural! Essa ideia de que (o supervisor) pode conhecer antes é impossível”, disse aos deputados. E frisou que o supervisor não define as orientações de política comercial” dos bancos.

Portugal | Tome lá um prémio milionário


Manuel Molinos | Jornal de Notícias | opinião

Trabalhou bem, mesmo que numa empresa privada com capitais públicos cujos prejuízos, num ano, ultrapassaram os 100 milhões de euros? Tome lá um prémio milionário. Chegam 110 mil euros?

A conclusão que se retira da atribuição das polémicas recompensas na TAP é simples: cada um faz o que quer com o dinheiro de todos. O que, diga-se, já nem é surpreendente. Como não é de admirar que o Governo não saiba de nada. Com Tancos foi igual.

Portanto, já se torna quase uma tradição não saber de nada, não ver nada, não ouvir nada. Agora, ficamos igualmente a saber que os administradores da TAP indicados pelo Estado sofrem de um mal parecido. Desconheciam, dizem, os prémios no valor de 1,2 milhões de euros atribuídos a 180 trabalhadores da empresa, incluindo dois quadros superiores que receberam mais de 110 mil euros cada um.

Mais lidas da semana